Problema Solucionado
A adolescência é uma etapa delicada e relevante na consolidação do caráter e das competências atitudinais. É nessa fase que os encantos da infância são substituídos pelos desencantos das alterações hormonais provocando distanciamento e olhares mais severos dos adultos. A dificuldade de confiar colocam fogo no conflito geracional e dentro do ambiente escolar, isso se traduz em indisciplina, conflitos verbais e físicos e desinteresse pela escola. Tratando-se de jovens de baixa renda mais expostos a vulnerabilidades sociais essas questões se agravam. Como descreve o professor Antonio Carlos G. Costa (2006): "São pessoas em condições peculiares de desenvolvimento físico, psíquico e social. Suas principais características: ingresso precoce no mercado de trabalho; relação conflitiva com a educação formal; vivência de todo tipo de privação; proximidade de situações de risco e de condutas divergentes; reduzida capacidade competitiva com jovens de outros segmentos sociais; constituição mais precoce de família; dificuldade em obter moradia própria. Essa juventude não pode continuar sendo ignorada ou lembrada apenas pelos mecanismos de controle social do Estado (polícia e justiça)."
Descrição
A Tecnologia Social Academia Educar, desde 1989, atende adolescente que estejam estudando na rede pública de Campinas, em contra turno escolar, oferecendo atividades de reforço e oficinas de cidadania. Em 1998, o professor Antonio Carlos Gomes da Costa, em colaboração com a equipe Educar, reformulou a Academia Educar, substituindo o reforço escolar por atividades práticas que despertam o protagonismo juvenil e a cidadania, metodologia que vem sendo aplicado até hoje. Colocando o desenvolvimento do adolescente como o foco do projeto, e entendendo que para que o protagonismo juvenil e a cidadania sejam incorporados, eles precisam ser praticados por meio da realização de projetos que resolvam problemas reais de suas escolas e comunidades. Orientam também a nossa prática os quatro pilares da educação - Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer - estabelecidos pela UNESCO e os ensinamentos dos professores Rubem Alves e José Pacheco. Na Academia Educar as nossas premissas de atuação com os adolescentes são: a) Acreditar na capacidade do jovem; 2) Promover uma postura protagonista e cidadã; 3) Garantir espaço para o diálogo; 4) Inspirar e transpirar. Esse conjunto de conceitos e premissas orientam toda a nossa prática. A Academia Educar acontece anualmente, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e com as Diretorias Regionais de Ensino Leste e Oeste do Estado de São Paulo. Os parceiros indicam 20 escolas, por ano, para que em fevereiro sejam divulgadas as 100 vagas, e realizado o processo de seleção dos adolescentes participantes do ano. Em março, é iniciada a Jornada Academia Educar, um percurso pedagógico de 250h composto por 32 oficinas, que abordam temas relevantes e significativos para o universo juvenil, e 7 projetos-desafios, divididos em curta, média e longa duração. Nas oficinas, os adolescentes ampliam o seu repertório e encontram espaços para dialogar e adquirir formação em: boas-vindas, integração, como multiplicar na escola, valores humanos e ética, identidade, expressão corporal, comunicação, comunicação não violenta, jogos cooperativos, teatro, escrevendo minha liberdade, jovem na história, momento do cuidado, drogas, redes sociais, a jornada do herói, planejamento do projeto na escola, estação vivência, catavento de letras e números, contação de histórias, estudar e empreender, política, sexualidade, filosofia, marketing pessoal, educação financeira, saúde, educação profissional, eu e o mundo, adolescência, circuito autoconhecimento, encerramento do ano. Intercalando com as Oficinas, os participantes executam 7 projetos-desafios em diferentes grupos e prazos. A cada conquista e entrega de um projeto-desafio são celebradas valorizando os resultados e as aprendizagens adquiridas. Os projetos desafios são: Multiplicação na escola; Oasis Educar; Catavento de Letras e Números; Estação Vivência; Conhecendo o Mundo; Projeto na Escola; Curta na Educar; Espetáculo de Encerramento. Um fator metodológico de grande sucesso e aceitação entre os jovens é contar com o apoio dos monitores juvenis, egressos da Academia Educar, que atuam como protagonistas na condução e facilitação das Oficinas e dos Projetos-desafios, se consolidando como uma referências para os jovens recém chegados e garantindo uma linguagem de jovem pra jovem. A prática nos revelou também que um dos grandes diferenciais da Academia Educar é a mudança na forma como olhamos o jovem, e, a partir disso, da forma como nos relacionamos com eles e como eles acabam se percebendo. Identificamos que era necessário sensibilizar também os demais adultos que se relacionam com esses adolescentes. Assim, realizamos uma formação com os professores-voluntários que acompanham os projetos de protagonismo juvenil dentro da escola, por meio de encontros durante o ano onde apresentamos os conceitos da Academia Educar e desenvolvemos os temas: as premissas de uma relação educadora; competências socioemocionais, ferramentas de desenvolvimento de projetos e técnicas de feedback, diálogo e escuta ativa e atenta. É feito também um trabalho de sensibilização das famílias destacando a importância de todos estarmos juntos oferecendo suporte e incentivo à atuação protagonista e cidadã dos jovens.
Recursos Necessários
Itens necessários: Espaço para a realização das atividades: seguro e com uma infraestrutura para as atividades em grupo incluindo: água potável, banheiros, ar-condicionado ou ventiladores e cadeiras móveis, pois elas serão usadas nas dinâmicas. Aquisição de materiais pedagógicos: canetas, canetinhas, tesouras, colas, cartolinas e papéis. Itens opcionais: Alimentação dos Participantes: é uma responsabilidade que assumimos para garantir que não se atrasem nos deslocamentos entre casa-projeto-escola, mas dependendo do contexto local. Equipamento Datashow e Som: São recursos que auxiliam a apresentação, não tê-los não impede a sua realização. Muitos dos jovens que participam do projeto não contam com esses recursos quando vão multiplicar o que aprenderam na escola. Auxílio-Transporte dos Jovens: Vale verificar as possibilidades de oferecer auxílio-transporte. Camiseta do Projeto: As camisetas servem como forma de identificar os participantes durante as atividades externas. Servem também para dar a ideia de pertencimento ao grupo, mas o crachá também pode ser uma alternativa. Bolsa-Auxílio para Monitores: caso seja viável, é interessante oferecer uma bolsa-auxílio até que eles comecem a aprender a lidar com o próprio dinheiro e a tomar decisões. Os monitores recebem uma bolsa-auxílio de (R$1.100,00/ano) e uma bolsa de estudos no valor e uma bolsa de estudos no valor de R$200,00 ao mês (R$2.400/ano), ambas aprovadas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Resultados Alcançados
Já são mais de 4.600 jovens formados, 90 monitores juvenis e 80 escolas públicas. Os resultados da implementação podem ser verificados em diferentes dimensões: 1º) impacto nos jovens: se fortalecem e ampliam o leque de possibilidades de futuro reduzindo a propensão à comportamentos de risco. Academia contribui para a conquista da autonomia, permanência do adolescente no sistema educacional e fortalecimento do vínculo entre eles e com a escola, os familiares e a comunidade. A avaliação realizada pela Epistemics/FIA/USP verificou que 31% dos egressos concluíram o ensino superior e 30% estão cursando, contra uma média nacional de 16%, comprovando que passar pelo projeto reduz a evasão no ensino médio. A avaliação mostrou também que os egressos são mais engajados em temas socioambientais e mais conscientes politicamente, sem qualquer víeis de doutrinação. A Academia cria um pólo de atração de competências de lideranças transformadoras. Em 2014 a jovem Majori Nascimento se descobriu uma talentosa contadora de histórias durante o projeto-desafio na escola. Criou o projeto Contar e Compartilhar, levando para professores as técnicas de contação de história e em 2016 foi reconhecida pelo projeto em Harvard (EUA). A jovem Suelen Souza realizou o seu sonho de infância entrando no programa Profis da Unicamp. 2º) impacto no ambiente escolar: Os projetos-desafios que são executados dentro da escola dão conta de transformar o ambiente engajando outros jovens e fortalecendo a relação aluno-professores-gestão-comunidade. Relato dos professores evidencia que as atividades desenvolvem as habilidades socioemocionais, diminuem os conflitos físicos e verbais, engajam os alunos nas propostas pedagógicas e melhora a capacidade de diálogo entre alunos e professores. A gestão democrática é colocada em prática (meta 19 do PNE). A EMEF Oziel Alves Pereira, por exemplo, criou um núcleo de protagonismo juvenil dando voz aos alunos. 3ª) reconhecimento público da metodologia: Em 2016, a Secretaria Municipal de Educação e as Diretorias de Ensino Leste e Oeste de Campinas convidaram a Fundação Educar para oferecer a formação de Mentor em Protagonismo Juvenil para os professores das redes. Esse convite reconhece na metodologia da Educar, premissas e ferramentas efetivas para o engajamento dos jovens e transformação do olhar dos educadores, consolidando um canal para a gestão democrática e a escola como centro de cidadania. Foram mais de 300 professores formados e a parceria já foi renov
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