Meio ambiente

Meio ambiente

Tarumã Vida: Do Carvão Às Tecnologias Sociais

Associação Agrícola do Ramal do Pau Rosa (ASSAGRIR)

Esta TS possibilita a conjunção da produção de hortaliças com agroflorestais, permitindo o enfrentamento da pobreza e da degradação ambiental. A gestão desta ação resultou em um aumento de renda e qualidade de vida para a população, produção de itens saudáveis, reabilitação e preservação ambiental.

Temas: Meio ambiente Ver mais

Tecnologia Social De Formação De Agentes De Inovação Socioambiental (Ts - Agis)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

A Formação de Agentes de Inovação Socioambiental coloca em interação os saberes dos agricultores, pesquisadores, estudantes e extensionistas acerca das inovações sociotécnicas e do uso e gestão dos recursos (naturais, produtivos, culturais, técnicos, econômicos e sociopolíticos). Apoiada na cartografia social, em métodos participativos e na construção interdisciplinar do conhecimento agroecológico, reforçando as competências locais. A TS tem promovido o intercâmbio de experiências ancoradas no saber-fazer agroecológico em torno da produção orgânica e da segurança alimentar onde a geração de novidades sociotécnicas e aprendizagens territoriais ocupam lugar de destaque.

Temas: Meio ambiente Alimentação Ver mais

Tecnologias Sociais Como Espaços Pedagógicos No Pátio Da Escola

Fundação Luterana de Diaconia

O espaço escolar representa um grande potencial de transformação comunitária. Entretanto é fundamental que o corpo docente participe ativamente de processos de implementação ou desenvolvimento de novas ideias, para que haja efetividade a transformação pretendida. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire, localizada no assentamento Santa Maria do Ibicuí, em Manoel Viana, RS, foram implementadas 6 Tecnologias Sociais, e a partir delas se propôs a construção de um processo de reflexão e elaboração de planos de aula sobre as Tecnologias Sociais implantadas no pátio escolar, a fim de torná-las parte do cotidiano pedagógico da Escola.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Tecnologias Sociais E Formação Em Ciências Da Natureza De Educadores Do Campo

Universidade Federal de Viçosa

A Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa tem como proposta a formação de professores em docência multidisciplinar, em Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), para atuação nas escolas do campo. Visando o aprendizado significativo, contextualizado, ativo, e a formação por área de conhecimento, esta Tecnologia Social propõe o ensino aprendizagem das Ciências da Natureza por meio de diversas Tecnologias Sociais pertinentes à Agroecologia. Os/as estudantes são estimulados a pesquisar sobre estas Tecnologias, a escolher alguma visando às situações problemas da sua comunidade e a elaborar cadernos didáticos para as escolas do campo.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Televisando - Mídia E Educação À Serviço Da Comunidade Escolar.

Instituto GRPCOM

A proposta está ancorada na mídia TV como recurso pedagógico em, no mínimo, três frentes, sendo: Como Recurso Didático: ensinar as disciplinas e conteúdos através do que é transmitido na TV, fazendo assim, o aluno aprender com sentido e significado; Como Objeto de Estudo: preparar os alunos para que eles façam uma leitura ampla e crítica a respeito de tudo o que é veiculado pelos meios de comunicação ou, sobre um assunto específico; Como Forma de Expressão: trabalhar a expressão dos alunos para que se tornem protagonistas na produção de conteúdos e quando exercerem o papel de autores desenvolvam ainda mais a sua criticidade, e posicionamento acerca de diversos tema.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Terapias Não Residuais

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI)

Desenvolvimento de terapias alternativas não residuais em sistemas diversificados de produção; desenvolvimento da homeopatia aplicada à saúde vegetal e animal e agroambiente e avaliação de percolados decorrentes da aplicação de resíduos agrícolas, animais, florestais e fertilizantes.

Temas: Meio ambiente Ver mais

Tertúlia Literária Dialógica E Produção De Livros Autorais/artesanais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Recanto das Emas

Trata-se de atividade cultural, artística e educativa baseada nos princípios freirianos de educação dialógica e nos de Antonio Candido sobre a literatura como um direito humano. A Tecnologia Social é resultado da junção de quatro iniciativas sociais: mapa da vida, tertúlia literária dialógica, escrita criativa e produção de livros autorais/artesanais. O público de interesse são mulheres em vulnerabilidade social e os princípios que norteiam todo o processo são: diálogo igualitário, inteligência cultural, dimensão instrumental, criação de sentido, solidariedade, igualdade de diferenças e desfrute da arte. Tais princípios garantem empoderamento e protagonismo social das participantes.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Tramando Ecologia E Justiça Social

Cooperativa Central Justa Trama

O ciclo de vida envolve desde os que plantam algodão até os que o transformam e o confeccionam, ou seja, toda a cadeia, atingindo o consumidor para que reveja o que veste. Sabemos e informamos ao consumidor as fontes de onde vem o que ele vai vestir, e assim formamos um ciclo que transforma vidas.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Transformação Da Pele De Peixe Em Couro

Leocilia Oliveira da Léo Silva

A tecnologia social de transformação da pele de peixe "in natura" em couro obtém um produto comercial com alto valor agregado que pode ser vendido diretamente no mercado de couro ou utilizado como matéria-prima para diversas finalidades, inclusive confecção de roupas e artesanato em geral.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Tratamento E Destinação Correta De Lixo Eletrônico

ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL PROGRAMANDO O FUTURO

O Brasil é o mercado emergente que anualmente gera o maior volume mundial de lixo eletroeletrônico per capita, com 0,5 quilo por habitante. E é na Estação de Metarreciclagem desenvolvido pela PROGRAMANDO O FUTURO que a população, empresas e órgãos públicos podem descartar qualquer tipo de equipamentos ou resíduo eletroeletrônico. Após serem recebidos e catalogados os equipamentos são desmontados e separados por tipo de resíduo. Geralmente são 17 os tipos de resíduos, em especial as placas de circuito impresso, o plástico, o ferro, o alumínio e o cobre.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fale Conosco