Resumo
O Projeto CENTRO INTEGRADO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS – CIAC é uma grande ação de fomento, desenvolvimento e inovação para a qualidade de vida e educação na cidade de Fortaleza/CE. Sua iniciativa é pautada por princípios, lógicas e éticas da sustentabilidade tendo como conceitos base o DENSENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e TECNOLOGIAS SOCIAIS.
A cidade de Fortaleza é um grande centro urbano, massivo e adensado que demonstra diversas problemáticas e crises de infraestrutura, como a maioria das grandes cidades brasileiras. Nesse sentido, apontar soluções e oportunidades que possam servir de referência para a melhoria a qualidade de vida é um dos principais objetivos do CIAC, visando se consolidar como uma UNIDADE DE REFFERÊNCIA PEDAGÓGICA em tecnologias sociais aplicadas à sustentabilidade.
O CIAC está localizado no bairro de Sapiranga, uma região de grandes contrastes sociais e de evidente desigualdade, onde uma grande parcela da população ainda não tem acesso aos direitos básicos de saneamento e, principalmente, de educação. Um agir consciente propulsiona a iniciativa deste projeto que visa integrar a educação ambiental com o empoderamento comunitário, trazendo a comunidade para dentro do centro de ensino e demonstrando e incentivando as soluções viáveis para uma mudança de hábitos e para um bem viver com qualidade e integração com a natureza.
Com a oportunidade desse projeto, por iniciativa da Fundação Samura, que já atuava na região através da Creche-Escola Samura, sonhou-se com a expansão do número de crianças atendidas. Através da inserção de novas instalações, como Biblioteca Comunitária, Cozinha Comunitária, Horta Comunitária, Salão Multiuso e Anfiteatro, buscou-se aproximar ainda mais os estudantes, os pais e a comunidade como um todo para usufruir dos benefícios dessa nova estrutura. O CIAC foi idealizado e projetado a partir dos três pilares das tecnologias sociais: baixo impacto, baixo custo e fácil replicação, servindo de modelo em técnicas como bioconstrução, geotinta, captação de água da chuva, saneamento ecológico e arquitetura eficiente.
Com essa ação, visa-se incluir, no contexto pedagógico, um ensino voltado à educação ambiental que atenda aos padrões da Política Nacional de Educação Ambiental. Dele devem fazer parte temas ambientais e transversais à formação de crianças, jovens e adultos, aproximando as pessoas das soluções mais eficientes para o dia a dia.
Somando a essa iniciativa, está o Instituto Educação, Cidadania e Cultura da Sustentabilidade - IECCUS, sediado em João Pessoa. O IECCUS conta com uma equipe de profissionais e voluntários dispostos a articular o que for necessário para tornar essas tecnologias viáveis e acessíveis, tornando o sonho do CIAC uma realidade.
Objetivo
Bioconstruir o Centro Integrado de Ação Comunitária a partir da mobilização social da comunidade e empoderamento das técnicas e conceitos de educação ambiental.
Problema Solucionado
A problemática surgiu a partir do cresciemtno da demanda por vagas em creches na região de Sapiranga, Fortaleza/CE, a antiga Creche-Escola Samura já funcionava além de sua capacidade atendendo 45 crianças, e a nova proposta atende atualmente 95 crianças, contando com espaços mais amplos e novos equiapamentos. Na oportundiade além de utilizar de técnicas construtivas sustentáveis como hiperadobe e blocos de terra crua - BTCs, também foram utilizadas técnicas de conhecimento popular como a geotinta e a taipa-de-mão, resgatando saberes e aprimorando as técnicas. Para as fudações foi elaborada uma técnica mista o "hiperconreto" que consiste em utilizar os sacos raschel do hieradobe com uma massa de concreto farofada. Além das técnicas construtivas, também foram utilizadas técnicas de saneamento ecológico, como a bacia de evapotranspiração e a vala de infiltração e evapotranspiração, servindo de inspiração e ténica de baixa custo para a comunidade local que sofre com problemas de saneamento. A captaçãod eágua da chuva também foi planejada bem como o usod e telhados verdes e outros materiais reciclados como portas de madeira plástica e telhas de embalagem tetrapak, tudo isso para oferecer um novo espaço mais acessível e mais conforto para as crianças da Creche-Escola Samura, e que agora também atende a outros públicos da comunidade local.
Descrição
O presente Projeto tem por finalidade apresentar uma nova forma metodológica de trabalhar conceitos operativos e tecnologias desde a fase de projeto até a sua finalização e avaliação. Pensando dessa forma entre as várias etapas do Projeto, o Projeto Executivo será elaborado seguindo a metodologia fractal para elaboração de projetos, ressaltando a essencialidade de seus objetivos, resultados e metodologias a partir da regra 3:3:3. Tal metodologia tem foco nos resultados como ponto de partida para identificação das demais essencialidades. Nesse sentido temos para cada um dos 3 objetivos um resultado esperado e uma metodologia a ser implementada; a)sensibilização e mobilização comunitária -Mídias de intervenção, Modelo GATS de Governança da Água e do Território para a Sustentabilidade, Pedagogia do Amor; b) bioconstrução do CIAC - Vivências, mutirões, Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável - PEDS e c) Produção de um modelo de referência - Avaliações de desempenho, registro audiovisual, produção de mídias e educomunicação. para alcançar esses resultados foi executado um cronograma de etapas que consiste em A) PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DO PROJETO
O projeto executivo ficará a cargo do Instituto ECCUS com a devida orientação dos parceiros e financiadores, ajustando detalhes na medida que for conveniente para todos os participantes.
O projeto arquitetônico será elaborado em parceria com o Escritório Galpão101 na responsabilidade da arquiteta Ana Paula Palwschiewickz em parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba na responsabilidade do Prof. Doutor Geovany Silva e Profa. Dra. Lucy Donegan.
Durante a etapa de projeto arquitetônico o IECCUS fornecerá certificação de participação aos estudantes e profissionais que colaborarem com o desenvolvimento do projeto, na medida do possível providenciar duas (2) bolsas de estudos na modalidade extensão universitária.
B) SENSIBILIZAÇÃO
A etapa de sensibilização constará no período de divulgação da primeira etapa do plano de mídias, disseminando a proposta na comunidade. Será necessária a participação da Fundação Dimi Cuida e os contatos previamente estabelecidos com as lideranças da comunidade a fim de;
a) disseminar proposta do projeto
b) levantar voluntários
c) conscientizar da importância sociopolítica e cultural
d) Levantar e selecionar profissionais locais para participação direta
e) mobilização e participação social no escopo de projeto.
C) EXECUÇÃO
A etapa de execução ocorrerá nas três modalidades descritas abaixo.
a) continuada: a obra funcionará com os profissionais contratados de acordo com o estabelecido em orçamento prévio, membros da comunidade, profissionais externos equipe do IECCUS
b) Formação continuada: propõe que a execução do projeto também seja pedagógica, convidando membros da comunidade jovens e adultos entre 20-40 anos para capacitação profissional em técnicas de bioconstrução e construção sustentável a qual o IECCUS, junto com os parceiros, fornecerão certificação de capacitação profissional.
c) regime de mutirão: mutirões e vivências periódicas com convocação ampla pela comunidade para participação do andamento da obra, gerando diálogo de saberes e aprendizado entre os participantes e equipe técnica.
D) FINALIZAÇÃO
Etapa de finalização da obra, com limpeza e acabamentos com profissionais contratos sob supervisão da equipe gestora.
E) AVALIAÇÃO
Avaliação do projeto como um todo, com ampla participação de todos os atores e parceiros envolvidos a fim de levantar pontos e dados qualitativos e quantitativos para relatório final e legitimação do processo sociopedagógico.
Recursos Necessários
O principal recurso utilizado foi barro argiloso utilizado como prinicpal matéria prima para as técnicas construtvias junto com a malha raschel que foram utilizados 7.500m de malha para a construção de todo o complexo, além desses materiais foram utilizados como esquadrias, anilhas de concreto para janelas e portas de madeira plástica, a depender das estruturas, deve-se considerar diferentes investimentos em sistemas elétricos e sistema hidráulico-sanitário, ao todo participaram da contrução ao longo de 2 anos 23 colaboradores, sem contar com os mutirões, voluntários, e terceirizados.
Resultados Alcançados
Em relação ao primeiro objetivo de sensibilização da comunidade, foram produzidas 8 cartilhas e 1 apostila de tecnologias sociais aplicadas, foram realizadas 4 vivências com pessoas da comunidade e com a participação das professoras e pais de alunos para que se apropriassem e pudessem contribuir na gestão e manutenção do espaço. Em relação ao segundo objetivo, foi concluida a construção do Centro Integrado de Ações Comunitárias, com 524,90m² de área constrúida em um terreno de 1720m² contendo 5 salas de aula, biblioteca comunitária, salão multiuso, cozinha, depósitos, sistema de saneamento ecológico, areá de lazer, áreas e dependencias administrativas, horta pedagógica e jardim sensorial. Em relação ao último objetivo, hoje o projeto já está em operação atendendo a 95 crianças e recebe visitas de um CRAS que faz atendimento social uma vez por semana nas dependências do CIAC, para ampliar o alcance foi produzido um minidocumentáriod e 17min que relata as experiências dos colaboradores da obra, que eram pessoas da comunidade e pais de alunos.
Público atendido
Alunos do Ensino Básico
Adolescentes
Adulto
Crianças
Famílias de Baixa Renda
Jovens
Lideranças Comunitárias
Operários da Construção Civil
População em Situação de Rua
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