Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

Gaia+ Valores

Gaia+

A Tecnologia Social Gaia+ Valores é um sistema para criar uma cultura de paz em escolas públicas envolvendo alunos, professores e todos os funcionários. É baseada em evidências científicas e adaptável para as necessidades locais, respeitando costumes e saberes. Promove autoconhecimento, comunicação compassiva e meditação não religiosa. A implementação tem duração de 1 semestre a 1 ano. Causa uma transformação social verificada em números (como melhora nas relações interpessoais e desenvolvimento de comportamentos empáticos). Já beneficiou mais de 6 mil pessoas em cinco estados brasileiros desde fevereiro de 2017. O sistema é abrangente e adaptável para diferentes contextos.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Gincana De Preservação Dos Patrimónios Culturais E Naturais Do Vale Do Gramame

Congregação Holística da Paraíba - Escola Olho Vivo do Tempo

É uma prática educativa que desenvolve ações de cuidado e preservação do meio ambiente para a salvaguarda do patrimônio natural e cultural da região. Trata-se de uma tecnologia de educação ambiental que tem como fio condutor os recursos naturais e o patrimônio imaterial do Vale do Gramame, construindo diálogos com as vivências dos mestres/as de tradição oral local e outros saberes e fazeres do cotidiano da comunidade. Tem sido realizada com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, tendo como mediadores os educadores/as, sendo realizada de forma colaborativa envolvendo parcerias públicas e privadas. Como resultado, foi publicada uma cartilha para disseminar essa experiência.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Grupo Nós: Trabalho De Preparação Para A Vida Autônoma

Associação Fazendo História

A tecnologia possibilita a transição de adolescentes em situação de acolhimento institucional para a vida autônoma e inserida na comunidade, através do fortalecimento de vínculos afetivos (familiares, comunitários e com outros jovens), da apropriação dos espaços culturais e sociais da cidade e da construção de projetos de vida de profissão, moradia e uso consciente do dinheiro. O trabalho tem duração mínima de 3 anos e acontece de forma estruturada para apoiar os jovens nessa transição. É realizado através de uma parceria entre profissionais do Instituto Fazendo História, profissionais dos serviços de acolhimento e parceiros (voluntários, empresas apoiadoras e outras organizações sociais).

Temas: Saúde Educação Ver mais

Grupos De Encontros Famíla Que Acolhe

Prefeitura Municipal de Boa Vista

Os Grupos de Encontros Família que Acolhe são reuniões realizadas com as mulheres grávidas ou com crianças até 2 anos de idade, em especial aquelas com vulnerabilidade social, dividas por turmas, de acordo com o período gestacional ou idade da criança, que visa repassar informações relevantes sobre os cuidados e os estímulos necessários ao desenvolvimento da criança, de acordo com cada fase de vida.Nestes encontros também são dadas orientações e feitos encaminhamentos da área da saúde, educação e social. As turmas são iniciadas e finalizadas com o mesmo grupo de mulheres, gerando vínculos entre elas e oportunizando trocas de experiências.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Guarda Parque Mirim

Associação dos Moradores da Rua Martinho Poeta

O Guarda Parque Mirim é um programa social que prioriza o aprendizado integral da criança na faixa etária de 9 a 11 anos através da educação ecológica e artística. Ocorre na Área de Proteção Ambiental Delta do Jacuí, localizada nos municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Canoas, Nova Santa Rita, Camaquã e Triunfo, no Rio Grande do Sul, e tem como objetivo sensibilizar os estudantes para uma atitude responsável com o meio ambiente, com o outro e consigo. As atividades do programa ocorrem em 10 encontros sistemáticos em consonância com a base curricular do 4º ano do Ensino Fundamental. O Guarda Parque Mirim está sem sua quinta edição e possui vinculação direta com as escolas públicas.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Guardiões Do Vale Do Jacuípe

ASSOCIAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA CAMPESTRE FM

O "Projeto Guardiões do Jacuípe" visa a multiplicação da tecnologia social de monitoramento das ações climáticas com previsão do tempo, que possibilita a prevenção de desastres ambientais, causados por chuvas, com tempo / resposta para ações emergenciais e consequentemente defesa das comunidades, em especial as mais afetadas e localizadas em áreas de risco, por meio da formação de uma rede de jovens guardiões, capacitados e comprometidos com as suas comunidades, jovens esses, que tem um amplo conhecimento e responsabilidade com a área ambiental local, entre eles os lençóis freáticos, a mata atlântica, o uso racional das águas e a preocupação com as nascentes da região.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Fale Conosco