Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

Tecnologia Arte-Despertar: Formação De Educadores

Associação Arte Despertar

Metodologia embasada na arte e cultura que se apóia em três eixos: atividades em sala desenvolvida pelo educador e seu grupo, reflexão sobre o trabalho realizado e aprofundamento de conteúdos da arte-educação, pedagogia e psicologia. É uma atividade voltada ao educador de instituição sociocultural.

Temas: Educação Ver mais

Tecnologia Assistiva De Baixo Custo Para Pessoas Com Deficiência

Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava – ACESA Capuava

A ACESA Capuava desenvolve uma Tecnologia Social através da construção de dispositivos de Tecnologia Assistiva com materiais de baixo custo, visando proporcionar à pessoa com deficiência que dispõe de poucos recursos financeiros, acesso a soluções que proporcionem maior independência, autonomia, qualidade de vida e inclusão social.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Tecnologia Social - As Mãos De Luz – Aprender Com As Mãos Construindo O Futuro.

Oficina Escola As Mão de Luz

A Tecnologia social As Mãos de Luz - Aprender com as mãos construindo o futuro, é uma metodologia construída coletivamente e comunitariamente desde 1997 a partir do pensar, sentir e do fazer diários, tendo nas mãos o ímpeto da vontade e o ambiente concreto como as principais ferramentas de transformação das pessoas e do mundo, considerando que todos nós aprendemos ao longo de toda vida. Assim, somos capazes de desenvolver com autonomia a habilidade de criar e realizar com as mãos, equalizando sentimentos e desejos, tornando a labuta do cotidiano um viver de fazeres, saberes em múltiplas aprendizagens para a vida. São infinitas as possiblidades de criação e recriação dos materiais com as mãos, portanto, nossa metodologia irá mergulhar no universo íntimo de cada pessoa envolvida, considerando sua cultura, modos de vida, mapa mental, respeitando sempre sua identidade e cosmovisão de mundo. Ela nasce do desejo e da vontade de despertar nossa infinita capacidade de aprendizagem, seja na criatividade, na interação e na intimidade do indivíduo com suas limitações com o social, com o ambiente e seus elementos. A utilização de materiais biodegradáveis encontrados no espaço é uma das premissas da tecnologia, considerando que temos em nosso entorno objetos e materiais que a própria natureza nos apresenta para serem transformados em infinitas possibilidades de interação, dando um sentido ao aprendiz quando desperto, a identificar e relacionar-se com o ambiente e sua capacidade criativa. A tecnologia social – As Mãos de Luz – Aprender com as Mãos construindo o Futuro poderá ser facilitada em espaços de aprendizagem coletiva, seja em escolas formais ou informais, organizações sociais, grupos comunitários, empresas públicas e privadas, grupos de educadores, pedagogos entre outros interessados. Nossa tecnologia pode ser customizada e utilizada em qualquer território e pode ajudar muito e principalmente, pessoas com dificuldades de aprendizagem, cognição comprometida ou outro tipo de problema semelhante ligado a ansiedade, fobias, depressão, transtornos comportamentais e emocionais. Ela se concretiza a partir de uma sensibilização humana, da arte, auto escuta ativa, identificação dos materiais do entorno e o sonho em materializar um mundo mais orgânico, equilibrado com a natureza e seus princípios básicos de permanência. A aplicação e desenvolvimento da tecnologia se dá na condução de uma equipe de experientes educadores populares especializados em educação artística, música, danças circulares, arteducação, psicologia, bioconstrução, agroecologia, medicina popular entre outras especialidades, utilizando técnicas manuais artísticas, corporais e permaculturais com materiais ( orgânicos ou naturais) biodegradáveis e recicláveis em suas oficinas vivenciais.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Tecnologia Social Da Memória (Tsm)

Instituto Museu Da Pessoa.net

A TSM usa a memória e as histórias de vida para enfrentar desafios coletivos e estimular pessoas e organizações a produzirem suas próprias histórias, valorizando as experiências e os saberes de todas as pessoas e suas comunidades. A partir do desenvolvimento de projetos coletivos de memória, busca desenvolver a capacidade de ouvir e aprender com o outro e impulsionar processos de mudança nas relações sociais por meio da construção, organização e socialização de histórias de vida, entendendo as histórias de vida como fonte de conhecimento, compreensão e conexão.

Temas: Educação Ver mais

Tecnologia Social De Educação Musical Modular

INSTITUTO RECICLANDO SONS

Uma metodologia de baixo custo e fácil reaplicação que utiliza a música como ferramenta de educação e democratização cultural, que visa à inclusão social, geração de renda, interação com a comunidade, diminuição da evasão e aumento do rendimento escolar, e o atendimento às famílias dos atendidos.

Temas: Educação Renda Ver mais

Tecnologia Social Espaços Mundos

IEP - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PORTAL

A Tecnologia Social Espaços Mundos reconhecida pela Fundação Banco do Brasil e ONU nasceu do desejo de voluntários sociais em retirar jovens e adolescentes da drogatição e situação de vulnerabilidade social. Fazemos isso através da educação integral voltada para o fomento de competências: ambientais, sociais, solidariedade, cooperação, espiritualidade e família. Atuamos em 18 municípios no Ceará e atendemos mais 2500 jovens e adolescentes por ano. Aplicamos a tecnologia em paralelo a qualificação profissional, ou seja, nossos jovens recebem formação profissional gratuita e encaminhamento para o mercado de trabalho, bem como formação humana em educação integral através dos Espaços Mundos.

Temas: Educação Renda Ver mais

Tecnologia Social Para A Incubação De Empreendimentos Econômicos - Co-Labora

Associação Instituto Terroá

A tecnologia social Co-Labora é uma metodologia de incubação, assessoria e formação de empreendimentos econômicos inclusivos e solidários, desenvolvida pela incubadora tecnológica de empreendimentos solidários (ITES) e negócios de impacto socioambiental da Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto. Formada em 2014, a incubadora atua junto a cooperativas, microempresas, microempreendedores individuais, grupos informais e redes de cooperação. O Instituto Terroá é uma das entidades gestoras da Co-Labora, em parceria com docentes da USP. A Co-Labora articula métodos e ferramentas de incubação para assessoria e formação de empreendimentos econômicos inclusivos e comunitários, promovendo a integração entre gestão técnica e desenvolvimento humano.

Temas: Renda Educação Ver mais

Tecnologia Social Para Juventude Programa Aprendiz Comgás

Associaçao Cidade Escola Aprendiz

A Tecnologia aborda um conjunto de ferramentas e estratégias educativas para a elaboração e implementação de projetos sociais por jovens, tendo a participação e a ação como meios do exercício da cidadania. A tecnologia também é disseminada junto aos professores da rede pública do Estado de São Paulo.

Temas: Educação Ver mais

Tecnologias Sociais Como Espaços Pedagógicos No Pátio Da Escola

Fundação Luterana de Diaconia

O espaço escolar representa um grande potencial de transformação comunitária. Entretanto é fundamental que o corpo docente participe ativamente de processos de implementação ou desenvolvimento de novas ideias, para que haja efetividade a transformação pretendida. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire, localizada no assentamento Santa Maria do Ibicuí, em Manoel Viana, RS, foram implementadas 6 Tecnologias Sociais, e a partir delas se propôs a construção de um processo de reflexão e elaboração de planos de aula sobre as Tecnologias Sociais implantadas no pátio escolar, a fim de torná-las parte do cotidiano pedagógico da Escola.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Tecnologias Sociais E Formação Em Ciências Da Natureza De Educadores Do Campo

Universidade Federal de Viçosa

A Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa tem como proposta a formação de professores em docência multidisciplinar, em Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), para atuação nas escolas do campo. Visando o aprendizado significativo, contextualizado, ativo, e a formação por área de conhecimento, esta Tecnologia Social propõe o ensino aprendizagem das Ciências da Natureza por meio de diversas Tecnologias Sociais pertinentes à Agroecologia. Os/as estudantes são estimulados a pesquisar sobre estas Tecnologias, a escolher alguma visando às situações problemas da sua comunidade e a elaborar cadernos didáticos para as escolas do campo.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco