Problema Solucionado
O Farmer’s Club: Clube de Agricultores, Pescadores e Empreendedores busca reduzir a pobreza e a vulnerabilidade rural que é grande nos municípios que fazem parte da região semiárida baiana e que corresponde a 66,6% do território do estado (278 de um total de 417 municípios). Com características próprias e peculiaridades específicas a região, de caatinga forte, apresenta problemas de toda ordem, tais como a falta de assistência técnica continuada, baixo incentivo financeiro e inclusão econômica das famílias, além de baixa produtividade ocasionado pelos longos períodos de estiagem . Mesmo do avanço das políticas púbicas dos governos grande parte das famílias de agricultores e agricultoras dessa região ainda possuem dificuldades de gerar ocupação e renda, vivem em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional ocasionando, em parte, o êxodo para os centros urbanos. Essas e outras situações têm dificultado o acesso das pessoas à apropriação de novas técnicas e tecnologias sociais que, de forma agregadas, poderiam ser capazes de permitir, às famílias dos agricultores e agricultoras, novas oportunidades e novas perspectivas de inserção econômica e social.
Descrição
O Farmer’s Club: Clube de Agricultores, Pescadores e Empreendedores é um programa que visa reduzir a pobreza rural, melhorar a segurança alimentar e a sustentabilidade e cuja metodologia procura organizar as pessoas em grupos de auto apoio. Esses grupos, por sua vez, são acompanhados, no mínimo, por cerca de 03 anos, pelos técnicos especialistas da Humana Brasil que, uma vez na comunidade, realizam uma interação metodológica ombro a ombro através do processo de formações continuadas e de ligações que coadunem para o acesso e inclusão dos beneficiários aos mercados e às políticas públicas.
Nesse período as pessoas adquirem habilidades e capacidades organizacionais, trabalham e melhoram técnicas e práticas agrícolas sustentáveis, produzem de forma eficiente, controlam despesas e, por meio do empreendedorismo, de ações agroecológicas e esforços coletivos aumentam a segurança alimentar e nutricional possibilitando ter melhoria de vida. Através de um clube organizado os membros aumentam sua capacidade de resolver problemas de forma integrada sendo que atualmente, nos territórios de atuação da Humana Brasil, estão contempladas mais de 9000 famílias beneficiárias do programa Clube de Agricultores.
• Aplicação na prática
A metodologia aplicada no clube acontece por meios de processos formativos com os técnicos da HPP procurando aumentar, também, a consciência dos agricultores sobre as várias questões de saúde e ambientais, inclusive, sobre a mitigação dos efeitos negativos das alterações climáticas. Outro ponto é a aplicação com ênfase especial nas mulheres chefes de família e aos jovens agricultores.
Estruturada de forma simples e eficiente a metodologia do Clube consiste em organizar 200 a 250 produtores a serem auxiliados por um líder de projeto da Humana Brasil, estimulados nos princípios da economia solidária e sustentabilidade. Os membros, por sua vez, cooperam entre si em grupos menores de 25 a 50 agricultores ou pescadores. Na comunidade os membros cooperam em grupos menores de 10 a 30 agricultores ou pescadores.
Na construção das redes, mobilização e organização das comunidades a metodologia foi dividida em 03 fases que são:
• Fase 01: a fase “se descobrindo e se fortalecendo” que envolve:
o Construir confianças;
o Repassar experiências para que as pessoas possam ganhar capacidade e habilidades para conduzir mudança;
o Ter visão compartilhada: unir os moradores da comunidade para construir uma visão compartilhada;
o Ter auto reconhecimento:
• Fase 02: a comunidade desabrochando que envolve:
o Trabalhar planos e metas;
o Trabalhar a crescente participação das comunidades;
o Captar recursos;
o Trabalhar e promover os beneficiários com crescente interação com o poder público.
• Fase 03: a comunidade em pleno desenvolvimento que envolve:
o Trabalhar a organização;
o Promover o empoderamento das pessoas;
o Contribuir para a elevação escolar e,
o Trabalhar a qualidade de vida das pessoas e da comunidade;
Para a aplicação prática os técnicos contam com o “caderno do agricultor” que é uma ferramenta de auxílio que permite monitorar a evolução das famílias. Essa evolução é monitorada tanto pelo técnico como pelo próprio beneficiário. Assim, é possível cobrar, acompanhar, monitorar e reivindicar a presença dos técnicos conforme planejamento técnico. No caderno todas as informações são registradas e o que foi aprendido pode ser visto por outras pessoas do grupo familiar ou grupo produtivo.
• Envolvimento da comunidade
Os clubes buscam a organização e desenvolvimento sustentável das famílias, a fim de estimular a prática da ajuda mútua baseada nos princípios da economia solidária e da sustentabilidade. Todo este trabalho resulta no fortalecimento de ações paralelas com o envolvimento da comunidade através das campanhas de conscientização nutricional e ambiental, ações preventivas, de saneamento, combate a doenças e saúde pública. Para trabalhar o processo de envolvimento da comunidade a primeira tarefa desenvolvida pelas pessoas no Clube de Agricultores e Pescadores é trabalhar o treinamento básico sob a liderança do instrutor de Agricultura / Pesca que permanece na comunidade com vistas a estabelecer uma trama no campo de demonstração prática. Nesse contexto, os membros se reúnem uma ou duas vezes por semana para ações de campo. Isso pode ser em conjunto para preparar o solo, plantar as sementes, fazer a manutenção da cultura, da pesca e ter discussões com o instrutor Agricultura /Pesca e entre si e com o envolvimento da comunidade. Quando é hora da colheita, os agricultores e pescadores compartilham o resultado do enredo via demonstração. É importante ressaltar que nem todos os/as agricultores/as e pescadores/as não vai ver crescer legumes e ervas em seu próprio campo no primeiro ano, mas terá aprendido a fazê-lo e apreciar sua importância e estarão preparados para fazê-lo no próximo ano. Com o Clube de Agricultores e Agricultoras enfatizamos os problemas com destaque para as peculiaridades de cada reg
Recursos Necessários
- Custo Operacional para logística das visitas dos técnicos (gasolina, manutenção veículos, equipamentos como computador, data show, câmera fotográfica);
- Alimentação e hospedagem para encontros e oficinas ;
- Equipamentos (computador, data show, câmera fotográfica);
- Custo com a Produção do Caderno do Agricultor/a
Resultados Alcançados
Os resultados alcançados com o Farmer's Club podem ser vistos na eficiência de produção, segurança alimentar, acesso à água e cuidado dos/as 9.000 agricultores/pescadores dos 40 municípios de 09 territórios de identidade no Estado da Bahia-Brasil que atuamos.
Desde o período de implementação da metodologia houve aumento de renda dos agricultores e pescadores em 11% e um novo espírito das pessoas em focar a educação e saúde. O resultado é uma mudança no espírito de solidariedade cujos agricultores e pescadores começaram a treinar outras pessoas das comunidades vizinhas para acesso aos mercadores e às políticas dos governos criando um valor compartilhado entre eles.
Em 02 anos as habilidades das pessoas foram melhoradas em 60% visto que, depois dos 03 anos de intervenção, eles e elas são capazes de fazer muito mais do que imaginavam considerando, sobretudo, respeitar o meio ambiente a partir do aprendizado e da convivência com o semiárido.
É importante ressaltar que a metodologia do Farmer's Clube ampliou, ainda mais, o reconhecimento das empresas para apoio financeiro em novas ações, métodos, tecnologias e operações/abordagens da gestão similares.
Outro ponto que merece destaque é que, por meio do programa, as famílias foram estimuladas a se reunirem para tratar de temas de importância da sua comunidade; participam mais ativamente de eventos de sensibilização, geração de renda e dos cursos oferecidos e oportunidades criadas; estão mais ativos nas campanhas de saúde e nutrição; dos cuidados com o meio ambiente; no debate sobre as questões econômicas, socioculturais e políticas da sociedade onde vivem.
Comentários