Resumo
AmazonSaf, uma planilha eletrônica, e o AnaliSafs, um aplicativo, auxiliam no planejamento de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e permitem executar, de uma maneira simples e transparente, as análises financeiras pertinentes, que possibilitam não somente a avaliação de projetos desses sistemas de produção de forma mais adequada, mas também e, principalmente, a identificação e comprovação de que sua utilização é viável do ponto de vista financeiro, o que é determinante para que políticas públicas voltadas a sua adoção possam ser desenvolvidas e implementadas.
Problema Solucionado
As pesquisas com Sistemas Agroflorestais (SAFs), entre eles os agrossilviculturais e os agrossilvipastoris, enfatizam principalmente os aspectos biofísicos, deixando uma lacuna sobre os temas econômico e financeiro. Assim, considera-se importante ampliar os estudos e as informações sobre tais aspectos (em especial o financeiro), como forma de aumentar a aceitabilidade destes sistemas de produção pelos agricultores e definir parâmetros que possam respaldar os diferentes modelos de produção e formas de manejo e comercialização propostos.
Descrição
A planilha AmazonSAF pode ser utilizada para executar a análise financeira de SAFs, de uma maneira bastante intuitiva ao fornecer alguns dos indicadores mais utilizados para avaliação de projetos, como Valor Presente Líquido, Valor Anualizado Equivalente, Tempo de Retorno do Investimento, Relação Benefício Custo, Taxa Interna de Retorno, Taxa Interna de Retorno Modificada, Retorno sobre o Investimento e Valores atualizados de Custos e Receitas. Também apresenta o fluxo de caixa detalhado do sistema de produção e uma série de informações complementares, além de diversos gráficos para auxiliar a análise e melhoria do desenho do sistema. Além destes aspectos, é possível gerenciar a distribuição dos custos diretos e indiretos, comparar custos diretos e indiretos de produção, realizar uma série de simulações de novos cenários, levando em consideração a distribuição de mão de obra própria e de terceiros, estimativas de perdas (produção, armazenamento, transporte, entre outras) e variações nos custos e nos preços dos produtos, as quais produzirão um novo conjunto de indicadores financeiros, fluxo de caixa e novos gráficos, permitindo comparações com a situação original planejada e a avaliação de diferentes cenários.
O AnaliSAFs (https://analisafs.tnc.org/auth/login) é um aplicativo que realiza análise financeira e socioambiental de sistemas agroflorestais. O objetivo é auxiliar produtores rurais, técnicos extensionistas, pesquisadores e manejadores de SAFs no aprimoramento de suas técnicas e melhoria dos resultados produtivos, sociais e ambientais de seus plantios. O AnaliSAFs funciona em duas plataformas: em dispositivos Android, como celulares e tablets, e em computadores. A inserção dos dados pode ser feita diretamente no campo, mesmo em locais sem acesso à internet. O aplicativo armazena os dados e, quando é possível o acesso à internet, as informações são enviadas ao sistema. No computador, o usuário tem acesso aos dados coletados e à análise financeira. A ferramenta auxilia também no planejamento e na fase de acompanhamento devido à sua praticidade na obtenção dos dados parciais.
São abordadas informações sobre todas as atividades e operações necessárias para cada cultura do SAF, como custos de mão de obra e insumos, além da taxa de juros. Para cada cultivo do SAF, seja ele de curto, médio ou longo prazo, o usuário pode inserir dados individualizados. Com isso, o sistema disponibiliza uma análise financeira que possibilita ao usuário saber o impacto de cada item nos custos e receitas da produção agroflorestal.
O aplicativo é uma junção da planilha AmazonSaf, desenvolvida a partir de 2008 pelos pesquisadores Marcelo Francia Arco Verde e George Amaro, da Embrapa, e do sistema PlantSAFs, do ICRAF. Seu desenvolvimento foi por meio da parceria entre a The Nature Conservancy (TNC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), International Center for Research in Agroforestry (ICRAF) e International Union for Conservation of Nature (IUCN).
Recursos Necessários
Um computador com Microsoft Excel
Resultados Alcançados
Este trabalho representa uma evolução de dez anos, desde a concepção inicial da ideia, até a primeira versão da planilha AmazonSAF, atualizada regularmente, e utilizada em dezenas de cursos sobre o tema. A parceria formada entre Embrapa Florestas e Embrapa Roraima, tanto para o desenvolvimento da ferramenta, quanto para seu aperfeiçoamento e difusão através de diversos treinamentos permitiu a formação de centenas de profissionais na área de análise de SAFs, em ONGs, Universidades, Institutos de Pesquisa, órgãos de Extensão Rural, agências de fomento e produtores rurais. Alguns exemplos foram os treinamentos dos profissionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais; do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDEFLOR) do Pará; da Secretaria da Agricultura e Extensão Rural (RURALTINS ) do Tocantins; entre outros estados abrangidos. O uso da planilha Amazonsaf assim como o método para análise financeira de SAFs é referência nacional e contribui para a formação de parcerias e a entrega de resultados de pesquisa da Embrapa.
Comentários