Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

E Se Eu Fosse O Autor? - Cultura Digital E Cultura Literária

Associação de Educação, Cultura e Meio Ambiente Casa da Árvore

O papel da leitura na construção da cidadania ganha novos contornos quando observadas as transformações que as tecnologias digitais causam na forma como compreendemos e participamos do mundo. Com grande parte da responsabilidade de formar leitores, a escola busca reinventar suas práticas no contexto da cultura digital. O E se eu fosse o autor? é uma estratégia para enfrentamento desse problema, construída com a participação de comunidades escolares de várias regiões do país. O objetivo é desenvolver uma cultura de inovação, integrando formação em exercício de professores e ampliação da jornada de aprendizagem de alunos por meio de laboratórios de leitura e cultura digital.

Temas: Educação Ver mais

Ecle:autogestão Comum Em Cultura, Educação E Protagonismo Cidadão Sustentável

Borda Cidade Convivência Pesquisa

A autogestão do Comum como projeto político-pedagógico sustentado na Educação Popular, Permacultura, Cultura Livre, Economia Solidária: a transformação de um casarão público abandonado em centro cultural e educativo comunitário à partir de sua ocupação, restauração e resgate da memória histórica pelo protagonismo social da sociedade civil organizada. Construção e gestão coletiva acionadora da responsabilidade cidadã de proteção do patrimônio histórico-cultural e participação ativa nas políticas públicas de acesso e criação de oportunidades de aprendizado, produção, consumo, fruição artística e geração de renda como motor de desenvolvimento do cidadão sustentável.

Temas: Educação Renda Ver mais

Ecomuseu: Patrimônio Como Instrumento De Desenvolvimento Local

Centro de Estudos da Cultura Popular

O Ecomuseu dos Campos de São José é uma Tecnologia Social de sensibilização, mobilização e ação de comunidades em prol do bem comum. Para tanto, promove a identificação e valorização do patrimônio cultural local com vistas ao empoderamento dos atores sociais e consequente exercício de cidadania. Após uma primeira etapa de aproximação dos moradores e valorização dos saberes e fazeres comuns naquela comunidade, são realizadas rodas de conversa para levantamento de ideias e problemas relativos ao patrimônio local. Ainda coletivamente, são desenhadas soluções para tais questões e articuladas parcerias e ações com potencial para promover o desenvolvimento local.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Ecomuseus E Escolas, Cocriando Comunidades Educadoras Sustentáveis

Fundação do Trabalho Educacional com Recursos Renováveis e Arte

A Tecnologia Social da cocriação de Cidades Educadoras com base na educação patrimonial e na museologia comunitária surge da demanda histórica e do atual momento de transição que as organizações educativas buscam por metodologias sociais que promovam uma reconfiguração dos territórios educativos em que as escolas estão inseridas e também a reestruturação de suas propostas pedagógicas dos projetos políticos pedagógicos. Trata-se de uma tecnologia Social em rede que potencializa os tempos, espaços e ativos de aprendizagem e de desenvolvimento local sustentável na cidade e como seus cidadãos, com parcerias que implementem projetos em educação integral nas Escolas Públicas e Museus comunitár

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Ecoponto Na Escola

IDAHRA - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL E HUMANO DA REGIAO AMAZONICA

Trata-se de uma Tecnologia de Educação Ambiental, intergeracional, desenvolvida em escolas de Palmas–TO, envolvendo crianças, jovens, adultos, idosos, comunidade escolar e entorno, cuja proposta é a sensibilização para realização da coleta seletiva de lixo como etapa fundamental do processo de reciclagem. Com os EcoPontos (espécie de totem) distribuídos e instalados nas escolas, tem início um programa sistematizado de ações desenvolvidas durante o ano. Além de funcionar como um depósito dos materiais recicláveis gerados na escola, e comunidade, também atua como importante fixador da mensagem sobre a importância da coleta seletiva, e da existência das unidades de conservação ambiental. O design atraente do EcoPonto contribui para a mudança de percepção em relação à coleta seletiva, afastando o preconceito e a visão preconceituosa sobre catadores de lixo. Ponto forte do Projeto é a inclusão de idosos como principais protagonistas da ação, e nas atividades de sensibilização do corpo docente, e discente.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Ecos Do Bem: Educação Ambiental No Território Do Bem

Associação Ateliê de Ideias

Moradores do Território do Bem (Vitória – ES) se organizam, promovem educação ambiental e revitalizam terrenos degradados nas comunidades. Pontos sujos, onde se deposita lixo de maneira inapropriada, são ameaças ao desenvolvimento local sustentável e oferecem risco às famílias moradoras de morros.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Educação Divertida - Atitudes Do Bem

Associação Grupo de Apoio às Comunidades Carentes

Atitudes do Bem é uma tecnologia desenvolvida por oficinas, em escolas públicas do Ceará. Integra o Projeto Educação Divertida que visa ampliar possibilidades de desenvolvimento cognitivo, humano e social de crianças e adolescentes, promovendo espaços lúdicos de aprendizagem dentro da escola. As oficinas Atitudes do Bem favorecem a formação cidadã e de valores, estimulando atitudes positivas, aprendizagem coletiva sobre cidadania e cultura de paz, melhor relacionamento entre crianças e adolescentes no ambiente escolar e familiar. As oficinas são mensais, têm duração de 50 minutos, com grupos de 25 crianças do Ensino Fundamental. A sala torna-se espaço de diálogo e vivência dos valores.

Temas: Educação Ver mais

Educação Do Homem De Amanhã

Associação de Educação do Homem de Amanhã - AEHDA

Contribuir para a ascensão social de jovens de famílias de baixa renda, dando-lhes sentido à vida através da educação, cultura, lazer, recreação, esporte e iniciação ao mundo do trabalho, desenvolvendo neles a autoestima, o espírito de solidariedade e a consciência de cidadania.

Temas: Educação Renda Ver mais

Educação É Relação: O Voluntário Como Agente Transformador De Alto Impacto

Instituto UNO

É um conjunto de Métodos e Processos de Atração, Seleção, Formação Intensiva e Acompanhamento de Voluntários capazes de levar às crianças e adolescentes, com alto grau de vulnerabilidade e defasagem acentuada, uma educação transformadora baseada em princípios de aprendizagem não tradicional e focada no fortalecimento de vínculos. A TS prepara esses Educadores Voluntários para atuarem em condições adversas onde o comprometimento a longo prazo é o fator mais crítico. Concebida sob 6 Pilares, vem sendo aperfeiçoada ao longo de 8 anos e gera resultados evidentes e mensuráveis por meio de índices de Retenção, Frequência, Comprometimento, Capacidade Técnica e Qualidade de Vínculo.

Temas: Educação Ver mais

Educação Integral Com Foco Na Sustentabilidade

IEP - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PORTAL

O projeto nasce do desejo de voluntários sociais em retirar crianças e adolescentes de situação de vulnerabilidade social e/ou que tiveram seus direitos violados, a partir da implantação da pedagogia por valores, onde através de nossa Tecnologia Social Espaços Mundos, reconhecida pela ONU, trabalhamos com crianças e adolescentes oficinas de educação integral voltada para competências: espiritualidade, ambientais, sociais, cidadania,solidariedade e cooperação. A formação integral da criança e do adolescente é compreendida como um compromisso não só da escola, mas também da família e da comunidade e para isso propõe-se um novo arranjo educativo, em conexão com o território. Assumimos o compromisso do ODS – Objetivo Desenvolvimento Sustentável para colocarmos em prática, dessa forma, o setor de educação que exerce um papel importante no que diz respeito ao cumprimento dessa agenda 2030, já que vários dos Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm relação direta com nossa contribuição: Objetivo 1 Erradicação da pobreza, Objetivo 3 Boa saúde e bem estar, Objetivo 4 Educação com qualidade, Objetivo 5 igualdade de gênero, Objetivo 13 combate as alterações climáticas e Objetivo 16 paz, justiça e instituições fortes.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco