Problema Solucionado
Parte-se da importância da proteção dos recursos naturais em Unidades de Conservação - UCs, tendo em vista a ocupação humana e a pluralidade de atividades econômicas em seu perímetro ou em seu entorno, tais como produção de cana-de-açúcar e coco, aquicultura, carcinicultura, agricultura familiar, pesca artesanal, mineração (carvão e argila), entre outras que vêm trazendo impactos, muitas vezes negativos, tais como erosão do solo por desmatamento, poluição e esgotamento da fertilidade do solo. Muitas pessoas vivem em UCs ou em seu entorno, mas não sabem disso e não sabem a importância de preservá-las. É importante que as atividades econômicas e o modo de vida da população estejam em consonância com a conservação dos recursos naturais, essenciais para sobrevivência de todos. Diante desse quadro, a TS proposta visa a construção conjunta de material educativo em que todos se reconhecem, possibilitando ampla utilização nas escolas e instituições inseridas no território da UC e/ou em seu entorno. A TS também pode ser utilizada para a produção de material educativo em outros contextos e temas socioambientais (resíduos sólidos, áreas de proteção de mananciais, etc).
Descrição
Metodologia participativa de produção de material educativo para a proteção da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, por meio de diagnóstico e mapeamento de potencialidades e problemáticas locais junto a atores sociais moradores de Unidades de Conservação (UC) ou entorno. São previstas 5 etapas, com duração de 6 meses, com as seguintes atividades:
1) identificação e mobilização de atores chave representativos da diversidade sociocultural e econômica da UC e entorno; realização de reuniões para apresentação do projeto junto aos representantes institucionais e atores sociais relevantes na área da UC (especialistas, representantes do conselho gestor, professores, lideranças comunitárias, agentes populares, representantes de instituições públicas, comunidades tradicionais). Etapa fundamental para possibilitar a execução da TS baseada em "FAZER JUNTOS"- (Mês 1);
2) realização de 02 oficinas de diálogo para produção coletiva de conhecimentos atualizados e contextualizados sobre potencialidades e problemáticas locais (oficina 01), bem como para promover o (re)conhecimento dos aspectos ambientais, socioculturais, históricos e econômicos locais para a proteção da biodiversidade e desenvolvimento sustentável na UC (oficina 2). Uso de dinâmicas participativas (Café Mundial e Biomapa) com a participação de atores locais representativos da diversidade social local foi elemento fundamental para um levantamento mais rico e diverso do território da UC assim como para a interação e integração do 'FAZER JUNTOS" e "APRENDER JUNTOS" - (Meses 2 e 3);
3) Realização de pesquisas bibliográficas e documentais para fundamentação teórica do material educativo e para levantar modelos de referência de material educativo da região; Triangulação dos resultados das oficinas, com os da pesquisa bibliográfica e documental e apontamentos surgidos a partir de uma visita técnica (Mês 4).
4) produção do material educativo com adequação gráfica ilustrada, organização do conteúdo sobre a UC, transposição didática para uma linguagem acessível e atividades educativas para público diverso com validação do corpo técnico da UC - (Meses 5 e 6);
5) realização de 01 workshop com atores locais para desenho de plano de ação de distribuição e uso educativo do material na área da UC e 01 evento cultural para celebração e lançamento da publicação na região - (Mês 6).
O levantamento bibliográfico e documental sobre a UC deu subsídio teórico importante à publicação, mas também forneceu uma base de dados secundários relevantes para a triangulação com os dados primários coletados nas oficinas de diálogo com a população. O material educativo dessa forma deve conter: dados detalhados da UC, seu propósito e localização, zoneamento, significado de serviços ecossistêmicos, proteção ambiental e mecanismos legais; apresentação sobre o bioma a que pertence, espécies de fauna e flora, espécies endêmicas e ameaçadas de extinção; principais aspectos histórico-culturais e dados socioeconômicos e ambientais da UC na perspectiva da interação sociedade e natureza; mecanismos legais de proteção da UC; sistematização didática do zoneamento e objetivos de manejo; sistematização de práticas adequadas para fortalecer a sustentabilidade e ações para estimular o envolvimento e protagonismo na UC; apresentação metodológica de atividades educativas para apoiar iniciativas de sensibilização, conscientização e educação ambiental na UC; mapas ilustrados da UC com a localização e seu zoneamento; ilustrações internas e na capa; fotografias da fauna, flora, ecossistemas da UC, personalidades e pontos histórico-culturais de destaque; informações em formato gráfico/ilustrado; textos curtos para destaque; glossário; produção de quadros com informações extras, como curiosidades pertinentes à área da UC; quadros com conteúdo sobre boas práticas na agricultura, no turismo e na pesca e atitudes conscientes em ecossistemas naturais, página de agradecimentos com o nome de todos os participantes do processo. A realização do evento de lançamento e a definição de um plano de ação em conjunto com os atores locais potencializa a consolidação da TS como proposta participativa, mobilizadora e engajadora em torno da educação com foco na proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.
Recursos Necessários
Hora/serviço técnico - 360hs – 60 horas/ mês - R$36.000,00
Passagens ao local UC - 3 viagens - R$5.400,00
Diárias-9 dias-R$2.340,00
Locação carro-9 dias-R$684,00
Outros serviços terceiro PJ – coffee -140 pessoas-R$3.500,00
Material de consumo - Xerox/impressões p/b -300 xerox-R$150,00
Material de consumo - Cartolina 150g 50x66 branca card set Multiverde PT 10 UM-6 pacotes-R$36,00
Material de consumo - Caneta para retro-projetor c/6 cores 2mm - 10303 Pilot PT 6 UM"- 8 pacotes-R$136,00
Contratação de terceiro (PJ) - ilustrador (20 ilustrações)- R$2.000,00
Contratação de terceiro (PJ) - empresa de design gráfico (serviço de design gráfico, revisão, ilustração da capa, ficha catalográfica e ISBN) - R$7.200,00
Contratação de terceiro (PJ) - gráfica (impressão 2500 exemplares) Capa: 28x40.3cm, 4x4 cores, Tinta Escala em Couché Fosco LD 250g- R$7.598,25
02 Banners Lona 120x90m com acabamento-R$ 240,00
Cartazes de divulgação29.70x42.00cm - Couchê 115g/m² - Sem Verniz (25 cartazes)-R$65,00
500 panfletos 21.00x30.00cm - Couchê 115g/m² - Sem Verniz - 4x4 - com 2 dobras-R$90,00
Resultados Alcançados
Tanto a pesquisa de gabinete, quanto as oficinas de diálogo resultaram em dados atualizados sobre as UCs: a) características e dados socioeconômicos e ambientais sobre o território onde as UCs se situam, com respeito ao uso e ocupação do solo, biodiversidade, dados demográficos, saneamento básico, práticas insustentáveis e ilegais; e b) práticas inadequadas ao uso e ocupação sustentável das UCs e caracterização do zoneamento. As oficinas possibilitaram a promoção do (re)conhecimento dos aspectos ambientais, socioculturais e históricos e econômicos locais por partes dos atores locais participantes e sua conscientização sobre o desenvolvimento sustentável das UCs. As metodologias participativas fomentaram a interação entre os diferentes atores locais e a produção coletiva de conhecimentos atualizados sobre as UCs e processos de aprendizagem interativa e integrativa. A mobilização de atores chave das UCs possibilitou a construção participativa do material educativo e a produção de um conteúdo em que a população pôde se reconhecer. O processo também permitiu o desenho de uma rede de atores para apoiar a disseminação e uso do material nas UCs e dar subsídio ao Programa de Educação Ambiental de seu Plano de Manejo. A sistematização de dados primários e secundários sobre as UCs e sua transposição didática resultou em material educativo atrativo, acessível e adequado ao público diversificado. O evento de lançamento e o desenho de um Plano de ação educativa com o material também trouxeram resultado positivo para ampliar o impacto e a continuidade da tecnologia social.
No caso de uma das UC, o material já foi distribuído nas escolas da região para uso pelos professores e alunos em 2019, fazendo parte do plano de ensino.
Comentários