Problema Solucionado
O contexto histórico da educação brasileira foi iniciada de forma elitista e descontextualizada. A educação veio a ser um dever do estado muito tardiamente, consequentemente, a educação pública também.
Desde muito tempo os índices de analfabetismo foram muito altos e em se tratando da região nordeste, mais precisamente do semiárido, as negações de direitos sempre foram ainda maiores, e durante muito tempo atribui-se à seca os problemas e negligências enfrentados pelas populações dessa região.
Dos poucos livros que os/as alunos e alunas tinham acesso, a grande maioria era descontextualizada das realidades locais e sem representatividade, o que acabava refletindo na participação das famílias nas atividades da escola, que era muito pouca, não havia muito diálogo e nem estratégias para trazer as famílias até a escola, vista por muitos como espaço de “problemas e reclamações sobre os filhos e filhas”.
No campo da formação de educadores e educadoras, por conta da precarização da formação e inexistência de formação continuada para educadores/as do campo, se preocupavam apenas em ensinar a decodificar as palavras, centrando-se mais em regras de ortografia e sintaxe.
Descrição
Seguindo um passo a passo de trabalho, o Baú de Leitura tem na formação continuada uma ferramenta de implementação das mais importantes. E nesse processo destacam-se três etapas de trabalho na formação com educadores e educadoras: a sensibilização, aprofundamento da metodologia e a avaliação da prática. O primeiro sujeito a ser mobilizado para a formação inicial, que depois virá a se tornar multiplicador/a do processo, é o/a educador/a.
Após o/a educador/a ter participado do curso de sensibilização inicial, ele/ela deverá receber um Baú de Leitura completo (caixa, com os diversos títulos selecionados por motes, material didático de apoio, etc.). Em seguida, planejar bem o início do trabalho de forma que provoque nos/as educandos/as a curiosidade, o encantamento, o despertar e o prazer para o mundo imaginário e maravilhoso de leitura da literatura, da contação de histórias, da imaginação criativa e da reflexão sobre seu contexto.
O Baú de Leitura deverá ser trabalhado sem determinação de tempo para leitura. É o ler por prazer nesse dia. Realizam-se os seguintes passos:
1º Passo: Preparar o ambiente da sala de aula, enfeitando/decorando e buscando ser um dia diferente e agradável. Chamar as pessoas da comunidade, as famílias das crianças e para apresentar o Baú de Leitura – a chegada do Baú na escola/comunidade. Recepcionar bem a chegada do Baú de Leitura.
2º Passo: Colocar a turma em círculo, se possível todos/as no chão, de forma espontânea, apresentar o Baú de Leitura para as/os educandas/os que pode ser com a contação de uma história de forma bem descontraída e envolvente para que desperte a vontade de ler a história, ou outras formas de envolver/seduzir para o mundo da leitura;
3º Passo: Antes de iniciar a leitura dos livros de histórias infanto- juvenis, fazer um trabalho de identidade (sobre o nome, a família, a comunidade, como se sente, como se vê no mundo, etc.).
4º Passo: Depois separa de dentro do Baú de Leitura os livros do Mote 01- Identidade – nós e nossa identidade pessoal, étnica, de gênero e cultural. Dividir a turma em grupos e cada um deles ir se deliciar com a leitura dos livros. Deixar bem livre, sem determinação de tempo, para que todos/as leiam, deleitem e comentem, sem pressa e sem prescrever o tempo. Os/as alunos/as podem levar emprestado para casa e apresentar para a família. Porém, recomendar o cuidado com o livro, pois o mesmo deve servir para outras pessoas.
Quando todas/os terminarem de ler, no primeiro momento, trabalhar apenas as dimensões artísticas, apresentar através da contação a história para toda turma, recontar, desenhar, pintar, buscar uma música que lembre a história e diversas outras atividades artísticas. Cada grupo apresenta tudo que fez de forma criativa e depois os livros podem ser emprestados para que outros/as educandos/as dos outros grupos leiam também todos os livros. Iniciam-se reflexões sobre a dimensão social e política – relacionar a leitura com o trabalho de identidade, trabalhar valores, atitudes humanas de respeito, solidariedade, cooperação, respeitar a diversidade e as diferenças e o jeito de ser de cada pessoa. Ou seja, mexer com sentimentos humanos para que os/as educandos e educandas possam refletir bem cada história apresentada, cada debate que a história pode provocar, especialmente na região, contextualizando com o Semiárido.
5º Passo: Após concluir a temática/mote Identidade, ter lido e contextualizado, pode-se iniciar o trabalho com o Mote 02: Meio Ambiente e Tecnologia – Nós e a Natureza. Prepara-se o ambiente, de acordo com a temática. Por exemplo: fotos do ambiente do município, da comunidade, de algum rio, riacho ou aguada, de cisternas, de produtos da agricultura familiar, etc., recortes de revistas que trazem fotos do meio ambiente, dentre outras. Então é feita a mesma separação dos livros do Mote 01 e todo o processo acontece novamente. Divide a turma em grupo – momento de ler por ler, ler por prazer. Apropria-se da história, apresenta-se de forma criativa, artísticas, desperta a curiosidade para que todos os educandos/as da turma leiam aquele livro. Feito isso, inicia as reflexões sobre a dimensão social e política. Trabalhar com o tema ambiente pode provocar muitas atividades, mexer com elementos da comunidade, envolver a família. Buscar debater/problematizar com as questões ambientais da comunidade, do município e do mundo. Levar textos, filmes, revistas que possam ampliar a visão de mundo sobre a questão.
6º Passo: Depois inicia o Mote 03: Família, Sociedade, Cidadania e Participação Política – nós e nossa relação com os outros família e sociedade. Esse Mote pode provocar muitos debates e reflexões de problemas da comunidade, do município, do país e do mundo. Buscar conhecer bem os problemas da comunidade, debater, envolver a família para buscar resoluções, como por exemplo: relações sociais de gênero, tipos de violência, direitos da criança e adolescente, ausência de políticas pública
Recursos Necessários
Duas etapas essenciais: 1ª é o processo continuado de formação do/a educador que irá desenvolver a metodologia em sala de aula. 2ª é a seleção do acervo e preparação dos Baús. Ambas as etapas são realizadas pela equipe do MOC, que realiza a formação dos/as educadores/as no processo de sensibilização, aprofundamento e a avaliação da prática, bem como toda a etapa de preparação dos Baús de Leitura.
Para a realização das formações de/a educadores/as, o material necessário é:
Material didático (textos, pastas, bloco, caneta, lápis e borracha, lápis de cor, hidrocor, piloto atômico, tesouras, papel crepom) em quantidades de acordo com o número de participantes;
Edição do livro do Baú de Leitura: lendo histórias, construindo cidadania;
Livros do acervo do Baú de Leitura específicos para a formação.
Notebook;
Data- show;
Caixa de som.
Para a preparação de um Baú de Leitura, o material necessário é:
Acervo do Baú de Leitura conforme a letra de organização de cada baú (A ao M)- Média total de 45 livros divididos por 03 Motes (05 exemplares de cada título por Baú);
Caixa de sisal do Baú de Leitura;
Material didático (02 tesouras sem ponta, 100 folhas de ofício A4, 02 caixas de lápis de cor, 02 caixas de hidrocor, 02 caixas de giz de cera, 04 folhas de papel crepom sortido, 02 colas, 02 colas).
02 cadernos pequenos para registro das atividades e empréstimo de livros, 02 classificadores rápidos.
01 dicionário.
Resultados Alcançados
Existem grupos de teatros formados, grupos de cultura, de danças, grupos de poesias, bandas de músicas formadas, CDs, poetas, pintores, ambientalistas e até adolescentes e jovens que se inserem nos espaços de participação e construção de políticas como Conselhos, fóruns, etc. O Projeto serve como instrumento de desenvolvimento humano, para construção de um mundo melhor.
Dos resultados e impactos e mudanças elencam-se:
Mais de 100.000 crianças já passaram pela Metodologia do Baú de Leitura e acessaram a leitura lúdica e contextualizada e tornaram-se mais desinibidas e realizando apresentações públicas;
Mais de 3.000 Baús de Leitura sendo desenvolvidos na Bahia, envolvendo uma média de 100.000 crianças e adolescentes;
Elevação dos indicadores oficiais da educação nos municípios envolvidos: média de 6,15% na taxa de aprovação e de 1,2 pontos no IDEB (2010).
92% das escolas do campo dos municípios envolvidos possuindo bibliotecas e um acervo próprio de Leitura fomentado pelo Baú de Leitura;
Educadores e educando vem inovando e abrindo espaços interessantes de leitura na escola e na comunidade. Essas ações fortalecem e ampliam o trabalho iniciado em sala de aula, dinamizando as práticas educativas e envolvendo outros sujeitos no processo educativo. A Biblioteca Ambulante em Araci, a Gincana de Leitura e os Saraus em Santa Luz, os Concursos Literários de Valente, os Piqueniques de Leitura e o dia da Leitura na Praça em Ichu, a Feira Literária em Lamarão, as rodas de leitura e as Sacolas de Leitura de Barrocas, as salas de leitura em Riachão do Jacuípe e outras experiência têm contribuindo para consolidar essa metodologia participativa e a cultura e o prazer de ler na vida das crianças e adolescentes.
Média de 200 escolas elaboraram Projetos Políticos Pedagógicos contemplando o Baú de Leitura;
Universalização do Baú de Leitura em todas as escolas do campo nos municípios de Barrocas, Cansanção, Ichu, Itiúba, Nordestina, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe e Valente;
Elaboração de projetos de Captação de recursos nos municípios para ampliar o projeto e garantir continuidade da formação dos professores.
Integração com associações e sindicatos para ajudar no debate de Política Publica de Leitura;
Participação das representações do Baú de Leitura dos municípios em Conferências, Seminário e Comissão do Selo UNICEF.
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