Meio ambiente

Meio ambiente

Fábrica De Tijolos Ecológicos

Ação Moradia

Trata-se de um método de construção de tijolos modulares de solo cimento, conhecido como tijolo ecológico. Este tijolo é menos prejudicial ao meio ambiente do que o convencional.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Farmer's Club: Clube De Agricultores,pescadores E Empreededores

Humana Povo para Povo Brasil

O Farmer's Club é um programa desenvolvido pela Humana Brasil que organiza agricultores, pescadores e empreendedores em grupos de apoio e cuja metodologia alia saber popular, organização comunitária e repasse de conhecimentos. As ações desenvolvidas no clube contribuem para o crescimento sustentável, inclusivo e de geração de renda dos beneficiários e comunidades carentes e que, agrupados em núcleos de 50 agricultores/as e pescadores, aprendem a serem auto suficientes para o enfrentamento das necessidades, desafios, progresso social e resiliência local. Eles e elas tornam-se líderes, adquirem novos conceitos e habilidades através do compartilhamento das experiências comuns.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Fazer Juntos – Material Educativo Em Unidades De Conservação

Instituto Siades - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável

Metodologia participativa de produção de material educativo para a proteção da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, por meio de diagnóstico e mapeamento de potencialidades e problemáticas locais junto a atores sociais pertencentes à Unidade de Conservação (UC). Em 5 etapas, com duração de 6 meses, são realizadas oficinas de diálogo com metodologias participativas, como café mundial, biomapa e grupo focal, para mobilizar e articular atores locais para juntos definirem temas e conteúdos do material e desenharem um plano de ação educativa de uso do material com apoio de escolas, governo, sociedade e empresas da região.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Fogão Solar No Semiárido: Saúde Da Mulher, Energia Limpa E Preservação Ambiental

Instituto SEB de Educação

A Tecnologia Social consiste em criar espaços de reflexão e construção de saberes coletivos através de oficinas de disseminação, confecção e utilização de Fogões Solares de baixo custo, em substituição aos fogões à lenha, por mulheres rurais de baixa renda da região Nordeste do Brasil, no semiárido do bioma da Caatinga, para promoção de saúde pública e preservação ambiental.

Temas: Saúde Meio ambiente Ver mais

Fogões Agroecológico

Casa da Mulher do Nordeste

O fogão agroecológico desenvolvido pela Casa da Mulher do Nordeste(CMN) em parceria com agricultoras do sertão do Pajeú, a partir de oficinas de edificação de fogões. O fogão agroecológico tem as seguintes dimensões:1,60cm/comprimentox55cm/largurax80cm/altura, em tijolo comum aparente com chapa de ferro Mineira de 2 bocas com tampas em ferro e 1 forno de ferro fundido 40cmx40cmx40cm, revestido de tijolo comum aparente e com uma chaminé de ferro galvanizado de 3 polegadas e 2 m/altura. No processo de construção dos fogões utilizamos a metodologia multiplicadora, onde as beneficiárias participam das oficinas nas comunidades e posteriormente multiplicam o conhecimento adquirido.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Fogões Eco-Eficientes

Instituto Perene

Fogão a lenha de alto desempenho e durabilidade, voltado para domicílios rurais de baixa renda que usam lenha para cozinhar. Método de construção simples, desenvolvido em parceria entre cozinheiras locais, pedreiros da região e engenheiros do Instituto Perene. Mais de 9 mil unidades instaladas em 500+ comunidades, monitoradas por 10 anos. Alto grau de adoção da tecnologia e redução de 50% do consumo de lenha.Os fogões contribuem para melhoria da qualidade do ar e limpeza do lar, proteção das matas nativas, redução de emissões GEE, geração de trabalho e renda. Impactos socioambientais e créditos de carbono certificados de acordo com metodologia ODS e auditoria internacional.

Temas: Meio ambiente Energia Ver mais

Formação Continuada De Professores Trabalho Com Língua, Arte E Cultura Terena

Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural

Consiste numa metodologia que vai desde a abordagem, passando pela geração de engajamento e desembocando na construção de ferramentas educacionais junto a comunidades de contextos socialmente complexos, em especial populações tradicionais. Como resultado direto da aplicação da tecnologia promovemos o fortalecimento do espírito comunitário, o desenvolvimento socioeconômico, o resgate da autoestima e, nos casos de comunidades tradicionais, o resgate de saberes tradicionais.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Formação De Jovens Em Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável

ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES ALTERNATIVOS

A tecnologia compreende a operacionalização de processo de formação para adolescentes e jovens de 15 à 29 anos oriundos da zona rural de municípios do Território Agreste Alagoano, a metodologia se fundamenta na pedagogia da alternância onde os alunos participam dos encontros presenciais que acontecem em um final de semana de cada mês e em cada inter módulo desenvolvem práticas em suas casas e ambientes comunitários. No decorrer da formação os cursistas são orientados a implantarem uma unidade produtiva, de forma que possam dispor de uma estratégia de geração de renda a partir da valorização da agricultura familiar na perspectiva da convivência com o semiárido.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fossa Ecológica-Tevap

EMATER-MG

É um sistema de tratamento e reaproveitamento dos nutrientes do efluente do vaso sanitário. Foi criado por Tom Watson, nos EUA, e adaptado por vários permacultores brasileiros . Nele ocorre a decomposição anaeróbica da m. orgânica, mineralização e absorção pelas plantas. É um sistema fechado.

Temas: Meio ambiente Saúde Ver mais

Fossa Tvap Utilizando Metodologias Participativas Na Construção Da Agroecologia

ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES DE AREIA BRANCA E SANTA LUZIA - AMABS

O projeto " Águas Mais Limpas Para Comunidade", realizado no ano de 2016, numa parceria entre a Associação de Mulheres de Areia Branca e Santa Luzia e o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Abre Campo-Mg, contemplou cem famílias da zona rural de Abre Campo com sistemas de esgotamento sanitário, onde foram realizadas diversas capacitações relacionadas ao tema do saneamento rural, oficinas de educação ambiental, intercâmbios de conhecimento entre agricultores(as), confecção de fossas do modelo Evapotranspiradoras e metodologias participativas e integrativas, sendo os trabalhos realizados nas comunidades rurais em esquema de mutirão.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco