Problema Solucionado
É de conhecimento geral do universo científico, e mesmo da percepção do senso comum, que o desenvolvimento da agricultura convencional, de cunho industrial, traz consigo inúmeros problemas: 1) por estar embasada no uso contínuo e acentuado de agrotóxicos provoca uma intensa degradação ambiental; 2) os produtos provenientes desse método produtivo põem em risco a saúde humana; e 3) mostra-se como uma péssima forma de distribuição de renda. Foram esses fatores que favorecerem uma crescente demanda por práticas alternativas, ecologicamente e socialmente equilibradas, para a produção rural, e que geraram a possibilidade de produção de produtos que não trazem prejuízos à saúde humana. Foi dentro desse universo que surgiu a agroecologia.
Descrição
O Programa de Agroecologia consiste em uma série de estratégias e ações no âmbito da agroecologia, realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura de Farroupilha, dentro dos limites do território municipal.
Estratégia 1. Fornecer assistência técnica.
Ações:
- Auxílio financeiro para a garantia de manutenção e ampliação de serviços de elaboração de projetos para acesso ao crédito rural realizados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul/ Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater-RS/Ascar).
- Contratação de empresa terceirizada especializada em assessoria direta e individualizada, com horário marcado, na propriedade do produtor.
- Contratação de engenheiro agrônomo permanente para auxílio eventual aos proprietários e realização de palestras de orientação, dias de campo, e outros eventos congêneres.
Estratégia 2. Fornecer serviços subsidiados.
Ações:
- Fornecimento de serviços de máquina (trator de esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, motoniveladora, caminhão basculante e tratores agrícolas com os mais diferentes implementos) subsidiados em 100% para os produtores convencionais em transição para a agroecologia.
- Fornecimento de serviços de máquinas (trator de esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, motoniveladora, caminhão basculante e tratores agrícolas com os mais diferentes implementos) subsidiados em 75% para os produtores agroecológicos.
- Fornecimento de serviço de transporte (caminhão basculante) de compostos orgânicos, calcário, entre outros materiais, subsidiado em 100% para os produtores convencionais em transição para a agroecologia.
- Fornecimento de serviço de transporte (caminhão basculante) de compostos orgânicos, calcário, entre outros materiais, subsidiado em 75% para os produtores agroecológicos.
- Fornecimento de serviços de análises laboratoriais (análises de solo, de tecido vegetal, de água e de alimentos) subsidiados em 50% para os produtores convencionais em transição ou já agroecológicos.
Estratégia 3. Fornecer materiais subsidiados.
- Fornecimento de brita subsidiada em 100% para os produtores convencionais em transição ou já agroecológicos.
Estratégia 4. Abrir e ampliar canais de comercialização.
Ações:
- Apoio a abertura de feiras agroecológicas por meio de auxílio na organização e execução e cedência de espaços.
- Incentivo a participação de eventos, como expositores, por meio de auxílio na organização e fornecimento de transporte gratuito.
Estratégia 5. Abertura de linhas de financiamento a baixo custo.
Ações:
- Criação de fundo municipal com fins de financiar, a baixo custo, produtores rurais que queiram migrar para a produção agroecológica ou que já sejam agroecológicos.
Estratégia 6. Estimular o associativismo e cooperativismo.
Ações:
- Apoiar a criação e manutenção de associações relacionadas à agroecologia por meio de auxílios na organização e do fornecimento de subvenções.
- Apoiar a criação de cooperativas relacionadas à agroecologia por meio de auxílios na organização.
Estratégia 7. Divulgar os benefícios dos produtos agroecológicos entre a população.
Ações:
- Realização de anúncios nas mais diferentes mídias.
- Realização de palestras de divulgação nos mais diferentes locais.
Recursos Necessários
Aquisição de material de escritório:
- Computador.
- Mesa.
- Cadeira.
- Materiais diversos (grampeadores, canetas, etc.).
Aquisição de maquinário:
- Trator de esteira.
- Escavadeira hidráulica.
- Retroescavadeira.
- Motoniveladora.
- Caminhão basculante.
- Trator agrícola.
Aquisição de implementos agrícolas:
- Arados.
- Grades.
- Plainas.
Obs: A quantidade dos recursos humanos varia conforme a extensão e a qualidade do programa.
Resultados Alcançados
- 50 produtores rurais atendidos permanentemente pelo Programa.
- 15 produtores rurais convertidos da agricultura convencional para a agroecológica.
- Fornecimento de subvenção a Emater-RS/Ascar.
- Contratação de 01 engenheiro agrônomo por meio de concurso público.
- Contratação de empresa terceirizada especializada em agroecologia (Centro Ecológico). Esta realiza mais de 14 visitas a propriedades rurais por mês.
- Organização e execução da Feira de Agroecologia (feira permanente, realizada todas as quintas-feiras pela parte da tarde) na Praça da Bandeira, no Centro de Farroupilha. Conta com a participação de 15 feirantes agroecológicos.
- Fornecimento de mais de 600 horas máquinas de serviços subsidiados.
- Fornecimento de mais 36 análises laboratoriais subsidiadas.
- Fornecimento de 80 toneladas de brita.
- Auxílio na criação e manutenção, por meio de subvenção, da Associação Farroupilhense de Agroecologia – Afagro.
- Criação do Fundo Rotativo Novo Amanhã (Furnam) que já forneceu 03 financiamentos, a baixo custo, em torno da área da agroecologia.
- Aumento da conscientização dos produtores rurais e da população em geral em relação à agroecologia e seus produtos por meio de anúncios semanais nas rádios e jornais locais.
Comentários