Resumo
A Tecnologia social As Mãos de Luz - Aprender com as mãos construindo o futuro, é uma metodologia construída coletivamente e comunitariamente desde 1997 a partir do pensar, sentir e do fazer diários, tendo nas mãos o ímpeto da vontade e o ambiente concreto como as principais ferramentas de transformação das pessoas e do mundo, considerando que todos nós aprendemos ao longo de toda vida.
Assim, somos capazes de desenvolver com autonomia a habilidade de criar e realizar com as mãos, equalizando sentimentos e desejos, tornando a labuta do cotidiano um viver de fazeres, saberes em múltiplas aprendizagens para a vida. São infinitas as possiblidades de criação e recriação dos materiais com as mãos, portanto, nossa metodologia irá mergulhar no universo íntimo de cada pessoa envolvida, considerando sua cultura, modos de vida, mapa mental, respeitando sempre sua identidade e cosmovisão de mundo.
Ela nasce do desejo e da vontade de despertar nossa infinita capacidade de aprendizagem, seja na criatividade, na interação e na intimidade do indivíduo com suas limitações com o social, com o ambiente e seus elementos.
A utilização de materiais biodegradáveis encontrados no espaço é uma das premissas da tecnologia, considerando que temos em nosso entorno objetos e materiais que a própria natureza nos apresenta para serem transformados em infinitas possibilidades de interação, dando um sentido ao aprendiz quando desperto, a identificar e relacionar-se com o ambiente e sua capacidade criativa.
A tecnologia social – As Mãos de Luz – Aprender com as Mãos construindo o Futuro poderá ser facilitada em espaços de aprendizagem coletiva, seja em escolas formais ou informais, organizações sociais, grupos comunitários, empresas públicas e privadas, grupos de educadores, pedagogos entre outros interessados. Nossa tecnologia pode ser customizada e utilizada em qualquer território e pode ajudar muito e principalmente, pessoas com dificuldades de aprendizagem, cognição comprometida ou outro tipo de problema semelhante ligado a ansiedade, fobias, depressão, transtornos comportamentais e emocionais.
Ela se concretiza a partir de uma sensibilização humana, da arte, auto escuta ativa, identificação dos materiais do entorno e o sonho em materializar um mundo mais orgânico, equilibrado com a natureza e seus princípios básicos de permanência.
A aplicação e desenvolvimento da tecnologia se dá na condução de uma equipe de experientes educadores populares especializados em educação artística, música, danças circulares, arteducação, psicologia, bioconstrução, agroecologia, medicina popular entre outras especialidades, utilizando técnicas manuais artísticas, corporais e permaculturais com materiais ( orgânicos ou naturais) biodegradáveis e recicláveis em suas oficinas vivenciais.
Objetivo
“Aprender fazendo com as mãos, tendo o ímpeto da criação autoral, do sentimento de valor concreto e da realização pessoal em pleno equilíbrio com a natureza externa e interna do Ser Humano”
Problema Solucionado
Vivemos uma crise planetária sem precedentes, a tecnologia digital nos levou a uma explosão de dispersão, falta de concentração e foco, são milhares de plataformas, aplicativos de diversas funções, estímulos visuais, velocidade de informação e uma coodependência do eletrônico, do novo e do exclusivismo mercadológico do mercado.
Nossa dependência do sistema industrial nos levou a desenvolver uma incapacidade de criar com autonomia e com as mãos objetos simples, funcionais e belos.
O fazer com as mãos foi esquecido, os dedos tomaram todo o espaço para teclas e telas de sensores dos smartphones. As habilidades manuais que fizeram tecidos e panelas de ferro fundido, tão importantes para nossa capacidade de adaptação e construção do concreto, foram digitalizadas e industrializadas. Com isso, o homem está mais sedentário do que nunca na história. Ficar mais de 8h na frente das telas e me engarrafamentos é bem normal nas grandes cidades, acumulando assim em seu íntimo depressões emocionais e baixa energia de vida.
Estamos condicionados a comprar tudo que precisamos independente do material usado, de onde vem e como é fabricado. Nossa percepção da cadeia produtiva dos objetos que compramos diariamente é quase nula, não sabemos de onde vem o nosso pão de cada dia, muito menos onde a embalagem de plástico será descartada. Sim, o pão vem da padaria, mas antes disso, quem plantou o trigo foi remunerado justamente? Foi respeitado em seus direitos trabalhistas? Ele foi feliz em seu labor? Conseguir uma visão ecossistêmica ainda será por muito tempo um desafio para a educação global.
O avanço da modernidade e da tecnologia digital é impossível de conter, ela sempre estará entre nós, pois o homem progride, ele anda para frente, mas se distancia de sua própria essência orgânica, deixando de lado sua maior vontade, a felicidade plena e verdadeira, aquela que não se compra com dinheiro, ela é conquistada pelo desejo e a vontade de ser reconhecido e valorizado pelo outro e não por si mesmo.
Sabemos que a natureza é curativa, é nela que está o remédio para saúde plena, ela também está na arte, na música e na dança, no construir com as mãos, dando vida aos objetos, extraindo o instinto, uma imagem para ser materializada, utilizada e celebrada em coletivo.
Criar um objeto com autonomia e criatividade é um processo desafiante, estimulador da cognição, do desejo de mudar e de superar traumas da infância, limitações auto impostas e crenças cristalizadas de sua própria incapacidade latente de aprender fazendo sem medos.
A escola e família em alguma medida, tolhem nossas capacidades, nos limitam a compreender o certo e o errado, o feio e o bonito valorizam o inteligente e desprezam aquele que tem dificuldade de aprender.
A consequência desse modelo levou muitas pessoas a acreditarem que não são boas suficientes para conquistar seus sonhos, assim perpetuam comportamentos medíocres, prejudicando sensivelmente a capacidade de ser feliz e realizado ao longo da vida. A distância da natureza ajuda a inflamar o problema, pois nesta bolha de isolamento de si mesmo, encontram nas telas e teclados anestesiantes estímulos a não pensarem de dentro para fora e sim ao contrário, se alimentando de ideias, conceitos e comportamentos estabelecidos pelas agências de propaganda e marketing.
Nossa tecnologia é voltada para furar a bolha do digital e interiorizar o ser em sua essência, descobrindo seu lado autoral e principalmente levando o participante a se conectar com sua capacidade de criar com as mãos e compreender que só ele mesmo pode superar suas limitações. Utilizamos um vasto material autoral desenvolvido pela própria organização após 24 anos experiências nas atividades propostas, sistematizando uma tecnologia simples, mas de grande profundidade transformação pessoal e coletiva, buscando a cura para diverso males da contemporaneidade.
Descrição
Nossa tecnologia pode ser aplicada em qualquer espaço devidamente preparado para a formação, ela é realizada em 22hs de atividades presenciais, mas pode ser adaptada a qualquer demanda e customizada para as necessidades identificadas após uma conversa com os responsáveis pelo grupo que será atendido. Ela é facilitada por um equipe de profissionais que ao longo dos 24 criaram um método autoral de condução de grupos de educadores, lideranças comunitárias, pesquisadores ou interessados em vivência a formação. Ela está sistematizada nos materiais didáticos que foram criados ao longo do tempo e que auxiliam os profissionais no momento da atividade, são músicas, dinâmicas, poemas, textos, jograis e práticas corporais com técnicas de danças populares.
Importante salientar que antes de qualquer intervenção, haverá uma aproximação do grupo realizando entrevistas prévias com o responsável tomador da tecnologia e um acompanhamento posterior a formação de 3 encontros virtuais via zoommeeting de 2h como o grupo beneficiado pela tecnologia.
VIVÊNCIA PRÁTICA – Tecnologia Social Mãos de Luz -
1º DIA – 8 às 16h - AMASSANDO O PÃO DE CADA DIA
- SENSIBILIZAÇÃO – 30min (Dinâmicas corporais, despertar energia, sentir as mãos) Aprender fazendo, autonomia e realização.
- MÃO NA MASSA - 1h – Fazendo o pão de cada dia - 1h descansando a massa - Escrever e desenhar a receita, roda de brincar livre, dança e conversa - 1h Dar forma ao Pão, enformar e botar para assar.
- Trazer do universo a tradição do pão – Fazer a massa do pão coletivamente dando a receita e cantando a música fazendo com mãos. (ao vivo com música)
Almoço livre
TARDE
- Dinâmica Expressões das Mãos – 40min (Gestos com as mãos)
- Artes manuais com materiais reaproveitáveis utilizando sempre as mãos – Montagem coletiva do resultado final, trabalho cooperativo (1h de duração)
- Colhendo saberes – Bate papo final e depois celebrar feitio do pão e sua degustação (Café com arte) encerramento lúdico– 1:30min
2º DIA: MANHÃ – 8 às 12h - MODELANDO A VIDA
- SENSIBILIZAÇÃO - 30min (Dinâmica surpresa)
- MÃO NO BARRO - 1h – Manusear e moldar o barro, criar um objeto próprio trazendo sua criatividade autônoma dando prioridade ao processo sem preocupação com a perfeição do resultado. (Repassar técnicas básicas de manuseio do barro)
- IMPRIMINDO AS MÃOS – Fazer uma tinta de barro com variados tons de cor, carimbar todas as mãos em um grande painel. (Pano, barro)
- EXPRESSÃO COM AS MÃOS – Momento de expressão da vivência com o barro e o modelar de sua imaginação, (Objeto concreto e autoral)
- RODA DE DANÇA CIRCULARES – Momento de descontração e integração com o corpo, mãos e corações. (Encerramento)
3º DIA MANHÃ – 8 ás 12h - A RAIZ NA TERRA
- SENSIBLIZAÇÃO - 30min (Dinâmica surpresa)
- MÃOS NA TERRA - 30h - Sentir a terra, cheirar a terra, sentir a terra e plantar, conexão com os elementos como a terra a água, o sol o ciclo da vida;
- CARTÃO DE FOLHAS SECAS: Atividade manual utilizando cartões de papel, folhas secas, pétalas e Preparar o solo, sementeiras, plantar as mudas. Identificação das espécies, distribuição de sementes. (Criação artística)
- RODA DE DIÁLOGO E DANÇA – Momento de troca e descontração, música e dança circular. (Encerramento)
4º DIA MANHÃ - COSTURANDO SONHOS (linhas, agulhas, reparos com as mãos)
- SENSIBILIZAÇÃO - 30min (Dinâmica surpresa)
- MANUALIDADES - 1:30h - Utilizando linhas, tecidos, botões, retalhos, estimulando o aprendizado de pontos básicos de costura e bordado. Para trabalhar a motricidade fina desenvolver e recuperar autoestima e diminuir a ansiedade. (O resultado prático, objeto criado é levado pelo participante para casa.
RODA DE DIÁLOGO E DANÇA - 2h - Encerramento da formação compartilhando os ensinamentos, objetos de arte criados e a celebração com música, dança e muita descontração.
Recursos Necessários
Nossa tecnologia utiliza apenas materiais biodegradáveis, evitando qualquer produto digital, e derivado de petróleo ou sintético. Portanto, nossos materiais são de fácil acesso e podem ser colhidos na natureza, como, sementes, folhas, terra, água entre outros produtos. Não utilizamos livros nem apostilas, todo material é autoral como músicas, textos, poemas e técnicas artísticas desenvolvidas pela organização. O espaço para a vivência precisa ter uma cozinha ou adaptada com forno, pia, mesa ampla de trabalhos manuais e cadeiras portáteis.
Os materiais utilizados são quantificados conforme o tamanho e perfil do público, portanto, iremos listar apenas os materiais:
São eles:
Barro - Ingredientes para o feitio do Pão - Material de papelaria - sementes - folhas secas - materiais de jardinagem - forno - utensílios de cozinha - salão com espaço para 20 pessoas circularem com facilidade.
Equipe técnica:
- 2 Educadores especializados em arteducação, psicologia e pedagogia, com grande experiência na condução de grupos de estudos e práticas artísticas e terapêuticas.
- 2 Músicos instrumentistas e cantores, artistas plásticos e terapeutas ocupacionais com experiência na facilitação de grupos;
Resultados Alcançados
Nos 24 anos de existência da Oficina Escola As Mãos de Luz conseguimos conquistar na comunidade uma grande confiança em nosso trabalho. Somos atualmente o único espaço de educação, cultura e conhecimento da região, premiado pela secretaria de Educação e de cultura, pesquisada por estudantes e referência de aprendizado na comunidade de entorno.
Foram muitos os resultados alcançados, desde premiações a reconhecimentos públicos pelos nossos serviços à comunidade nesta longa caminhada. Nossos impactos estão relacionados diretamente as pessoas e ao território e sempre estão ligadas a um aprendizado com as mãos, os elementos naturais e a criatividade. Nossas vivências estimulam a criatividade e o encontro com o seu ser autoral e criativo, buscando a essência do aprendizado com as mãos e a construção de um objeto concreto feito com autonomia.
Temos a estimativa que mais de 10.000 pessoas já passaram por nosso espaço e cerca de 5000 se beneficiaram de nossas atividades em alguma medida, seja em nossa sede e nos espaços que atuamos fora de nosso território.
Os principais resultados nestes 24 anos de realizações são os seguintes:
- Criação do Coletivo Grão de Luz – Grupo especializado em ervas medicinais, identificação e acolhimento de Mestres dos Saberes locais, mapeamento de práticas medicinais no meio rural, incentivo a criação de quintais produtivos e a perpetuação de hábitos saudáveis e de autocuidado;
- Ponto de Cultura Tesouros da Terra – Nosso espaço é Ponto de Cultura desde 2010 e faz parte da Rede Nacional atuando na educação patrimonial desenvolvendo atividade de salvaguarda da cultura popular a comunidade local, como o calendário Artecológico da região, atraindo a comunidade, estudante, pesquisadores e brincantes.
- XV Encontro Nossa Cultura – Evento anual que junta educadores, pesquisadores, Professores, artistas, músicos, terapeutas líderes comunitários, jovens, crianças e idosos ou qualquer pessoas que queira vivência a Cultura da essência, da natureza e viva e do fazer com as Mãos.
- Grupo Do Boi de Luz – Grupo de artistas e músicos criado em 2006 para levar a brincadeira do Boi do Maranhão como ferramenta da cultura popular e o enredo de renascimento da vida por meio do conto do Boi. O grupo leva a vivência a escolas, comunidades, eventos culturais, feiras e espaços terapêuticos que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social.
- Formações, oficinas e vivências – Ao longo dos 24 anos de existência, a Oficina Escola As Mãos de Luz promove diversas formações em diferentes temas da vida cotidiana, como alimentação natural, homeopatia, reike, agroecologia, arteducação, terapias holísticas, artes integradas, danças circulares, percussão, música, canto entre outros temas.
- Grupo Tesouros da Terra – O grupo reúne os sábios da região, são senhores e senhoras que detém conhecimentos de sua ancestralidade, são rezadores, erveiras, plantadores, mestres da cultura popular. Conhecem e ensinam as receitas medicinais e pratos da gastronomia rural tradicional, dicas sobre cultivos orgânicos, conselhos da experiência, histórias e todo o saber do cotidiano prática da vida na roça.
- Calendário Mensal de Atividades – A Oficina Escola As Mão de Luz possui um calendário de atividades mensal com temas do mês que é preparado e realizado para a comunidade. As atividades são presenciais, porém na pandemia estamos realizando de modo online.
- Premio Jaburu de Excelência Cultural 2020 – Fomos premiados pela Secretaria de Cultura de Nova Friburgo pelos nossos serviços à comunidade nestes 24 anos de trabalho. Estamos mergulhados em nossa memória realizando uma grande pesquisa de arquivos de todas as realizações, com esse material iremos montar uma exposição itinerante nas escolas da região.
NOSSAS INSPIRAÇÕES E PARCERIAIS
Nossa tecnologia tem muitas inspirações, são pessoas e organizações que nos levam a refletir continuamente sobre os processos de educar para transformar o Ser e em consequência o mundo. Transformar o mundo é um desejo de todos, mas para tanto, precisamos nos autoeducar, transformar, identificar aquilo que nos limita a pensar, sentir e o querer verdadeiros para assim expressar a sua essência.
Nossos Mestres são intelectuais, líderes comunitários, Escritores, Filósofos, além de organizações sociais que focam no desenvolvimento humano, a cultura da essência, do bem viver e da liberdade de expressão artística, social e emocional, alinhados à cultura da Paz, à comunicação não violenta, a inclusão social, o desenvolvimento comunitário sustentável.
Acreditamos na filosofia da educação indígena, protagonizada pelo Educador Daniel Mundukuru, o pensamento ecossistêmico do líder comunitário e intelectual Ailton Krenak, a cultura da permanência e Agroflorestania de Ernest Ghosth, o canto e a dança da Mestra da Cultura Popular Lia de Itamaracá, o provocativo e modernista da nova educação o Prof português criador da Escola da Ponte Sr José Pacheco.
Somos fortalecidos pelas metodologias de processo de projetos do Dragon Dream, criado pelo pesquisador John Croft, acompanhamos o trabalho da organização social Educação Viva e Consciente, somos parceiros do projeto Arte na Terra – Mutirões Agroflorestais desenvolvido pela Fazenda São Luiz em SP, temos o filósofo austríaco Rudolf Steiner, criador da Antroposofia, Pedagogia Waldorf, Arquitetura e Medicina Antroposóficas e da Biodinâmica como referência de uma metodologia libertadora, criativa e bela. Temos a parceria do Coletivo Grãos de Luz, iniciativa que fortalece a cultura dos saberes ancestrais, principalmente ligada às ervas medicinais, rezas, crenças e valores da cultura rural e ancestral da região de Lumiar em Nova Friburgo.
Público atendido
Adolescentes
Adulto
Afrodescendentes
Alunos do Ensino Básico
Alunos do Ensino Fundamental
Analfabetos
Artesãos
Crianças
Idosos
Jovens
Comentários