Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

Bairro Educador

Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável

Ações em 196 escolas, pautadas dentro da concepção de Educação Integral, ampliando tempos, espaços, atores e saberes. O Bairro Educador integra famílias às escolas, promove o direito à cidade e estimula a permanência interessada do aluno na escola, alinhando o currículo escolar ao saber local.

Temas: Educação Ver mais

Bairro Escola

Associaçao Cidade Escola Aprendiz

O Bairro-escola é um sistema de aprendizagem compartilhada entre escolas, comunidades, poder público, empresas e organizações sociais, que visa o desenvolvimento integral de indivíduos e seus territórios, com especial atenção às crianças, adolescentes e jovens. Uma das experiências em andamento é o Bairro-Escola Rio Vermelho - Salvador - Bahia. O Bairro-Escola Rio Vermelho (BERV) é uma ampla articulação comunitária que reúne diversos atores para contribuir com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio da ampliação de oportunidades educativas.

Temas: Educação Ver mais

Balcão De Formação E Orientação Profissional

ESSOR Brasil

O Balcão de formação e orientação profissional realiza qualificação profissional através da captação, divulgação e encaminhamento de indivíduos para vagas e apoio a empreendedores articulados a sociedade civil, poder público e empresa visando a inserção social e econômica dos cidadãos.

Temas: Educação Renda Ver mais

Banco Comunitário De Desenvolvimento Social

Associação Comunitária de Matarandiba

Constituído a partir da decisão da própria comunidade de Matarandiba, o que a torna gestora e proprietária do mesmo, o Banco Comunitário Ilhamar tem como objetivo principal a promoção do desenvolvimento territorial, através do serviço de micro crédito solidário e circulação de moeda social própria, fomentando à criação de redes locais de produção, comercialização e consumo. Baseia-se no apoio às iniciativas de economia solidária em seus diversos âmbitos, como: empreendimentos sócios produtivos, de prestação de serviços, de apoio à comercialização (bodegas, mercadinhos, bares, lojas, feiras de economia solidária etc.) e organizações de consumidores e/ou usuários.

Temas: Renda Educação Ver mais

Banco De Solidariedade

Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD)

Disponibilizar o “capital social livre” de uma comunidade como recurso voluntário e solidário para causas sociais. Cada cliente ao abrir uma “conta corrente” deposita seus “tempos livres” e declara “o que gostaria de ensinar, doar ou oferecer” e “o que gostaria de aprender, ganhar ou receber”.

Temas: Educação Ver mais

Banco Do Estudante Bartselana (Banco Del Estudiante Bartselana - Perú)

Cooperativa del Estudiante Bartselana (PERU)

Educação e Inclusão Financeira com responsabilidade social e ambiental, onde estamos formando crianças, jovens e mulheres em "financeiramente alfabetizados", "cidadãos ambientais" e promovendo "cultura do poupar" como uma ferramenta essencial para superar problemas como: pobreza, reduzir a fome, diminuir evasão escolar, gerar emprego, empoderamento das mulheres no planejamento econômico familiar. Este grupo aprende de maneira prática e experimental o sistema financeiro, fazendo do "resíduo sólido" a principal moeda para as operações financeiras do primeiro banco verde sob o modelo cooperativo voltado para este público que educa em finanças seus futuros clientes gratuitamente.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Baú De Leitura

Movimento de Organização Comunitária

Proposta de leitura lúdica e contextualizada, destinam a crianças e adolescentes, suas famílias, educadores, educadoras e a toda à sociedade interessada no desenvolvimento da cidadania e sua concepção é balizada pela leitura para ampliar a visão de mundo. É dividido em Mote 01- Identidade, Mote 02- Meio Ambiente, Mote 03- Cidadania.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Biciclotrem

Pacto Ambiental

O Biciclotrem é uma ferramenta de mobilização social que tem como objetivo utilizar as linhas não operacionais da Estrada de Ferro Leopoldina, evitando o processo de sucateamento, a exemplo do que aconteceu no trecho a montante de Cataguases sentido Ponte Nova - Ouro Preto. Com quase três anos de atuação, essa tecnologia social já foi apropriada pela comunidade cataguasense e replicada em outras cidades margeadas pela Estrada de Ferro Leopoldina, como no caso de Visconde de Rio Branco e Viçosa. Além de preservar o patrimônio cultural ferroviário, é sustentável, não emite gazes causadores do efeito estufa, é construída com sucatas, promove a inclusão social e melhoria da qualidade de vida

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Boca De Rua

Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE)

O projeto Boca de Rua é um jornal que se propõe a tratar junto com os moradores de rua da cidade de Porto Alegre/RS os problemas passados por eles que estão à margem da sociedade, sem qualquer preocupação por parte da população, sem serem ouvidos e em situação de risco.

Temas: Educação Ver mais

Bornal De Jogos: Brincando Também Se Ensina

Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD)

Estudar matemática, português, ciências, história, geografia, e discutir cidadania, lógica, raciocínio, meio ambiente, direitos humanos, de forma alegre, prazerosa e lúdica.

Temas: Educação Ver mais

Fale Conosco