Problema Solucionado
Os criadores da Tecnologia Social trabalham em parcerias com escolas públicas a mais de cinco anos, e puderam constatar na prática o que dizem os números: a aprendizagem e o engajamento dos alunos estão baixos, enquanto a agressividade e os problemas de saúde mental só crescem. Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017 mostram que no 9º Ano do Ensino Fundamental apenas 2,9% dos alunos têm nível adequado em Português e 4,5% têm nível adequado em Matemática. Somam-se ainda dados preocupantes referentes à saúde mental: 98% dos professores sofrem de Burnout (sensação de esgotamento mental crônico), 40% dos jovens até 16 anos apresentam pelo menos um transtorno psiquiátrico e 71% dos estudantes têm dificuldades em habilidades sociais. Essa situação tende a ocasionar baixo rendimento escolar, problemas de comportamento e relacionamento, além de aumentar o risco de suicídio e a morbidade.
São comuns cenas de agressões físicas e verbais nas salas de aula. O ódio e o medo são presenças constantes. A situação precisa ser modificada urgentemente para uma cultura de paz e compaixão.
Descrição
A Tecnologia Social Gaia+ Valores foi concebida coletivamente entre cientistas, teóricos e professores da rede pública e foi sendo aprimorada e desenvolvida ao longo dos anos com sugestões de pais, alunos, professores, funcionários de escolas, secretários de educação e ONGs. A Tecnologia Social inclui questionários de avaliação contínuos para que as práticas sejam adaptadas para a realidade local e aprimoradas constantemente. O facilitador poderá utilizar o “Guia do Facilitador”, as Apresentações para professores e funcionários, o Material de Suporte, as Histórias para alunos, as tabelas com Sugestões de Atividades para alunos e todo o material anexado.
Etapas da aplicação:
1- Apresentação para comunidade escolar e elaboração de calendário
A Tecnologia Social é apresentada pelo facilitador para possíveis beneficiários, como professores, coordenadores, diretores escolares, alunos e/ou responsáveis. São apresentados os objetivos da Tecnologia Social (criar uma cultura de paz e compaixão) e os métodos de implementação (Encontros presenciais com professores/funcionários da escola e Encontros nas salas de aula com os alunos). Esse Etapa pode incluir uma ou mais reuniões presenciais. Todas as expectativas devem ser alinhadas. Nessa Etapa deve-se ouvir atentamente todas as demandas e particularidades da escola para moldar o uso da tecnologia respeitando as particularidades locais. Caso queira, o facilitador pode utilizar a apresentação “GaiaMais_Valores_1ApresentacaoGeral.pptx”.
Importante nessa fase:
- Levantar os principais desafios locais (por exemplo: alunos agressivos ou professores desestimulados).
- Construir coletivamente o planejamento das atividades.
2- Encontro com os professores e funcionários
Os Encontros com os professores e funcionários tem duração aproximada de 2 horas. Podem ser realizados de 4 até 7 Encontros, geralmente um por mês, podendo se estender de um semestre até um ano. Se possível, o facilitador utiliza as apresentações para ajudar a conduzir as atividades (enviadas em “Outros Documentos”, assim como o “Material de Suporte”). Exploramos os temas: Inteligência Emocional, Atenção Plena (incluindo a meditação não religiosa), Comunicação Não Violenta, Otimismo (estilo explicativo), Perseverança (mentalidade de crescimento) e Gratidão, tendo como base a Disciplina Positiva e a Psicologia Positiva. Caso seja necessária, a ordem pode ser modificada dependendo da demanda local.
Os Encontros sempre se iniciam com o agradecimento pela presença e participação de todos e com uma atividade mais dinâmica e prática. Em seguida, são abordados os desafios levantados na escola que podem ser discutidos durante o Encontro sob a base teórica a ser apresentada. Na sequência, apresenta-se a base teórica do dia (como Inteligência Emocional ou Comunicação Não Violenta). Depois realizamos atividades práticas sobre os temas. Em seguida, discutimos como podemos lidar com os desafios cotidianos se usarmos o que aprendemos e colocamos em prática as possíveis soluções, com encenações e exercícios. Por fim, retomamos o que foi apresentado e todos os participantes avaliam como foi o Encontro.
Importante nessa fase:
- Focar em soluções co-criadas conjuntamente com os professores/funcionários baseadas em evidências científicas.
- Deixar espaços para debates e dúvidas nos Encontros.
- Estimular a criação de ambientes harmônicos e compassivos nas salas de aula.
3- Encontro com alunos
Na sequência dos Encontros com professores/funcionários sempre ocorrem os Encontros com os alunos. Por exemplo, se o 1º Encontro com os professores/funcionários ocorreu em uma sexta-feira, na semana seguinte teremos o 1º Encontro com os alunos. E assim por diante durante toda a implementação de Tecnologia Social.
Com os alunos nós desenvolvemos as atividades durante uma aula com cada turma. Os temas a serem trabalhados são os mesmos que trabalhamos com os professores/funcionários, seguindo inclusive a mesma ordem. Porém não são utilizadas apresentações. Ao contrário, nós utilizamos o tripé: história, brincadeira e reflexão.
Na planilha “Sugestoes_atividades_alunos.xlsx” detalhamos as atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos para até os sete Encontros. As histórias estão no arquivo “Histórias_Alunos.pdf”.
Importante nessa fase:
- Envolver os alunos com as histórias, refletindo sobre o que aprendemos.
- Praticar nas brincadeiras o conteúdo apresentado.
4- Avaliação da comunidade sobre a Tecnologia Social
Todos Encontros com professores/funcionários terminam com uma avaliação preenchida pelos presentes. Esse feedback rápido e constante permite que sejam feitos os ajustes necessários na condução das atividades e que a Tecnologia Social atenda aos anseios dos beneficiados. Todos os testes estão em “Outros arquivos”.
Importante nessa fase:
- Realizar as avaliações e fazer os ajustes necessários com agilidade.
- Mostrar para participantes como a opinião deles estão ajudando a melhorar a Tecnologia Social.
Recursos Necessários
Para a aplicação da Tecnologia Social Gaia+ Valores é preciso:
- Uma sala para os Encontros com professores/funcionários com cadeiras para todos. Se possível, data show e computador para projetar as apresentações.
- Acesso aos documentos anexados como “Material de Suporte”, as apresentações, histórias para as crianças e tabela com as sugestões de atividades para alunos (disponíveis também se solicitados para eduardo.pacifico@gaiamais.org).
- Livro “Tenho Monstros na Barriga”, de Tônia Casarin, para o Encontro com alunos sobre Inteligência Emocional.
- Garrafa com água e glitter para Encontro com alunos sobre Respiração.
Resultados Alcançados
Já foram beneficiados por essa Tecnologia Social mais de 6 mil pessoas nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. Essa Tecnologia Social foi premiada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha em 2017 (Prêmio Von Martius) e foi tema de reportagem do programa Bem-Estar da Rede Globo de televisão.
Foram 500 professores e funcionários capacitados e 5.650 alunos beneficiados. A implementação ocorreu em 19 locais diferentes, incluindo escolas municipais, federais e ONGs.
Principais resultados:
- 95% de satisfação com o projeto.
- 95% dos professores acham que o projeto melhorou as próprias relações interpessoais (ouvir o outro, recusar pedidos, dar ou receber elogios e expressar sentimentos positivos) na escola.
- 88% dos professores acham que o projeto melhorou as relações interpessoais entre os alunos.
- 83% dos professores afirmam que o projeto melhorou a resolução de conflitos na escola.
- 88% dos professores acham que o projeto melhorou/desenvolveu comportamentos de generosidade em si.
- 90% dos professores acham que o projeto melhorou/desenvolveu comportamentos de generosidade nos alunos.
- 78% dos professores afirmam que o projeto aumentou a própria gratidão.
- 80% dos professores afirmam que o projeto aumentou o próprio otimismo.
- 73% dos professores afirmam que o projeto proporcionou maior autoconhecimento.
Depoimentos:
“Melhorou minha relação com a turma, minha maneira de ver determinadas situações em família ou na escola”. Herika O. Mendonça
“O grupo se tornou mais compreensivo e unido”. Thaynara de Pádua A. Brito
“Melhorou todas as relações: professor - professor, professor - aluno e aluno - aluno”. Thalita Teixeira
“Gostei muito das formações para os professores e das metodologias usadas com os educandos”. Weslene Martins da Silva
“Os alunos têm sido mais otimistas e perseverantes”. Kelly O. Morais
“Mudou a forma de lidar com mais paciência com as crianças bem como ajudá-las a resolver as situações de conflito”. Julia G. Silva
“Mudou minha forma de ver a vida e refletir sobre as situações”. Pollyanna de S. Arantes
“Aprendi a me enxergar no todo, a ficar mais presente”. Márcia de O. Souza
“O valor da perseverança e a relação dela com o sucesso foi algo que aprendi e quero levar para a vida”. Tatiana do N. Cavalcante
“Espero que todas as escolas tenham essa oportunidade”. Vanilde Alves Peres
“Que esse programa chegue à todas as escolas possíveis!”. Liliane Emanuelle S. Almeida
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