Educação

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Jogo De Tabuleiro Como Estratégia Lúdica Para Ensino E Aprendizagem Do Tema Gast

Universidade Federal Fluminense

A gastroenterite é uma doença de distribuição cosmopolita importante à saúde pública, é a principal causa de morbidade e mortalidade em crianças menores de cinco anos de idade. Assim, entende-se a importância do conhecimento da educação em saúde para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos. A presente tecnologia utiliza metodologias alternativas lúdicas como facilitador de aprendizagem. Uso de jogo de tabuleiro e cartilha educativa avaliam os mecanismos de transmissão, prevenção, controle e tratamento. O jogo é constituído por 10 tabuleiros; 12 pinos; 10 dados, 36 cartas-perguntas e 16 cartas-curiosidadesabordam também questões voltadas para educação sanitária

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Jogo Oasis - Ferramenta De Mobilização Cidadã

Instituto Elos

Metodologia que associa comunidades a governos ou agências internacionais para mapear talentos, recursos e sonhos locais e, a partir daí escolher, de forma participativa, um sonho coletivo a ser realizado em um curto espaço de tempo, originando experiências exitosas na educação, cultura e habitação.

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Jornadas Pela Cidadania

Instituto de Desenvolvimento Comunitário e Participação Social

As Jornadas pela Cidadania são estratégias de mobilização voltadas a lideranças jovens de comunidades rurais do semiárido e a alunos dos ensinos fundamental e médio. Busca estimular e valorizar a capacidade dos jovens em promover a cidadania em seus espaços. Envolvem a realização de uma sequência de desafios coletivos, propostos por meio de ferramentas na internet, que culminam em ações físicas de mobilização nas comunidades. Houve 3 edições: A Jornada de Ampliação da Rede de Comunidades (2014), a Jornada Juntos e Misturados (2015) e a Jornada Cidadania nas Escolas. Atualmente o principal eixo temático são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançados pelas Nações Unidas.

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Jovens Agentes Multiplicadores E Promotores De Cidadania E Desenvolvimento

INSTITUTO MÃE TERRA

A Tecnologia social em destaque busca promover a formação social e a inclusão socioprodutiva de jovens indígenas da etnia Pataxó e de jovens de comunidades rurais e tradicionais de pesca do Sul da Bahia, por meio de oficinas de formação social básica; cursos de qualificação profissional nas mais diversas áreas e; ações de intervenção comunitária, estimulando e fortalecendo a autonomia e o protagonismo social juvenil e capacitando-os para atuarem como agentes multiplicadores e promotores da cidadania e desenvolvimento comunitário. A tecnologia social é fruto da execução de dois projetos específicos: um voltado a 64 comunidades rurais e de pesca de 10 municípios baianos, como estratégia de mitigação de impactos de uma multinacional de celulose, a empresa Veracel S.A, que envolveu mais de 150 jovens, culminando na realização do 1º Fórum de Protagonismo Social Juvenil do Sul da Bahia; e outro, direcionado a 12 aldeias indígenas de 02 municípios, patrocinado pela Petrobras S.A, que beneficiou mais de 300 jovens da etnia Pataxó, finalizado com a realização do 1º Encontro Territorial da Juventude Pataxó. Ambas as iniciativas fizeram o uso de metodologias interativas e participativas, atualmente classificadas como “metodologias integrativas”, tendo a participação comunitária como princípio educativo estruturante em todas as fases do processo, e cujas atividades tiveram por suporte o conhecimento da realidade, a reflexão e a ação.

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Jovens Aprendizes Em Medidas Socioeducativas

Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável

O CIEDS, desde 2016, desenvolve o programa Jovem Aprendiz, conforme a Lei nº 10.097 (que obriga a contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes para empresas a partir de sete funcionários), inserindo no mercado, por meio das empresas contratantes, jovens em processo de capacitação. Está na origem do programa de aprendizagem do CIEDS a intenção de trabalhar com jovens cumprindo medidas socioeducativas. É estratégia e posicionamento do CIEDS a inserção de jovens em vulnerabilidade social, como os da Cota Social, no mercado de trabalho por meio do primeiro emprego é a oportunidade de também trabalhar a inserção de jovens em medida socioeducativa.

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Jovens Multiplicadores Em Agroecologia: Uma Metodologia Transformadora

Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá

A tecnologia social estimula a participação protagonista das Juventudes rurais no desenvolvimento de práticas agroecológicas a partir de processos de multiplicação dos conhecimentos, por meio do reconhecimento e valorização de experiências agroecológicas desenvolvidas pela agricultura familiar no estado de Pernambuco.

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Juventude Integrada Nas Diferenças: Inclusão Social Pelo Artesanato

Cooperativa Social de Produção dos Jovens Especiais Artesãos de São Paulo - SP

A cooperativa tem como objetivos a inclusão de jovens com deficiência intelectual ou em situação de risco em oportunidades de geração de trabalho e renda, a partir da produção e comercialização de artesanato.

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Juventudes E Empreendedorismo

Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável

A metodologia de formação empreendedora do CIEDS apresenta a educação empreendedora como ferramenta para ativação dos potenciais das juventudes e estimula a criação de negócios de impacto, de forma a promover soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento social e econômico dos territórios. Considera as características das periferias para o desenvolvimento do empreendedorismo, aliada a importância da educação empreendedora no desenvolvimento de competências, para que os jovens se tornem agentes de mudanças e construam pontes para novas perspectivas de futuro, conectadas aos seus projetos de vida.

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