Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

Fala Sério:formando Para Participação Na Política De Direitos Humanos No Ceará.

FRENTE DE ASSISTENCIA A CRIANÇA CARENTE

A tecnologia propõe ações de formação para 330 adolescentes representantes de 164 municípios cearenses, (exceção de Fortaleza e Região Metropolitana), bem como o fortalecimento dos espaços de participação e organização no campo de direitos humanos de crianças e adolescentes, visando à inserção de uma cultura de escuta qualitativa, com foco na preparação para participação nos processos de construção e decisão das políticas públicas e na implementação, monitoramento e avaliação da Política dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Ceará.

Temas: Educação Ver mais

Farol Do Saber E Inovação

Secretaria Municipal da Educação

O Farol do Saber e Inovação é um espaço disruptivo e não formal de ensino e aprendizagem vinculado às escolas municipais de Curitiba. Seu interior é dividido em dois ambientes destinados a biblioteca em que são disponibilizados os serviços de consulta e pesquisa ao acervo, empréstimo de livros e periódicos, acesso gratuito à internet; e ao espaço maker destinado à promoção da cultura da inovação e ao desenvolvimento de projetos e ações culturais para a comunidade. Esta tecnologia emprega a Aprendizagem Criativa, uma abordagem educacional defendida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), baseada em ambientes que incentivem a troca de experiências e saberes, a construção de conhecimentos e a resolução de problemas. Abrange estudantes, profissionais da escola vinculada e a comunidade do seu entorno.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Fast Food Da Política - Educação Política Acessível E Lúdica

FAST-FOOD DA POLÍTICA

Já pensou em aprender as regras do Sistema Político Brasileiro de forma rápida e divertida? A Fast Food da Política desenvolve ferramentas educacionais abertas, para promover o entendimento das regras que regem a Política, sua estrutura, processos e personagens. A partir de jogos e metodologias dialogamos sobre diversos temas que envolvem a compreensão das bases constitucionais, gestão pública e relações sociais. Já jogamos com mais de 8 mil pessoas e temos a linha de jogos do Molho Especial - projeto que aborda as regras (visíveis e invisíveis) entre Gênero e Política -, os Jogos de Eleições - explicam diferentes partes que compõem o processo eleitoral, focado nas esferas estadual e federal -, Jogos Tradicionais - referente às bases constitucionais brasileiras -, o Trabalho em Jogo - metodologia sobre a Justiça do Trabalho - e o Jogo da Política de Educação Aberta - para gestores que atuam com educação. Nossos jogos são de utilidade pública, abertos e disponíveis para que cada vez mais pessoas possam disseminá-los.

Temas: Educação Ver mais

Fazendo Minha História: Biblioteca Infantojuvenil

Associação Fazendo História

A tecnologia trabalha com o registro da história de vida de crianças e adolescentes em abrigos, histórias essas que muitas vezes se perdem no dia-dia dos serviços de acolhimento. Consiste em implantar uma biblioteca infantojuvenil no abrigo parceiro, formar educadores, gestores e colaboradores como figuras de mediação de leitura, além de elaborar álbuns com a história de vida de cada criança ou adolescente,a partir de relatos, depoimentos, fotos e desenhos que fazem parte de sua vida. Este álbum pertence à criança ou adolescente e irá acompanhá-lo por onde for.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Fazendo O Bem Em 3D: Ctdbem

Hospital Universitário de Santa Maria - UFSM

O CTdBem é um protocolo de Tomografia Multislice com ultra baixa dose de radiação para uso hospitalar, que possibilita a produção de estruturas virtuais e protótipos por meio da impressão 3D, dando previsibilidade aos procedimentos cirúrgicos, prevenindo o aparecimento de complicações durante os tratamentos nas diversas áreas da saúde. O processo começa na aquisição de imagens de tomografia do paciente, pós-processamento destas imagens e criação de modelos 3D. Com estes modelos, pode-se agilizar os procedimentos cirúrgicos, garantir precisão, otimizar o tempo de recuperação do paciente e prevenir infecção, bem como reduzir os custos do Sistema Único de Saúde.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Fazer Juntos – Material Educativo Em Unidades De Conservação

Instituto Siades

Metodologia participativa de produção de material educativo para a proteção da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, por meio de diagnóstico e mapeamento de potencialidades e problemáticas locais junto a atores sociais pertencentes à Unidade de Conservação (UC). Em 5 etapas, com duração de 6 meses, são realizadas oficinas de diálogo com metodologias participativas, como café mundial, biomapa e grupo focal, para mobilizar e articular atores locais para juntos definirem temas e conteúdos do material e desenharem um plano de ação educativa de uso do material com apoio de escolas, governo, sociedade e empresas da região.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Fique De Olho, Pode Ser Câncer Infanto-Juvenil

Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS)

Tem como foco o diagnóstico precoce do câncer através da capacitação de profissionais da saúde (médicos, não médicos e agentes de saúde) quanto aos sintomas e sinais do câncer infanto-juvenil. Atua em Mato Grosso do Sul, esclarecendo a população sobre a rede de referência e o tratamento.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Fogões Agroecológico

Casa da Mulher do Nordeste

O fogão agroecológico desenvolvido pela Casa da Mulher do Nordeste(CMN) em parceria com agricultoras do sertão do Pajeú, a partir de oficinas de edificação de fogões. O fogão agroecológico tem as seguintes dimensões:1,60cm/comprimentox55cm/largurax80cm/altura, em tijolo comum aparente com chapa de ferro Mineira de 2 bocas com tampas em ferro e 1 forno de ferro fundido 40cmx40cmx40cm, revestido de tijolo comum aparente e com uma chaminé de ferro galvanizado de 3 polegadas e 2 m/altura. No processo de construção dos fogões utilizamos a metodologia multiplicadora, onde as beneficiárias participam das oficinas nas comunidades e posteriormente multiplicam o conhecimento adquirido.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Formação Continuada De Professores Trabalho Com Língua, Arte E Cultura Terena

Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural

Consiste numa metodologia que vai desde a abordagem, passando pela geração de engajamento e desembocando na construção de ferramentas educacionais junto a comunidades de contextos socialmente complexos, em especial populações tradicionais. Como resultado direto da aplicação da tecnologia promovemos o fortalecimento do espírito comunitário, o desenvolvimento socioeconômico, o resgate da autoestima e, nos casos de comunidades tradicionais, o resgate de saberes tradicionais.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Formação De Capacidades Para O Des. Da Guatemala E Da América Latina (Guatemala)

Instituto para el Desarrollo de la Educación Superior en Guatemala INDESGUA

Um trabalho em cadeia para o uso efetivo de bolsas de estudo e financiamento educacional.O INDESGUA oferece aconselhamento gratuito às pessoas para se candidatarem a oportunidades de educação, treinamento, treinamento, voluntariado. Ênfase é dada àqueles que vêm de setores tradicionalmente excluídos (setores rurais pobres, populações indígenas, mulheres e minorias sexual). Os beneficiários tornam-se conselheiros voluntários do INDESGUA para promover oportunidades e aproveitando todas as alternativas em favor de outras pessoas para que continue seu treinamento. Importante a participação das comunidades estudantis e dos exercício da solidariedade entre beneficiários e requerentes.

Temas: Educação Ver mais

Fale Conosco