Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

O Jardim Sensorial/Ccab/Ufca: Um Espaço Educador Inclusivo E Sustentável

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI-UFCA

O jardim sensorial composto por diferentes espécies vegetais e materiais reciclados foi concebido para atuar de forma educativa com a intenção de conscientizar a sociedade local para o respeito as diferenças, reduzindo a força dos preconceitos e maior atenção para a forma de viver das pessoas com algum tipo de deficiência, com ênfase aos deficientes visuais. É um instrumento inovador e útil, não só para os cegos mas para toda comunidade por estimular sentidos que se encontram adormecidos pela prioridade dada à visão. Na sua implantação e condução houve a preocupação com a educação ambiental e por isso foi construído para incentivar ao uso e manejo correto do meio ambiente.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

O Jogo Da Política

Laboratório Brasileiro de Cultura Digital

A tecnologia social “O Jogo da Política” é um conjunto de três jogos que simulam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, levando os jovens a vivenciarem a complexidade da política de forma simples e divertida e, ao mesmo tempo, profunda. Já foi aplicado em praças públicas em diferentes cidades como Guarulhos e Gavião Peixoto (SP), em Monte Carmelho (MG) e no LabHacker no Congresso Nacional (DF), escolas públicas e privadas em São Paulo, ONG CTC Digital, Instituto Alana e iniciativas como a Virada Educação e a Virada Poítica, também em São Paulo.

Temas: Educação Ver mais

Observasinos: Informação E Formação Sobre A Realidade E As Políticas Públicas

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

O Observasinos é uma ferramenta que promove a informação e formação sobre a realidade e as políticas públicas da região do Vale do Sinos e que busca o desenvolvimento regional inclusivo e sustentável.

Temas: Educação Ver mais

Observatório Da Criança E Do Adolescente -Oca

Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC)

Observatório da Criança e do Adolescente, Projeto OCA, tem como objetivo a formação de crianças, adolescentes e jovens com até 18 anos para o exercício da cidadania e entendimento dos Direitos Humanos, com ênfase nos direitos das crianças e adolescentes, na educação e no direito à cidade, bem como para a compreensão e atuação em questões importantes, como o orçamento público destinado ao território onde vivem. As formações acontecem utilizando a educação popular, educomunicação, ou seja, alinhamento de teoria e prática. E o resultado é a agência Voz da Quebrada, onde, por meio de boletins, vídeos, fotografias e outras formas de expressão, apresentam temas e suas reflexões à comunidade.

Temas: Educação Ver mais

Oficina Da Ciranda

Noisinho da Silva

A Oficina da Ciranda promove a inclusão de crianças deficientes via design de produtos, proporcionando segurança, independência e autonomia, de modo consistente e viável, além de representar uma alternativa de geração de renda para as pessoas que participam da Oficina.

Temas: Educação Ver mais

Oficinas De Artesanato E Construção De Identidade

Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Trata-se de uma metodologia de identificação de elementos regionais, realizada em oito municípios do Paraná, que, posteriormente, são incorporados aos produtos artesanais. Esta atividade visa agregar valor e identidade ao artesanato produzido pelas comunidades.

Temas: Renda Educação Ver mais

Oficinas Lablivre/Metaprojeto – Parque Da Juventude

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Criado em 2007 e situado no Parque da Juventude em São Paulo – capital, o Lablivre / Metaprojeto é um espaço aberto que oferece oficinas temáticas para o público de baixa renda. O Lablivre proporciona aos usuários o acesso a novas oportunidades educacionais, desenvolvimento de tecnologias, experimentações metodológicas e aprendizagem, a partir de atividades que envolvem, reciclagem de computadores, programação, uso de softwares livres, códigos abertos, cursos de inglês e LIBRAS, ampliando assim a inclusão digital, cultural e social da população menos favorecida.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Oldnet

Associaçao Cidade Escola Aprendiz

Oldnet é uma tecnologia social para promover o encontro entre gerações, a inclusão digital de idosos e a formação de jovens voluntários. Os programas intergeracionais incluem e aproximam esses dois pólos etários comumente excluídos: facilitam trocas, mutuamente benéficas, ao unir ativamente pessoas mais velhas e mais novas, aumentando sua cooperação, interação e troca.

Temas: Educação Ver mais

Ong Banco De Alimentos - Busca Onde Sobra, Entrega Onde Falta

Banco de Alimentos Associação Civil

Baseado numa proposta simples – a de coletar o alimento nos locais onde há sobra, para entregar onde ele falta –, o perfil de operações da ONG Banco de Alimentos requer a colaboração de muitos doadores e apoiadores, estrutura de transporte e esforços diários de logística. Recebidos pelas instituições, os alimentos coletados diariamente são utilizados no preparo de refeições, cumprindo o relevante papel de complementar a nutrição de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desenvolve, ainda, atividades de Educação Nutricional e conscientização para um maior engajamento no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Acesse: www.bancodealimentos.org.br

Temas: Alimentação Educação Ver mais

Orquestra De Vidas

Orquestrando a Vida

A "Orquestra de Vidas" trata-se de uma tecnologia social que promove a formação, a produção e circulação da arte musical. Nela estão estruturadas e sistematizadas uma base metodológica abrangendo aspectos pedagógicos para a formação musical-instrumental, aspectos administrativos, operacionais e financeiros para a produção musical e aspectos de inserção no mercado de trabalho para a circulação artística e cultural. Em suma, trata sobre a promoção da inclusão social de crianças e adolescentes e capacitação profissional de jovens através da música.

Temas: Educação Renda Ver mais

Fale Conosco