Meio ambiente | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Meio ambiente

Unidade Produtiva De Sabão Ecológico Verde Vida

Instituto Verde Vida

A Unidade Produtiva de Sabão Ecológico Verde Vida é uma iniciativa de geração de renda e Economia Solidaria do Instituto Verde Vida, organização sem fins lucrativos com atuação na região da Bacia do Rio Aribiri em Vila Velha/ES. O produto desenvolvido no Grupo Produtivo, nos moldes da economia solidária, é o sabão ecológico, que é produzido através da reciclagem do óleo residual de fritura (ORF), coletado pelos moradores da região. O Grupo Produtivo é composto por membros da comunidade, com produção assistida por um químico do IFES e autogerido pelo próprio grupo. A iniciativa propõe formação social e técnica continuada.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Urbanismo Participativo Do Grupo Periférico Para Reurb-S - Metodologia Para Promover Comunidades Sustentáveis

Fundação Universidade de Brasília

A metodologia do Grupo de Pesquisa e Extensão “Periférico, trabalhos emergentes” abrange desde a escala do microplanejamento do projeto de urbanismo até o microurbanismo com a infraestrutura ecológica, a produção do habitat e as estratégias de sobrevivência. Com base nas dimensões da sustentabilidade urbana, resgatam-se as contribuições do urbanismo de tradições orgânicas e participativas baseado na auto-organização de baixo para cima (botton up) que formam a base da adequação sociotécnica do grupo onde os sujeitos do conhecimento científico compartilham seus códigos técnicos com os sujeitos sociais organizados e assimilam o conhecimento sociotécnico existente na comunidade, formando o “interacionismo pedagógico freiriano e sociotécnico. https://www.perifericounb.com/como-fazemos

Temas: Habitação Meio ambiente Ver mais

Uso De Energia Solar Para Beneficiamento De Cera Na Apicultura

Central de Cooperativas Apicolas do Semi-Árido Brasileiro - CASA APIS

Utilização de equipamentos que usam como combustível a energia solar para o derretimento da cera de abelha de forma econômica e ambientalmente correto, pois elimina o uso de lenha, normalmente tirada da mata nativa, e o uso do gás de cozinha.

Temas: Energia Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco