Transforma! Transforma!

Resultados da busca

Meio ambiente

Valorização Uso E Conservação De Frutas Nativas

CETAP - Centro de Tecnologias Alternativas Populares

Esta tecnologia se estrutura em 3 etapas, as quais são implementadas e desenvolvidas de forma articulada. primeira etapa ´- implantação de unidades comunitárias de coleta e pré-processamento de frutas nativas junto as comunidades rurais as quais permitem as famílias as condições de colheita sanitização e estocagem destas frutas. segunda etapa - consiste no processamento destas frutas o qual é feito por agroindústrias regionais, ou seja as agroindústrias recebem frutas das diferentes unidades comunitárias, a terceira eta consiste na comercialização dos produtos resultantes deste processo. Esta metodologia de trabalho vem sendo desenvolvida pelo CETAP desde o ano de 2000.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Veículo Elétrico Para Catadores De Materiais Recicláveis

Fundação Parque Tecnológico Itaipu

O Veículo Elétrico para Catadores é uma ferramenta de transporte de materiais recicláveis que introduz o uso da energia elétrica nas atividades do catador. É movimentado por um motor elétrico, sendo livre de emissão de poluentes. Transporta 300 kg à velocidade de até 6 km/h e tem autonomia de 25 km.

Temas: Meio ambiente Energia Ver mais

Verdejando Escolas

CoCriança

Verdejando Escolas é uma tecnologia social de cocriação que transforma pátios escolares em espaços vivos e integrados à natureza a partir da escuta e participação das crianças e comunidade escolar. Incluindo formações, oficinas lúdicas e transformação física, o espaço existente é adaptado tornando-se uma área verde qualificada, enquanto é trabalhada a integração da natureza nas práticas pedagógicas e cotidianas. Reconhecendo crianças como vetores de transformação e escolas como espaços estratégicos, a metodologia fortalece a consciência ambiental e uma cultura de participação, criando verdadeiros refúgios climáticos que promovem a sustentabilidade e a saúde e bem-estar de toda a população.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Vermifiltro - Saneamento Ecológico De Baixo Custo

Instituto de Projetos e Pesquisas Sócio Ambientais - IPESA

O Vermifiltro é um sistema de saneamento de esgoto doméstico de baixo custo, simples instalação e manutenção, com ótimas condições para uso em zonas rurais. Este sistema utiliza minhocas para a realização da decomposição da matéria orgânica presente nas fezes humanas, transformando-o em adubo orgânico, (processo conhecido como vermicompostagem). Desta forma, além de apresentar solução para tratamento do esgoto doméstico, também possibilita a utilização do produto final na fertilização do solo de jardins, pomares, sistemas agroflorestais, áreas de reflorestamento, entre outras. Ele tem um funcionamento similar a um "minhocário" que neste caso decompõe as fezes humanas e produz um biofertilizante líquido como resultante do seu processo de tratamento, transformando um problema de saúde pública em fonte de recursos, uma vez que o esgoto tratado pode ser utilizado na fertilização e irrigação de pomares, sistemas agroflorestais, ou áreas de reflorestamento.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Vila Mamulengo

Instituto Vila Mamulengo

A Vila Mamulengo não é apenas um local de produção artística; é um centro de formação cidadã, um polo de cultura viva que mobiliza milhares de pessoas e constitui um sujeito modificador em sua sociedade. Suas ações, que vão do simples deleite da arte ao engajamento na produção e formação de novos grupos, culminam na construção de um processo pedagógico de aprendizagem e desenvolvimento integral, alinhado e amplificador dos princípios da FBB para a Tecnologia Social.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Viver De Bike

Instituto Aromeiazero

O Viver de Bike é uma tecnologia social de geração de renda através da bicicleta que promove mobilidade sustentável e empreendedorismo em territórios periféricos. O programa oferece formação gratuita em mecânica de bicicletas, empreendedorismo, gestão financeira e pedalar com segurança. Com metodologia participativa, o curso tem 30 horas presenciais ou híbridas, e ao final os participantes recebem certificado e uma bicicleta reformada por eles mesmos. Desde 2016, já formou mais de 2.400 pessoas em diversos territórios brasileiros, com foco em mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+, fortalecendo economias locais e promovendo a bicicleta como ferramenta de trabalho e transformação social.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco