Problema Solucionado
• As aulas precisam ser mais dinâmicas, menos repetitivas, mecânicas e pautadas na memorização. Há uma necessidade de dar significado ao currículo, contextualizar seus conteúdos e mostrar qual a relação com o nosso dia a dia;
• Os professores pediam ideias de aulas interdisciplinares que despertassem o interesse dos estudantes e os fizesse participar mais das aulas
• O crescimento de Fake News;
• Carência de projetos que trabalhem alfabetização midiática educomunicação;
• A formação inicial de professores (cursos de licenciatura) não ensinam em grande maioria a trabalhar com as mídias e explorar seu potencial pedagógico.
• Fomentar o protagonismo dos estudantes, fazer com que ttenham suas próprias opiniões e se expressem usando as mídias disponíveis.
A televisão está presente nas conversas, dentro e fora da escola, e é constantemente citada, não podendo ficar de fora da sala de aula.
Diante dessas necessidades, usamos como base a teoria da Educomunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e criamos uma metodologia de trabalho com a mídia ancorada em três pilares: educação com a mídia, pela mídia e para a mídia.
Descrição
Desenvolvido em parceria entre RPC, Instituto GRPCOM, Secretarias de Educação e Instituições de Ensino Superior, o Televisando propõe iniciativas de reflexão e ação, que contribuem com a formação crítica de alunos do Ensino Fundamental 1, 1º ao 5º ano, das escolas públicas de 38 municípios do Paraná. É um projeto de mídia e educação que, desde 2008, coloca a força da televisão dentro da sala de aula. Todos os anos o projeto define uma temática socialmente relevante, em 2018 trabalhou Ética, este ano o tema é Sustentabilidade.
A proposta está ancorada na mídia TV como recurso pedagógico e pode ser facilmente replicada por qualquer professor, visto que, toda a metodologia e material de apoio pedagógico ficam disponíveis no site do projeto. A metodologia éstá alinhada às tendências educacionais e à nova Base Nacional Comum Curricular.
Sobre a metodologia, acreditamos que uma abordagem completa e bem feita com a mídia em sala de aula requer a atuação do professor em, ao menos, três frentes de trabalho. Vamos apresentar e exemplificar cada uma delas a seguir. Algumas podem ser muito familiares, outras nem tanto, mas, o importante é que, em maior ou menor escala, todas elas sejam exploradas em algum momento.
1) A Mídia como Recurso Didático - a primeira abordagem é chamada de educação COM a mídia. Nela, as reportagens ou conteúdos veiculados na TV são utilizados como recursos didáticos. Eles servem como ponto de partida para abordar os componentes curriculares das disciplinas escolares, por exemplo: se o conteúdo a ser explorado é o sistema monetário, que tal utilizar uma reportagem sobre o aumento do preço da gasolina? Outra opção é utilizar um comercial de alguma rede de supermercados ou loja de departamentos. Ou ainda, utilizar a notícia de um alagamento para explorar o aquecimento global, Ciências e Meio Ambiente. Propomos ao professor, planejar uma aula usando a televisão e explorando os conteúdos das mais diversas disciplinas com base em situações reais e relevantes”.
2) A Mídia como Objeto de Estudo - a segunda abordagem é chamada de educação PARA a mídia. Ela permite uma preparação para que os alunos façam uma leitura ampla e crítica a respeito de um assunto específico e de tudo o que é veiculado pelos meios de comunicação. Significa ler as entrelinhas e ir além do óbvio e do explícito. Mais do que isso, significa conhecer os meios, suas características, linguagens e formas de produção. Exemplo: ao assistir dois jornais de emissoras e visões diferentes, os alunos devem ter a capacidade de análise crítica, para enxergar os pontos de vista sobre um mesmo assunto e de entender as diferentes linhas editoriais. Além, é claro, de saber que o que eles estão vendo é uma matéria editada, que possui diferentes fontes e abordagens, que pode ser contada de diversas formas.
3) A Mídia como Forma de Expressão – a terceira abordagem, é chamada de educação PELA mídia, ou seja, é uma forma de trabalhar a trabalhar a expressão dos estudantes para que eles se tornem protagonistas na produção de conteúdos e quando exercerem o papel de autores desenvolvam ainda mais a sua criticidade, com argumentação e posicionamento acerca de diversos temas. Por exemplo: produzir um jornal escolar em que os alunos sejam os editores, produtores de conteúdo e entrevistadores; gravar uma entrevista com uma autoridade no tema que está sendo estudado nas aulas, são boas pedidas. O importante aqui é colocar o aluno em evidência, no papel de produtor de conteúdo e protagonista do seu processo de aprendizagem.
Importante: a metodologia deve ser trabalhada de forma simples e fácil. Não é preciso complicar. O primeiro passo é estar disposto. E depois, é necessário respeitar alguns princípios que facilitam ainda mais o início do trabalho.
Veja quais são os pontos essenciais para iniciar um trabalho com a mídia:
• Interagir com a mídia e não se sentir apenas impactado por ela. Quantas vezes você, professor, interagiu com a mídia? Já sugeriu uma pauta a um meio de comunicação, ou comentou notícias em um site? Precisamos ser mais ativos diante da mídia;
• Estar ciente de que terá alunos mais críticos, questionadores, curiosos e participativos;
• Entender que fazer leitura crítica não é sinônimo de dar opinião contrária, mas sim, ter a capacidade de interpretar e argumentar sobre aquilo que se vê;
• Estimular debates entre os alunos sobre temas relevantes da atualidade veiculados na mídia, para aprofundar a reflexão;
• Exercitar o respeito a opiniões contrárias;
• Estudar e conhecer mais sobre mídia, suas especificidades, linguagens, bastidores;
• Considerar o que os alunos veem e ouvem na mídia e aproveitar a oportunidade para discussão em sala de aula.
Além da metodologia necessária aos dias atuais, o projeto oferece um concurso cultural, com duas categorias para alunos e uma para o professor e um programa de formação à distância para os professores, com certificação feita por Universidade parceiras.
Recursos Necessários
* Em todas as regiões do país há emissoras de televisão para gerar conteúdo que seja debatido em sala de aula;
* Qualquer professor em qualquer região do país pode, se apropriar da metodologia da educação “com, pela e para” a mídia para utilizar em sala de aula;
* Muitos dos conteúdos produzidos pela tecnologia “Televisando” estão abertos ao público em geral, portanto podem ser utilizados por qualquer professor que queira promover a alfabetização midiática, ensinar um conteúdo a partir da linguagem audiovisual, ou simplesmente ter ideias de como usar essa linguagem para promover o protagonismo e expressão dos estudantes.
Resultados Alcançados
Em 2018, o projeto mobilizou 40 municípios, 675 escolas, 4.741 professores, 126.980 estudantes e 253.960 familiares, totalizando 385.681 pessoas impactadas.
Além disso, envolveu nove Instituições de Ensino Superior e 276 estudantes dos cursos de Pedagogia, Artes e Jornalismo. Foram produzidos 35.161 trabalhos para participação no concurso cultural.
O projeto sempre aproveita todos os contatos com professores e secretarias para coletar depoimentos e realiza avaliações on-line.
Confira alguns dados:
99% das pessoas estão satisfeitas com a metodologia e gestão do Televisando;
97% dos professores afirmam que os resultados do Televisando extrapolam a sala de aula e influenciam mudanças positivas na escola, na vida dos estudantes e familiares envolvidos;
46% dos professores já utilizaram os certificados dos cursos do Televisando para Progressão de Carreira.
Os resultados são visíveis. Os pais dos alunos impactados afirmam que:
500 pais afirmam que assistiram jornal com o filho como atividade proposta pelo professor;
405 pais afirmam que os filhos estão mais interessados em assistir o Jornal;
560 pais afirmam que estão mais interessados em ir para escola;
456 pais afirmam que os filhos estão respeitando mais as pessoas;
926 pais afirmam que perceberam mudanças no comportamento dos filhos; 853 pais afirmam que foram envolvidos em atividades do Televisando.
Outro resultado: A professora Erika Kakimoto da cidade de Castro conta que aproveitou o projeto Televisando para ter maior contato dos pais com as atividades dos filhos na escola. Ela solicitou que os alunos fizessem entrevistas com os pais, como tarefa de casa, questionando-os sobre ética.
Depoimento de uma professora: “Os temas do Televisando são atuais e sempre vêm com inovações. Participar do projeto é gratificante, pois contribui de forma significativa na aprendizagem dos alunos. A Televisão possibilita novos olhares no fazer pedagógico e o uso desta tecnologia possibilita uma aprendizagem de forma critica e atualizada, educando o olhar do aluno, para que ele consiga ver além das imagens, e assim, participar de maneira democrática no contexto em que está inserido. Essa aprendizagem vai além dos muros da escola.” Juliane Aparecida Silva – Escola do Campo Santos Dumont - Telêmaco Borba/PR.
Avaliação anônima professora disse: A metodologia a ser utilizada em sala de aula enriquece o trabalho desenvolvido na escola. As reportagens trazem experiências significativas e que contextualizam o ensino.
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