Resumo
O Projeto CENTRO INTEGRADO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS – CIAC é uma grande ação de fomento, desenvolvimento e inovação para a qualidade de vida e educação na cidade de Fortaleza/CE. Sua iniciativa é pautada por princípios, lógicas e éticas da sustentabilidade tendo como conceitos base o DENSENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e TECNOLOGIAS SOCIAIS.
A cidade de Fortaleza é um grande centro urbano, massivo e adensado que demonstra diversas problemáticas e crises de infraestrutura, como a maioria das grandes cidades brasileiras. Nesse sentido, apontar soluções e oportunidades que possam servir de referência para a melhoria a qualidade de vida é um dos principais objetivos do CIAC, visando se consolidar como uma UNIDADE DE REFFERÊNCIA PEDAGÓGICA em tecnologias sociais aplicadas à sustentabilidade.
O CIAC está localizado no bairro de Sapiranga, uma região de grandes contrastes sociais e de evidente desigualdade, onde uma grande parcela da população ainda não tem acesso aos direitos básicos de saneamento e, principalmente, de educação. Um agir consciente propulsiona a iniciativa deste projeto que visa integrar a educação ambiental com o empoderamento comunitário, trazendo a comunidade para dentro do centro de ensino e demonstrando e incentivando as soluções viáveis para uma mudança de hábitos e para um bem viver com qualidade e integração com a natureza.
Com a oportunidade desse projeto, por iniciativa da Fundação Samura, que já atuava na região através da Creche-Escola Samura, sonhou-se com a expansão do número de crianças atendidas. Através da inserção de novas instalações, como Biblioteca Comunitária, Cozinha Comunitária, Horta Comunitária, Salão Multiuso e Anfiteatro, buscou-se aproximar ainda mais os estudantes, os pais e a comunidade como um todo para usufruir dos benefícios dessa nova estrutura. O CIAC foi idealizado e projetado a partir dos três pilares das tecnologias sociais: baixo impacto, baixo custo e fácil replicação, servindo de modelo em técnicas como bioconstrução, geotinta, captação de água da chuva, saneamento ecológico e arquitetura eficiente.
Com essa ação, visa-se incluir, no contexto pedagógico, um ensino voltado à educação ambiental que atenda aos padrões da Política Nacional de Educação Ambiental. Dele devem fazer parte temas ambientais e transversais à formação de crianças, jovens e adultos, aproximando as pessoas das soluções mais eficientes para o dia a dia.
Somando a essa iniciativa, está o Instituto Educação, Cidadania e Cultura da Sustentabilidade - IECCUS, sediado em João Pessoa. O IECCUS conta com uma equipe de profissionais e voluntários dispostos a articular o que for necessário para tornar essas tecnologias viáveis e acessíveis, tornando o sonho do CIAC uma realidade.
Objetivo
Bioconstruir o Centro Integrado de Ação Comunitária a partir da mobilização social da comunidade e empoderamento das técnicas e conceitos de educação ambiental.
Problema Solucionado
A problemática surgiu a partir do cresciemtno da demanda por vagas em creches na região de Sapiranga, Fortaleza/CE, a antiga Creche-Escola Samura já funcionava além de sua capacidade atendendo 45 crianças, e a nova proposta atende atualmente 95 crianças, contando com espaços mais amplos e novos equiapamentos. Na oportundiade além de utilizar de técnicas construtivas sustentáveis como hiperadobe e blocos de terra crua - BTCs, também foram utilizadas técnicas de conhecimento popular como a geotinta e a taipa-de-mão, resgatando saberes e aprimorando as técnicas. Para as fudações foi elaborada uma técnica mista o "hiperconreto" que consiste em utilizar os sacos raschel do hieradobe com uma massa de concreto farofada. Além das técnicas construtivas, também foram utilizadas técnicas de saneamento ecológico, como a bacia de evapotranspiração e a vala de infiltração e evapotranspiração, servindo de inspiração e ténica de baixa custo para a comunidade local que sofre com problemas de saneamento. A captaçãod eágua da chuva também foi planejada bem como o usod e telhados verdes e outros materiais reciclados como portas de madeira plástica e telhas de embalagem tetrapak, tudo isso para oferecer um novo espaço mais acessível e mais conforto para as crianças da Creche-Escola Samura, e que agora também atende a outros públicos da comunidade local.
Descrição
O presente Projeto tem por finalidade apresentar uma nova forma metodológica de trabalhar conceitos operativos e tecnologias desde a fase de projeto até a sua finalização e avaliação. Pensando dessa forma entre as várias etapas do Projeto, o Projeto Executivo será elaborado seguindo a metodologia fractal para elaboração de projetos, ressaltando a essencialidade de seus objetivos, resultados e metodologias a partir da regra 3:3:3. Tal metodologia tem foco nos resultados como ponto de partida para identificação das demais essencialidades. Nesse sentido temos para cada um dos 3 objetivos um resultado esperado e uma metodologia a ser implementada; a)sensibilização e mobilização comunitária -Mídias de intervenção, Modelo GATS de Governança da Água e do Território para a Sustentabilidade, Pedagogia do Amor; b) bioconstrução do CIAC - Vivências, mutirões, Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável - PEDS e c) Produção de um modelo de referência - Avaliações de desempenho, registro audiovisual, produção de mídias e educomunicação. para alcançar esses resultados foi executado um cronograma de etapas que consiste em A) PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DO PROJETO
O projeto executivo ficará a cargo do Instituto ECCUS com a devida orientação dos parceiros e financiadores, ajustando detalhes na medida que for conveniente para todos os participantes.
O projeto arquitetônico será elaborado em parceria com o Escritório Galpão101 na responsabilidade da arquiteta Ana Paula Palwschiewickz em parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba na responsabilidade do Prof. Doutor Geovany Silva e Profa. Dra. Lucy Donegan.
Durante a etapa de projeto arquitetônico o IECCUS fornecerá certificação de participação aos estudantes e profissionais que colaborarem com o desenvolvimento do projeto, na medida do possível providenciar duas (2) bolsas de estudos na modalidade extensão universitária.
B) SENSIBILIZAÇÃO
A etapa de sensibilização constará no período de divulgação da primeira etapa do plano de mídias, disseminando a proposta na comunidade. Será necessária a participação da Fundação Dimi Cuida e os contatos previamente estabelecidos com as lideranças da comunidade a fim de;
a) disseminar proposta do projeto
b) levantar voluntários
c) conscientizar da importância sociopolítica e cultural
d) Levantar e selecionar profissionais locais para participação direta
e) mobilização e participação social no escopo de projeto.
C) EXECUÇÃO
A etapa de execução ocorrerá nas três modalidades descritas abaixo.
a) continuada: a obra funcionará com os profissionais contratados de acordo com o estabelecido em orçamento prévio, membros da comunidade, profissionais externos equipe do IECCUS
b) Formação continuada: propõe que a execução do projeto também seja pedagógica, convidando membros da comunidade jovens e adultos entre 20-40 anos para capacitação profissional em técnicas de bioconstrução e construção sustentável a qual o IECCUS, junto com os parceiros, fornecerão certificação de capacitação profissional.
c) regime de mutirão: mutirões e vivências periódicas com convocação ampla pela comunidade para participação do andamento da obra, gerando diálogo de saberes e aprendizado entre os participantes e equipe técnica.
D) FINALIZAÇÃO
Etapa de finalização da obra, com limpeza e acabamentos com profissionais contratos sob supervisão da equipe gestora.
E) AVALIAÇÃO
Avaliação do projeto como um todo, com ampla participação de todos os atores e parceiros envolvidos a fim de levantar pontos e dados qualitativos e quantitativos para relatório final e legitimação do processo sociopedagógico.
Recursos Necessários
O principal recurso utilizado foi barro argiloso utilizado como prinicpal matéria prima para as técnicas construtvias junto com a malha raschel que foram utilizados 7.500m de malha para a construção de todo o complexo, além desses materiais foram utilizados como esquadrias, anilhas de concreto para janelas e portas de madeira plástica, a depender das estruturas, deve-se considerar diferentes investimentos em sistemas elétricos e sistema hidráulico-sanitário, ao todo participaram da contrução ao longo de 2 anos 23 colaboradores, sem contar com os mutirões, voluntários, e terceirizados.
Resultados Alcançados
Em relação ao primeiro objetivo de sensibilização da comunidade, foram produzidas 8 cartilhas e 1 apostila de tecnologias sociais aplicadas, foram realizadas 4 vivências com pessoas da comunidade e com a participação das professoras e pais de alunos para que se apropriassem e pudessem contribuir na gestão e manutenção do espaço. Em relação ao segundo objetivo, foi concluida a construção do Centro Integrado de Ações Comunitárias, com 524,90m² de área constrúida em um terreno de 1720m² contendo 5 salas de aula, biblioteca comunitária, salão multiuso, cozinha, depósitos, sistema de saneamento ecológico, areá de lazer, áreas e dependencias administrativas, horta pedagógica e jardim sensorial. Em relação ao último objetivo, hoje o projeto já está em operação atendendo a 95 crianças e recebe visitas de um CRAS que faz atendimento social uma vez por semana nas dependências do CIAC, para ampliar o alcance foi produzido um minidocumentáriod e 17min que relata as experiências dos colaboradores da obra, que eram pessoas da comunidade e pais de alunos.
Público atendido
Alunos do ensino basico
Adolescentes
Adulto
Crianças
Famílias de baixa renda
Jovens
Lideranças comunitarias
Operários da construcao civil
População em situação rua
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores