Problema Solucionado
A agricultura catarinense, com 92% de propriedades familiares, compreende 60% de pequenos agricultores com menos de 50 hectares. A orientação tecnológica da Revolução Verde, a partir dos anos 60, impôs troca radical de métodos e estratégias no meio rural, com intenso uso de agroquímicos, adubos solúveis e agrotóxicos, comprometendo os recursos naturais do solo, água e biodiversidade. Portanto, as inovações tecnológicas para melhoria do sistema produtivo devem ser apresentadas como complementares ao conhecimento existente, sociais e ambientalmente corretas, como o uso da homeopatia tanto na terapêutica vegetal/animal como no restabelecimento da saúde dos solos e das águas.
Descrição
Têm sido conduzidos trabalhos em laboratório, bioensaios, experimentos em casas-de-vegetação e a campo, bem como estudos em unidades de observação, ações práticas envolvendo agricultores e respectivas associações, com participação de estudantes, professores e pesquisadores. Pesquisa em homeopatia veterinária tem sido desenvolvida pelos médicos veterinários da Epagri, em suas respectivas regiões, dando prosseguimento aos estudos realizados por ocasião da pesquisa de monografia do curso de especialização em homeopatia. Pesquisa em Agro-homeopatia e outras terapias não residuais aplicadas a plantas tem sido desenvolvida pelo Lab. de Homeopatia e Saúde Vegetal da Epagri Lages e da Epagri Ituporanga, em colaboração com o Centro Agro-veterinário da UDESC e possibilitando intercâmbio técnico-científico com outras universidades (UNISUL, CCA-UFSC, UEM, UFV, UBolonha) e vários centros de pesquisa. Trabalhos nesta área possibilitaram, também, dar inicio a dissertações de mestrado e doutorado no curso de pós-graduação em Produção Vegetal da UDESC, receber estagiários de conclusão de cursos das ciências biológicas, agrárias e ambientais da UNIPLAC, UDESC e UNISUL. Na pesquisa de efeito de percolados em solos, o trabalho permitiu ampliar a parceria entre EPAGRI, UDESC e UNIPLAC. Curso de Homeopatia tem sido oferecido pela UDESC, com participação efetiva da equipe do projeto, na coordenação e execução de implementação junto a comunidades rurais.
Recursos Necessários
Kit Homeopatias (1), reagentes (diversos), pulverizador (5), combustível (2.000 litros), manutenção de equipamentos (20 horas)
Resultados Alcançados
I. DESENVOLVIMENTO DE PREPARADOS HOMEOPÁTICOS/ FITOTERÁPICOS/ BIOTERÁPICOS EM LABORATÓRIO
Preparados homeopáticos prontos para uso: Senecio brasiliensis, Mentruz sp., Lantana, Pectina de laranja, Alfavaca, Hypericum perfuratum, Losna, Hypericum nodorumI, Cinamomo, Arruda. Como matrizes homeopáticas foram obtidas as seguintes: Abrotanum, Alumem, Aristolochia, Arnica, Asa foetida, Calcaria carbonica, Suphur, Caulophillum, Causticum, Dulcamara, Cocculus, Indicus, Ignatia, Kali phosphoricum, Lycopodium, Magnesia carbonica, Magnesia fluorica, Podophylum, Jalap, Corallium, Kali arsenicum, Tuberculinum e Veratrum álbum.
II. EXPERIMENTAÇÃO EM HOMEOPATIA/ FITOTERAPIA VEGETAL
1. Manejo de Acanthoscelides obtectus em feijoeiro através da homeopatia e fitoterapia.
2. Manejo fitossanitário da Goiabeira Serrana [Acca sellowiana (berg) burret] através da homeopatia.
3. Uso de preparados homeopáticos no manejo fitossanitário de espécies do gênero Hypericaceae.
4. Manejo fitossanitário da mosca-das-frutas, com uso de métodos alternativos sem uso de agrotóxicos.
5. Manejo fitossanitário do tomateiro com preparados homeopáticos.
6. Manejo homeopático/ fitoterápico da formiga cortadeira.
7. Resistência genética da batateira no manejo da requeima, doença causada pelo fungo aquático Phytophthora infestans.
8. Reconhecimento de espécies vegetais utilizadas na medicina campeira com potencial comercial da região da Coxilha Rica, e prospecção da Erva-de-touro (Poiretia sp).
9. Desenvolvimento de sistemas agroflorestais para vimais.
10. Manejo ecológico de Sitophilus zeamais em populações crioulas e milho variedade.
11. Implementação da terapêutica homeopática animal junto a agricultores.
Homeopatia no oeste catarinense e no sul do estado de SC.
Pesquisa em homeopatia no planalto serrano catarinense.
Homeopatização de novilhas da raça Flamenga e Holandesa.
12. Avaliação de fertilizantes e resíduos com potencial fertilizante na qualidade do subsolo.
Comentários