Problema Solucionado
Desde o ano de 2006 nosso projeto, o Ecomuseu de Maranguape vem desenvolvendo atividades nas áreas de meio ambiente, cultura e educação, tendo como publico destas ações, principalmente, educandos e educadores de escolas públicas municipais. Nestes 09 (nove) anos de continua parceria com as comunidades educativas das Escolas Municipais, e não apenas isto, considerando a crise educacional em escala nacional em que as escolas se encontram - ou seja, as escolas não estão produzindo aprendizagem - fomos motivamos a estudar e a nos dedicar a este tema, visando a busca de metodologias que auxiliassem as próprias comunidades educativas a superarem e a melhorarem seus baixos indicadores educacionais. Tendo em vista que a maioria destes baixos indicadores sociais estão concentrados em comunidade rurais, onde a cultural local e o patrimônio natural são os suas grandes riquezas e identidades estão cada vez mais vulneráveis aos processo geradores de desigualdades sociais, torna-se fundamental ao desenvolvimento local e sustentável a qualificação desde patrimônio cultural como espaço privilegiado de aprendizagem e cidadania das juventudes, rural e urbana de Maranguape.
Descrição
Esta nossa presente tecnologia social de cocriação de Cidades Educadoras com base nas contribuições dos Ecomuseus na Educação Integral tem sua origem na metodologia social do Ecomuseu de Maranguape, construída (e em andamento) ao longo de 10 (dez) anos na e com a comunidade educativa da Escola Municipal José de Moura e comunidade local do distrito rural de Cachoeira, localizada no município de Maranguape, no Estado do Ceará. A TS de cocriação de Cidades e/ou comunidades educadoras, pode ser descrita como um tipo de arranjo educativo local, de grande potencial transformador e com múltiplas estratégias de polinização de processos colaborativos de aprendizagem, para uma cultura comunitária autônoma e solidaria, capaz de mobilizar o capital social na busca e na implementação de soluções simples e efetivas, frente aos desafios socioambientais no nível local. Esta mobilização de capital social será cada vez mais aprofundada e mais exitosa, na medida em que os processos de fortalecimento identitários e de pertencimento estiverem cada vez mais empoderados pela e com as comunidades, principalmente a comunidade escolar. E, é neste cenário, que os Ecomuseus, Museus Comunitários e demais iniciativas que integram as categorias museológicas da Nova Museologia, emergem como uma das principais interfaces mobilizadoras dos processos de cocriação, que nesta nossa TS, está na gênese da cocriação de Cidades/Comunidades Educadoras. A metodologia consiste em coletivamente e colaborativamente com as comunidades do local, identificar, mapear, qualificar e mobilizar os tempos, espaços e ativos de aprendizagem em um determinado território, onde uma determinada Escola está localizada, com vista à reconfigurar este território pelo tripé socioambiental: educação, cultura e meio ambiente, com a lente da educação patrimonial, das tecnologias sociais e Permacultura, e da educação integral. Com isto, estamos fortalecendo as bases fundamentais do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, bem como também o desenvolvimento local com sustentabilidade.
Recursos Necessários
Um território em que a comunidade escolar esteja disposta a empreender transformações em seus processos e metodologias de aprendizagem. Um núcleo gestor e lideranças comunitárias com potencial colaborativo para desenvolver um programa de formação pra equipe técnica local (composta por todos os atores locais de todos os segmentos sociais da comunidade).
Resultados Alcançados
Esta TS vem sendo desenvolvida desde o ano de 2011, onde os primeiros resultados foram o da gradativa consciência do envolvidos, sobre a importância da conquista de autonomia por parte das comunidades envolvidas: escolar, familiares, e da comunidade em geral. A partir disso, percebemos que princípios e valores como solidariedade, democracia e sustentabilidade. Quatro anos depois, podemos sinalizar como resultados iniciais concretos e interconectados: a) Escola Pública da comunidade mudou sua proposta pedagógica para uma abordagem em educação integral; b) No projeto Politico Pedagógico da Escola (PPP) consta a inclusão de Educação Patrimonial, Tecnologias Sociais e Permacultura como conteúdos transdisciplinares; c) A mesma equipe técnica e de publico beneficiário do projeto Ecomuseu de Maranguape são os mesmos da Escola; d) Neste ano de 2015, garantimos a existência do programa Cidade Educadora no Plano Municipal de Educação de Maranguape. Compreendemos também, que este percurso não começou propriamente em 2011 e nem mesmo no ano de criação do Ecomuseu em 2006 e sim, localizamos esta gênese, na década de 1970, como as primeiras iniciativas de organização comunitária e de associativismo. Porém pra efeito desta presente TS, indicamos estes dois marcos temporais – 2006 e 2011. Disso, se está estruturando esta TS de natureza metacognitiva - como Cocriar uma cidade educadora, em um território que inclui uma Escola, como mais um espaço de aprendizagem, e não o único. A cidade ou a comunidade é a ESCOLA.
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