Meio ambiente | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Meio ambiente

Balde Cheio

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Pecuária Sudeste

Capacitar os extensionistas a executar a assistência técnica adequada às necessidades dos produtores, auxiliando-os na absorção das tecnologias disponíveis. A capacitação prática e a troca de informações acontecem, principalmente, na propriedade rural, chamada de unidade demonstrativa (UD) e a parte teórica do treinamento ocorre na Embrapa Pecuária Sudeste ou em áreas de instituições parceiras. A partir da estruturação da propriedade com base nas orientações do projeto, a unidade demonstrativa passa a ser uma referência na região.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Banco Comunitário De Sementes Crioulas

Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio à Agricultura Familiar – Rede Terra

O Banco Comunitário de Sementes Crioulas é uma tecnologia social que promove a sustentabilidade da agricultura familiar por meio do fortalecimento do intercâmbio de variedades crioulas e as respectivas informações sobre o seu cultivo e usos entre as famílias de agricultores e agricultoras.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Banco Comunitário Verde Vida

Instituto Verde Vida

O Banco Comunitário Verde Vida, que tem como sua entidade gestora o Instituto Verde Vida, dispõe de uma moeda social intitulada Moeda Verde, com circulação nos bairros abrangentes da Bacia do Rio Aribiri e nos comércios credenciados, podendo ser resgatada na forma de Troca Solidária na sede da instituição. A Troca Solidária tem como iniciativa promover a troca de materiais recicláveis (alumínio, plástico e óleo saturado) pela moeda social e/ou por alimentos dispostos no Mercado Solidário presente na própria sede do Banco Comunitário. Cada reciclável é pesado e revertido em um valor simbólico em moeda social. O projeto é vinculado às finanças solidárias no âmbito da Economia Solidária.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Banco Do Estudante Bartselana (Banco Del Estudiante Bartselana - Perú)

Cooperativa del Estudiante Bartselana (PERU)

Educação e Inclusão Financeira com responsabilidade social e ambiental, onde estamos formando crianças, jovens e mulheres em "financeiramente alfabetizados", "cidadãos ambientais" e promovendo "cultura do poupar" como uma ferramenta essencial para superar problemas como: pobreza, reduzir a fome, diminuir evasão escolar, gerar emprego, empoderamento das mulheres no planejamento econômico familiar. Este grupo aprende de maneira prática e experimental o sistema financeiro, fazendo do "resíduo sólido" a principal moeda para as operações financeiras do primeiro banco verde sob o modelo cooperativo voltado para este público que educa em finanças seus futuros clientes gratuitamente.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Bancos De Sementes Comunitários

Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS)

Resgate, multiplicação e preservação de variedades de sementes locais que estavam desaparecendo com a erosão genética. É uma TS que busca dinamizar o processo produtivo dos agricultores(as) por meio do estoque coletivo de sementes e grãos, através de bancos de sementes comunitários.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Banheiro Ecológico: Saneamento Descentralizado Para Comunidades Ribeirinhas

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

A contaminação biológica das águas na Amazônia resultante da falta de saneamento básico, tanto no meio rural, quanto no meio urbano, tem trazido uma série de problemas ambientais e de saúde pública. A implantação do banheiro ecológico, saneamento descentralizado, em regiões com alagamentos sazonais necessitam de adaptações especiais, como a deposição de dejetos em recipientes impermeáveis instalados, acima do solo e fixo por hastes, de modo que o movimento das águas não permita o extravasamento dos dejetos. Nele não se utiliza água para diluição dos dejetos, apenas, para a higienização das mãos.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Banheiro Seco : Alternativa Ecológica No Semiárido

Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor

O Banheiro Seco é uma solução simples, ecológica e economicamente viável e uma tecnologia consagrada em diversos países do mundo, que transforma o que é visto como problema – os dejetos humanos – em adubo orgânico, recurso valioso para agricultura e a parte líquida como fertilizante para hortas.

Temas: Meio ambiente Saúde Ver mais

Barraginhas De Captação De Águas Superficiais De Chuvas

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Milho e Sorgo

Trata-se de pequenos açudes construídos dispersos nas propriedades que, captam as enxurradas durante o ciclo de chuvas, infiltram (enchem e esvaziam várias vezes no ciclo) e recarregam o lençol freático, revitalizam os mananciais mantenedores dos córregos e rios. Proporcionam também áreas umedecidas favorecendo a agricultura, (ameniza veranicos), além de proporcionar melhores condições para as famílias do meio rural, aumentando a auto estima, diminuem os danos ambientais, principalmente a erosão, assoreamento e enchentes, reduz o êxodo rural, desenvolvido pela Embrapa Sorgo e Milho, de Sete Lagoas (MG).

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Baú De Leitura

Movimento de Organização Comunitária

Proposta de leitura lúdica e contextualizada, destinam a crianças e adolescentes, suas famílias, educadores, educadoras e a toda à sociedade interessada no desenvolvimento da cidadania e sua concepção é balizada pela leitura para ampliar a visão de mundo. É dividido em Mote 01- Identidade, Mote 02- Meio Ambiente, Mote 03- Cidadania.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Berçário De Sementes Para A Regularização Ambiental De Propriedades Rurais

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Adotou-se o plantio de muvuca de sementes nativas e exóticas não invasoras, em unidades de restauração ecológica situadas em nascentes degradadas de Campo Verde, MT. Grandes e pequenos proprietários participam do trabalho. As técnicas são de baixo custo econômico e alta eficiência ambiental.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Fale Conosco