Educação

Educação

Tecnologia Arte-Despertar: Formação De Educadores

Associação Arte Despertar

Metodologia embasada na arte e cultura que se apóia em três eixos: atividades em sala desenvolvida pelo educador e seu grupo, reflexão sobre o trabalho realizado e aprofundamento de conteúdos da arte-educação, pedagogia e psicologia. É uma atividade voltada ao educador de instituição sociocultural.

Temas: Educação Ver mais

Tecnologia Assistiva De Baixo Custo Para Pessoas Com Deficiência

Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava – ACESA Capuava

A ACESA Capuava desenvolve uma Tecnologia Social através da construção de dispositivos de Tecnologia Assistiva com materiais de baixo custo, visando proporcionar à pessoa com deficiência que dispõe de poucos recursos financeiros, acesso a soluções que proporcionem maior independência, autonomia, qualidade de vida e inclusão social.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Tecnologia Social Da Memória (Tsm)

Instituto Museu Da Pessoa.net

A TSM usa a memória e as histórias de vida para enfrentar desafios coletivos e estimular pessoas e organizações a produzirem suas próprias histórias, valorizando as experiências e os saberes de todas as pessoas e suas comunidades. A partir do desenvolvimento de projetos coletivos de memória, busca desenvolver a capacidade de ouvir e aprender com o outro e impulsionar processos de mudança nas relações sociais por meio da construção, organização e socialização de histórias de vida, entendendo as histórias de vida como fonte de conhecimento, compreensão e conexão.

Temas: Educação Ver mais

Tecnologia Social De Educação Musical Modular

INSTITUTO RECICLANDO SONS

Uma metodologia de baixo custo e fácil reaplicação que utiliza a música como ferramenta de educação e democratização cultural, que visa à inclusão social, geração de renda, interação com a comunidade, diminuição da evasão e aumento do rendimento escolar, e o atendimento às famílias dos atendidos.

Temas: Educação Renda Ver mais

Tecnologia Social Espaços Mundos

IEP - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PORTAL

A Tecnologia Social Espaços Mundos reconhecida pela Fundação Banco do Brasil e ONU nasceu do desejo de voluntários sociais em retirar jovens e adolescentes da drogatição e situação de vulnerabilidade social. Fazemos isso através da educação integral voltada para o fomento de competências: ambientais, sociais, solidariedade, cooperação, espiritualidade e família. Atuamos em 18 municípios no Ceará e atendemos mais 2500 jovens e adolescentes por ano. Aplicamos a tecnologia em paralelo a qualificação profissional, ou seja, nossos jovens recebem formação profissional gratuita e encaminhamento para o mercado de trabalho, bem como formação humana em educação integral através dos Espaços Mundos.

Temas: Educação Renda Ver mais

Tecnologia Social Para Juventude Programa Aprendiz Comgás

Associaçao Cidade Escola Aprendiz

A Tecnologia aborda um conjunto de ferramentas e estratégias educativas para a elaboração e implementação de projetos sociais por jovens, tendo a participação e a ação como meios do exercício da cidadania. A tecnologia também é disseminada junto aos professores da rede pública do Estado de São Paulo.

Temas: Educação Ver mais

Tecnologias Sociais Como Espaços Pedagógicos No Pátio Da Escola

Fundação Luterana de Diaconia

O espaço escolar representa um grande potencial de transformação comunitária. Entretanto é fundamental que o corpo docente participe ativamente de processos de implementação ou desenvolvimento de novas ideias, para que haja efetividade a transformação pretendida. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire, localizada no assentamento Santa Maria do Ibicuí, em Manoel Viana, RS, foram implementadas 6 Tecnologias Sociais, e a partir delas se propôs a construção de um processo de reflexão e elaboração de planos de aula sobre as Tecnologias Sociais implantadas no pátio escolar, a fim de torná-las parte do cotidiano pedagógico da Escola.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Tecnologias Sociais E Formação Em Ciências Da Natureza De Educadores Do Campo

Universidade Federal de Viçosa

A Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa tem como proposta a formação de professores em docência multidisciplinar, em Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), para atuação nas escolas do campo. Visando o aprendizado significativo, contextualizado, ativo, e a formação por área de conhecimento, esta Tecnologia Social propõe o ensino aprendizagem das Ciências da Natureza por meio de diversas Tecnologias Sociais pertinentes à Agroecologia. Os/as estudantes são estimulados a pesquisar sobre estas Tecnologias, a escolher alguma visando às situações problemas da sua comunidade e a elaborar cadernos didáticos para as escolas do campo.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Tecnologias Sociais: Pensar, Fazer E Inovar Na Comunidade Escolar

Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gatass Filho

A tecnologia valoriza a troca e construção coletiva de saberes e a participação comunitária na construção do conhecimento. Propõe a articulação e interação entre um projeto político pedagógico e a comunidade escolar da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho, em Campo Grande (MS).

Temas: Educação Renda Ver mais

Televisando - Mídia E Educação À Serviço Da Comunidade Escolar.

Instituto GRPCOM

A proposta está ancorada na mídia TV como recurso pedagógico em, no mínimo, três frentes, sendo: Como Recurso Didático: ensinar as disciplinas e conteúdos através do que é transmitido na TV, fazendo assim, o aluno aprender com sentido e significado; Como Objeto de Estudo: preparar os alunos para que eles façam uma leitura ampla e crítica a respeito de tudo o que é veiculado pelos meios de comunicação ou, sobre um assunto específico; Como Forma de Expressão: trabalhar a expressão dos alunos para que se tornem protagonistas na produção de conteúdos e quando exercerem o papel de autores desenvolvam ainda mais a sua criticidade, e posicionamento acerca de diversos tema.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco