Meio ambiente | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Meio ambiente

Pacto Pela Restauração Da Mata Ciliar Da Bacia Hidrográfica Do Rio Tijucas

Associação Caminho das Águas do Tijucas

O Pacto pela Restauração da Mata Ciliar da Bacia do Rio Tijucas busca incentivar a restauração da mata ciliar através de projetos promovidos por instituições públicas e privadas e proprietários ribeirinhos, integrando seus esforços e recursos para a geração de resultados em restauração ambiental, governança da água, conservação da biodiversidade, melhoria na qualidade da água, desenvolvimento sustentável e valoração por serviços ambientais nos 13 municípios (Angelina, Biguaçu, Bombinhas, Canelinha, Governador Celso Ramos, Itapema, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Porto Belo, Rancho Queimado, São João Batista, Tijucas) que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Paespe: Inclusão Social E Cidadania Através Da Educação

Empresa Junior de Engenharia Quimica e Engenharia Ambiental

o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado desenvolve atividades com 360 pessoas em vulnerabilidade social, sendo 200 alunos da rede pública de ensino e 160 adultos (pais e parentes). Essas atividades englobam 12 das 17 ODS estabelecidas pela ONU: 1- ERRADICAÇÃO DA POBREZA; 3- SAÚDE E BEM ESTAR; 4-EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; 5-IGUALDADE DE GÊNERO; 6- ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO; 8-TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO; 9-INDUSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA; 10- REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES; 11- CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS; 12- CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEL; 14- VIDA NA ÁGUA; 15- VIDA TERRESTRE.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Pedagogia Do Encantamento

Associação EMCANTAR de Arte, Educação, Cultura e Meio Ambiente

A "Pedagogia do Encantamento" é uma tecnologia educacional construída ao longo dos 25 anos de atuação da Cia. Cultural EMCANTAR. A metodologia parte do princípio de que a arte encanta e inspira as pessoas a vivenciar seus potenciais. Assim, sua aplicação se dá na perspectiva do desenvolvimento humano e da transformação social: pela experiência artística, transformar e ressignificar a vida de crianças e adolescentes; transformar e ressignificar sua convivência em coletividades; transformar e ressignificar a percepção de si mesmos na sociedade. Divida em etapas de estímulos, criação e produção, a metodologia pode ser aplicada em diferentes linguagens artísticas.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Pense E Faça

Associação de Instrução Popular e Beneficência

O projeto visa aprimorar o nível educacional e ampliar os horizontes culturais e sociais dos alunos, desenvolvendo competências cognitivas, emocionais, sociais e éticas através do Pensar Estratégico e do Raciocínio Lógico. É aplicado em 8 escolas da rede pública, localizadas em regiões com altos índice de vulnerabilidade e com resultado abaixo da média em avaliações externas com problemas de evasão escolar e indisciplina por parte dos alunos. A articulação com as escolas visa a intervenção para prevenção da violação de direitos dos alunos, apoio para melhoria do desempenho escolar e a diminuição da evasão, possibilitando que os atendidos encontrem na escola um ambiente transformador.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Pequi: O Ouro Do Cerrado

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O quilombo de Pontinha possui cerca de 200 unidades familiares e sua base de subsistência é a extração de uma minhoca gigante. Desde 2012 estão sendo desenvolvidas ações para o uso do pequi e de outros frutos do cerrado desse território como alternativa de renda e a partir de 2015 iniciou-se a produção de óleo de pequi, polpa em conserva, cremes, castanhas, doces e outros produtos (marca “Pontinha de Sabor”) que apresentam inserção no mercado local e regional. Com isso o cerrado vem sendo valorizado e a atividade se consolida. Foram adquiridos os equipamentos necessários para dar suporte à produção e prevê-se em breve a instalação de uma agroindústria junto à escola.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Percurso Sensorial

Associação Slow Food do Brasil

O percurso sensorial é uma ferramenta para trabalhar a relação das pessoas com os alimentos. Tem o objetivo de despertar as pessoas para perceberem as qualidades sensoriais, culturais e ecológicas dos alimentos. Para isso, foi dado um viés educativo e lúdico à análise sensorial, usada no setor de alimentos e bebidas. A atividade se divide em 6 bases, uma para cada sentido e uma polissensorial, estimulando que os alimentos sejam vivenciados com todos os sentidos. Serve para todas as idades e públicos, e se adapta a cada contexto e região com seus produtos locais, sensibilizando o público para um novo olhar pro alimento, atuando na promoção da educação alimentar e do gosto.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Permacultura Urbana - P.u. : Ecologia No Dia A Dia Das Grandes Cidades

Instituto de Permacultura EcoVida São Miguel

O curso de Permacultura Urbana encontra-se na 6ª Edição e visa levar às grandes cidades soluções factíveis e eficazes para as principais e cruciais necessidades dos assentamentos humanos sustentáveis: saneamento ecológico, utilização de energia alternativa, autonomia no abastecimento de água e autossuficiência alimentar. Busca incentivar formas alternativas de vida pela mudança de práticas, hábitos e costumes do dia-a-dia e, para isso, utiliza metodologias participativas e de autogestão. Os princípios, as técnicas e as ferramentas apropriadas de baixo custo da permacultura são compartilhados durante um final de semana em vivência imersiva de 20h/aula.

Temas: Meio ambiente Alimentação Ver mais

Pimpex

Movimento de Pimpadores

Pimpex é uma TS criada em 2014 pelo Pimp My Carroça, que tem por missão dar visibilidade e reconhecimento à catadores de materiais recicláveis. É uma metodologia que qualquer pessoa seguindo 8 passos consegue realizar o atendimento a um catador(a). O "Pimpador" (voluntário) realiza a reforma da carroça - instrumento de trabalho (funilaria, eixo e pneus), entrega do kit de segurança (camiseta e calça com faixa refletiva, boné, lâmpada solar, retrovisores, freios, colete, etc), faz o cadastro no app Cataki (para aumentar sua renda) e realiza atendimentos, conforme necessidade de cada catador(a). Ao final, um artista voluntário transforma a carroça numa obra de arte.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Pitanga Rosa: Agroecologia, Saúde E Qualidade De Vida

Associação Pitanga Rosa

Pitanga Rosa, está localizada na Linha Faxinal dos Rosas, comunidade rural do município de Chapecó, SC. É coordenada pela Associação Pitanga Rosa, constituída por mulheres e suas famílias com a finalidade de resgatar e preservar, a partir de um trabalho voluntário e coletivo, as sementes e mudas crioulas, para cultivo e processamento de plantas medicinais. Além disso, conscientizar da importância da alimentação saudável e do uso da fitoterapia para prevenção e tratamento das doenças e produção de alimentos livres de agrotóxicos. A formação dessa TS partiu da iniciativa de um grupo de mulheres que na sua maioria, tiveram militância no Movimento Mulheres Camponesas.

Temas: Meio ambiente Saúde Ver mais

Plantando Águas

Iniciativa Verde

Plantando Águas integra o saneamento básico, a recuperação florestal e a educação ambiental para proteger a água na zona rural. Une o plantio de agroflorestas, que aliam produção e proteção do solo, com a instalação de tecnologias sociais de tratamento de esgoto, como a fossa séptica biodigestora, o jardim filtrante, a cisterna de captação de águas de chuvas. O conjunto destas práticas se articula na promoção da autonomia técnica e produtiva, com ações de extensão rural e de educação ambiental, dentro e fora dos imóveis rurais. É orientado a pequenos agricultores familiares, assentados rurais, comunidades tradicionais e residentes de Unidades de Conservação.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Fale Conosco