Objetivo
A Vila Mamulengo, o Mestre Chico Simões e o Mamulengo Presepada materializam essa visão, convertendo a arte popular em um vetor poderoso de desenvolvimento humano e social, atuando como uma verdadeira Tecnologia Social em contínua reinvenção.
Problema Solucionado
imersão contínua nas comunidades.
"mais de 4.000 apresentações" em escolas e sua capacidade de dialogar com o público, mesmo em diferentes idiomas, são exemplos máximos de interação
A Vila Mamulengo é um espaço onde esse "saber popular" é preservado, exposto e retransmitido, sendo "o principal meio de transmissão de saberes
catalisadores de transformação social.
Descrição
A Vila Mamulengo, o Mestre Chico Simões e o Mamulengo Presepada materializam essa visão, convertendo a arte popular em um vetor poderoso de desenvolvimento humano e social, atuando como uma verdadeira Tecnologia Social em contínua reinvenção.
Em seus mais de 40 anos de trajetória, o Mestre Chico Simões, por meio do Teatro de Bonecos Mamulengo, tem impactado milhares de pessoas em todo o Brasil e no mundo. Sua prática não se limita ao palco; é uma pedagogia viva, um instrumento de ação sociopolítica que ressoa com os alertas da Teoria Crítica sobre os perigos da indústria cultural e a importância do contradiscurso
A Vila Mamulengo, ao abrigar um "museu social casa da Dona Lembrança" e um "Teatro de Bolso com exposição permanente de Bonecos de Todo Mundo"
Isso se alinha à Teoria Crítica ao valorizar o "saber popular" contra a desqualificação histórica de conhecimentos não eurocêntricos, conforme aponta José Jorge de Carvalho (Resistência e Criatividade, Escola Viva nº3).
• A Vila Mamulengo e Chico Simões incorporam a reaplicabilidade como um pilar de sua atuação.
Recursos Necessários
Bonecos, material de pintura, som, espaço de trabalho. Madeira, papel, tinta,
Resultados Alcançados
Uma dimensão que ampliou significativamente a interação foi a Circulação, com a Vila Mamulengo tendo realizado dezenas de apresentações e oficinas pelo Brasil e mundo afora, levando a interação a um patamar global.
A Vila Mamulengo conseguiu envolver a comunidade de Olhos D'Água e entorno na elaboração de 40% dos novos conteúdos artísticos e pedagógicos desenvolvidos.
40% dos novos roteiros de Mamulengo, planos de oficinas e projetos de murais (totalizando 20 iniciativas) registraram contribuição direta da comunidade, comprovada por meio de atas de brainstormings, registros fotográficos de reuniões criativas e lista de sugestões documentadas.
90% dos participantes dos questionários pós-oficina/espetáculo expressaram um forte sentimento de autoria e influência nos processos criativos, validando que suas ideias foram integradas e valorizadas.
Estes resultados reforçaram o princípio da FBB de "interação com a comunidade" e "protagonismo social", demonstrando que a TS da Vila foi co-construída e culturalmente pertinente, aumentando a relevância e o impacto das ações.
As ações evidenciaram a efetivação de mecanismos formais e informais que permitiram aos membros da comunidade participar ativamente dos processos de decisão, planejamento estratégico e governança geral da Vila Mamulengo, promovendo uma transição notável para a autogestão.
Foi implementado e operacionalizado um Conselho Comunitário Consultivo para a Vila Mamulengo, composto por 7 representantes eleitos pela comunidade, e este conselho deliberou sobre 70% das decisões de programação cultural e destinou 35% dos recursos para atividades educativas.
As avaliações semestrais (4 realizadas) indicaram que 85% dos membros da comunidade e do conselho perceberam uma melhora significativa na eficácia, transparência e no senso de pertencimento à gestão da Vila.
A gestão compartilhada solidificou o "protagonismo social" e a "autogestão" na Vila, demonstrando o amadurecimento e a perenidade da Tecnologia Social, um fator crucial para a sustentabilidade.
Público atendido
Adolescentes
Adulto
Artesãos
Comentários