Resultados da busca
Fábrica De Tijolos Ecológicos
Ação Moradia
Trata-se de um método de construção de tijolos modulares de solo cimento, conhecido como tijolo ecológico. Este tijolo é menos prejudicial ao meio ambiente do que o convencional.
Temas: Renda Meio ambiente Ver mais
Farmer's Club: Clube De Agricultores,Pescadores E Empreededores
Humana Povo para Povo Brasil
O Farmer's Club é um programa desenvolvido pela Humana Brasil que organiza agricultores, pescadores e empreendedores em grupos de apoio e cuja metodologia alia saber popular, organização comunitária e repasse de conhecimentos. As ações desenvolvidas no clube contribuem para o crescimento sustentável, inclusivo e de geração de renda dos beneficiários e comunidades carentes e que, agrupados em núcleos de 50 agricultores/as e pescadores, aprendem a serem auto suficientes para o enfrentamento das necessidades, desafios, progresso social e resiliência local. Eles e elas tornam-se líderes, adquirem novos conceitos e habilidades através do compartilhamento das experiências comuns.
Temas: Renda Meio ambiente Ver mais
Farol Do Saber E Inovação
Secretaria Municipal da Educação
O Farol do Saber e Inovação é um espaço disruptivo e não formal de ensino e aprendizagem vinculado às escolas municipais de Curitiba. Seu interior é dividido em dois ambientes destinados a biblioteca em que são disponibilizados os serviços de consulta e pesquisa ao acervo, empréstimo de livros e periódicos, acesso gratuito à internet; e ao espaço maker destinado à promoção da cultura da inovação e ao desenvolvimento de projetos e ações culturais para a comunidade. Esta tecnologia emprega a Aprendizagem Criativa, uma abordagem educacional defendida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), baseada em ambientes que incentivem a troca de experiências e saberes, a construção de conhecimentos e a resolução de problemas. Abrange estudantes, profissionais da escola vinculada e a comunidade do seu entorno.
Temas: Educação Meio ambiente Ver mais
Fazer Juntos – Material Educativo Em Unidades De Conservação
Instituto Siades
Metodologia participativa de produção de material educativo para a proteção da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, por meio de diagnóstico e mapeamento de potencialidades e problemáticas locais junto a atores sociais pertencentes à Unidade de Conservação (UC). Em 5 etapas, com duração de 6 meses, são realizadas oficinas de diálogo com metodologias participativas, como café mundial, biomapa e grupo focal, para mobilizar e articular atores locais para juntos definirem temas e conteúdos do material e desenharem um plano de ação educativa de uso do material com apoio de escolas, governo, sociedade e empresas da região.
Temas: Meio ambiente Educação Ver mais
Ferramenta Individual Para Quebra De Coco Babaçu
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Cocais
O extrativismo do babaçu tem sido fonte de renda para diversas famílias brasileiras. O coco é coletado e é quebrado manualmente, utilizando um machado e um porrete de madeira. As quebradeiras de coco sentam-se no chão, seguram um fruto sobre a lâmina de um machado e batem com um porrete de madeira até separar a semente (regionalmente chamada de “amêndoa”). É um processo penoso e causador de doenças laborais e de abandono da atividade. Assim, a Embrapa Cocais, em colaboração com parceiros, desenvolveu uma Tecnologia Social para a quebra do coco babaçu. É uma ferramenta individual acionada por uma pessoa sentada em uma cadeira de posição regulável, com melhor ergonomia para trabalhar.
Temas: Renda Meio ambiente Ver mais
Fogão Solar No Semiárido: Saúde Da Mulher, Energia Limpa E Preservação Ambiental
Instituto SEB de Educação
A Tecnologia Social consiste em criar espaços de reflexão e construção de saberes coletivos através de oficinas de disseminação, confecção e utilização de Fogões Solares de baixo custo, em substituição aos fogões à lenha, por mulheres rurais de baixa renda da região Nordeste do Brasil, no semiárido do bioma da Caatinga, para promoção de saúde pública e preservação ambiental.
Temas: Saúde Meio ambiente Ver mais
Fogões Agroecológico
Casa da Mulher do Nordeste
O fogão agroecológico desenvolvido pela Casa da Mulher do Nordeste(CMN) em parceria com agricultoras do sertão do Pajeú, a partir de oficinas de edificação de fogões. O fogão agroecológico tem as seguintes dimensões:1,60cm/comprimentox55cm/largurax80cm/altura, em tijolo comum aparente com chapa de ferro Mineira de 2 bocas com tampas em ferro e 1 forno de ferro fundido 40cmx40cmx40cm, revestido de tijolo comum aparente e com uma chaminé de ferro galvanizado de 3 polegadas e 2 m/altura. No processo de construção dos fogões utilizamos a metodologia multiplicadora, onde as beneficiárias participam das oficinas nas comunidades e posteriormente multiplicam o conhecimento adquirido.
Temas: Educação Meio ambiente Ver mais
Fogões Eco-Eficientes
Instituto Perene
A Tecnologia Social de fogões ecoeficientes é uma inovação sustentável que já beneficiou comunidades de baixa renda na Bahia, Tocantins e Goiás. Até o momento, outubro de 2023, o Instituto Perene construiu 16.965 desses fogões, reduzindo o consumo de lenha, melhorando a qualidade do ar, gerando emprego e renda, e promovendo o desenvolvimento sustentável. O projeto demonstra o compromisso da organização em criar impacto positivo nessas comunidades.
Temas: Energia Meio ambiente Ver mais
Formação Continuada De Professores Trabalho Com Língua, Arte E Cultura Terena
Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural
Consiste numa metodologia que vai desde a abordagem, passando pela geração de engajamento e desembocando na construção de ferramentas educacionais junto a comunidades de contextos socialmente complexos, em especial populações tradicionais. Como resultado direto da aplicação da tecnologia promovemos o fortalecimento do espírito comunitário, o desenvolvimento socioeconômico, o resgate da autoestima e, nos casos de comunidades tradicionais, o resgate de saberes tradicionais.
Temas: Educação Meio ambiente Ver mais
Formação De Jovens Em Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável
ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES ALTERNATIVOS
A tecnologia compreende a operacionalização de processo de formação para adolescentes e jovens de 15 à 29 anos oriundos da zona rural de municípios do Território Agreste Alagoano, a metodologia se fundamenta na pedagogia da alternância onde os alunos participam dos encontros presenciais que acontecem em um final de semana de cada mês e em cada inter módulo desenvolvem práticas em suas casas e ambientes comunitários. No decorrer da formação os cursistas são orientados a implantarem uma unidade produtiva, de forma que possam dispor de uma estratégia de geração de renda a partir da valorização da agricultura familiar na perspectiva da convivência com o semiárido.
Temas: Meio ambiente Renda Ver mais