Objetivo
Desejamos oferecer conhecimento científico, método e rede de apoio para que os cidadãos da Terra vençam a luta contra a crise climática. Buscamos tornar o conhecimento do tema acessível a todos, oferecendo uma experiência de aprendizagem leve, contribuindo para a ampliação de vozes, a diversidade na pauta climática e a adoção de práticas alinhadas às soluções orientadas pela ciência.
Problema Solucionado
A crise climática é o grande desafio da humanidade na atualidade. Seu agravamento coloca em risco a biodiversidade da Terra, incluindo a sobrevivência da raça humana. Os próximos 10 anos serão cruciais para que as medidas necessárias sejam tomadas. No Brasil a pauta se restringe a fóruns específicos e, em muitas vezes, de linguagem científica e complexa, afastando o assunto da população em geral. No país são poucos os projetos que levam conhecimento climático em uma linguagem acessível e leve, que criam espaços de aprendizagem para que pessoas comuns sejam capazes de fazer conexões de causa e consequência da emergência climática ao seu cotidiano. O desconhecimento leva à apatia em relação ao tema, desestimulando a adoção de práticas (pequenas ou grandes) dos brasileiros em suas comunidades. Além disso, é um tema muito polarizado entre cientistas e negacionistas, dificultando o diálogo entre a grande maioria que se encontra entre os dois opostos. Por não ser um assunto popular no Brasil, faz com que as pessoas que já tenham iniciado suas jornadas individuais no tema se sintam sozinhas, sem encontrar pares de uma comunidade que possa lhe apoiar.
Descrição
Criada no formato presencial em 2018, a Jornada pelo Clima se tornou virtual em 2020, principalmente devido à pandemia – formato este que é apresentado aqui como Tecnologia Social.
METODOLOGIA : A Jornada pelo Clima utiliza gamificação, sala de aula invertida, aprendizagem por projetos e aprendizagem auto-dirigida. O percurso busca tornar os participantes os principais agentes do aprendizado, promovendo o engajamento de forma leve através da utilização de mecânicas de jogos, como missões, desafios, tarefas e tabuleiros. A aprendizagem por projetos contextualiza os conceitos em suas realidades, incentivando os participantes a experimentarem ações durante o percurso. Ao final, são desenvolvidas competências e habilidades para que sintam-se aptos a replicá-lo em suas redes, grupos e comunidades.
PERFIL DAS TURMAS: As turmas são formadas, preferencialmente, por participantes de diferentes idades e níveis de conhecimento sobre o tema, assim como territórios. As Jornadas respeitam as características culturais de cada turma e seus participantes e fomentam o encontro da diversidade.
FORMATO: A Jornada é formada por 5 encontros síncronos de 3 horas. Além dos encontros, são enviadas tarefas inter-encontros que são realizadas de forma assíncrona. O total certificado do curso são 24 horas, divididas entre os seguintes módulos:
MÓDULOS DA JORNADA:
Pré módulo: Embarcando
Módulo 1: Precisamos
Módulo 2: Podemos
Módulo 3: Vamos
Módulo 4: Fizemos
Pré módulo: Embarcando
É onde nossa jornada começa, onde laços se criam entre os participantes. Aqui apresentaremos o contexto das Mudanças Climáticas, o mapa da jornada, descobriremos a tripulação, viajantes e traçaremos os acordos iniciais para que a jornada seja especial a todos. Também avaliaremos as habilidades dos tripulantes.
Módulo 1: Precisamos
Neste trajeto vamos compreender a urgência de ações concretas em relação à mitigação das mudanças climáticas através do Mural do Clima. Eu me percebo como parte e causador do problema, mas também me comprometo em dar soluções
Módulo 2: Podemos
Daremos um passo na nossa jornada para criar ideias para lutar contra a Crise Climática, entendendo que elas precisam ser para todos e que dependem do nosso comprometimento para serem implementadas. Eu percebo que as soluções só existem se eu considero o outro e penso em algo para realizarmos juntos.
Módulo 3: Vamos
Aqui compartilhamos o conhecimento adquirido frente às questões climáticas, propondo ideias e ações práticas que cheguem nas comunidades tradicionais e periféricas ou em territórios vulneráveis aos impactos climáticos. Eu percebo que é na comunidade que cada um de nós ganha motivação para responder aos desafios a serem enfrentados na sociedade. Assim, comunidades são também poderosas ferramentas de transformação social.
Módulo 4: Fizemos
Este módulo celebra nossa jornada, nele cada participante apresenta ao grupo sua aprendizagem. É um convite para que os aprendizes façam uma entrega concreta a partir de suas investigações sobre o tema.
(Opcional) Módulo de formação de facilitadores: 4 encontros de 3 horas que habilitam participantes da Jornada a se tornarem Facilitadores e promoverem novas turmas. Após participar da formação, o futuro facilitador deverá observar uma turma, co-facilitar outra e, finalmente, promover uma Jornada completa como anfitrião e facilitador, se responsabilizando pelas tarefas administrativas e de facilitação.
(Opcional) Se tornar um Líder da Realidade Climática e ingressar na rede do The Climate Reality Project: todos os participantes das Jornadas serão convidados a realizarem o treinamento do Climate Reality Internacional promovido por Al Gore e sua equipe e, após isso, ingressarem na rede do Climate Reality Brasil. Diversas atividades são constantemente oferecidas e desenvolvidas para a garantia da continuidade e da qualidade das Jornadas e a sua expansão e consolidação através da Rede Climate Reality Project Brasil.
PARA INICIAR UMA JORNADA:
• Entre em contato com o Climate Reality Brasil;
• Agende uma conversa para conhecer os detalhes, as responsabilidades e definir os detalhes da turma que você quer propor.
PARTES ENVOLVIDAS E RESPONSABILIDADES
Climate Reality Brasil/ CBC
• Coordenação institucional do projeto;
• criação e atualização do conteúdo e das metodologias utilizadas;
• centralização do registro de todas as Jornadas;
• formação de facilitadores, co-facilitadores e observadores;
• apoio aos facilitadores na aplicação da jornada;
• criação dos formulários de inscrições;
• emissão dos certificados de todas as jornadas;
• criação da identidade visual do projeto e modelos a serem usados;
• apoio na divulgação.
Facilitador
• formação do time de facilitadores, co-facilitadores e observadores;
• definição do escopo/perfil de participantes;
• definição do formato da jornada;
• adaptação dos materiais de divulgação;
• divulgação das inscrições;
• execução dos encontros conforme Guia do facilitador;
• aplicação das avaliações;
• comunicação dos resultados para o Climate Reality Brasil.
Recursos Necessários
A metodologia das Jornadas Virtuais de Aprendizagem em Clima pretende ser de fácil replicação e com baixo custo operacional. Todos os aplicativos escolhidos são open source e não implicam em pagamento para serem utilizados. Para sua execução são necessários poucos recursos materiais, que podem ser trocados de acordo com a vontade e escolha dos facilitadores para cada edição. A seguir o detalhamento por fase de implantação:
• e-mail, internet, computador;
• whatsapp
• Zoom ou google meets para os encontros síncronos e Google drive para materiais assíncronos.
Somados aos recursos supracitados, conhecimento em aplicativos de edição de texto e imagens; facilitação virtual; e aplicativos de para divulgação são diferenciais.
Resultados Alcançados
Criada no formato presencial em 2018, a Jornada pelo Clima foi se modificando ao longo do ano de 2020 para se tornar virtual, principalmente devido à pandemia – formato este que demonstrou ser ideal para atingir a diversidade de pessoas, alcançar outros territórios e possibilitar a escalabilidade desta Tecnologia Social.
2018 e 2019
Total Horas/aula: 348
Perfil do Público: Ensino Fundamental + professores
Total Público atendido: 7.054
2020 e 2021
Formato: online
Total Horas/aula: 140
Perfil do Público: 15 aos 70 anos, residentes em 25 das 27 unidades federativas do Brasil
Público atendido: 309
Turmas: 9
Multiplicadores: 16
Jornadas pelo Clima Online, via pesquisa (2020/2021):
• 92,07 % acharam que a Jornada pelo Clima foi ótima;
• 99,01% acreditam que a metodologia utilizada contribuiu para que possam facilitar outras atividades, conversas sobre clima, colocando em prática sua experiência da Jornada no futuro;
• 98,01% disseram que participar da Jornada pelo Clima ajudou a terem maior compreensão das mudanças climáticas;
• 1 dos participantes (0,99%), não apresentou desejo em multiplicar a jornada no futuro (próximo ou distante).
Depoimentos Jornadas pelo Clima Online, via pesquisa (2020/2021):
“Nota 10. As dinâmicas são divertidas e interessantes, eu aprendi muito sobre questões climáticas através da jornada, principalmente por conta das pessoas que pude interagir nesse processo. As atividades entre módulos foram simples e divertidas também, não demandavam muito esforço e isso possibilitou minha adesão nas mesmas. E de bônus conheci ferramentas online novas. “
“Eu me surpreendi ao longo da jornada, muito aprendizado e troca de experiências de uma forma leve e envolvente. E, especialmente, porque eu consegui destravar um bloqueio com relação a fazer e colocar em prática um projeto pessoal.”
“Confirmou o que eu sempre acreditei, é possível trabalhar um projeto de aprendizagem das questões climáticas de forma simples, envolvente e com pessoas de faixa etárias diferentes, profissões diversas, lugares e culturas distintas.”
Superou todas as minhas expectativas. Além de ser feita com muito carinho, respeito e profissionalismo pela equipe facilitadora, promoveu a troca de conhecimentos de forma horizontal entre os participantes.
“A Jornada é uma forma didática e dinâmica de aprender sobre clima de forma leve. Além de acolher participantes que possuem diversos níveis de conhecimento para que reunidos possam descobrir um pouco mais, buscando passar o conteúdo adiante.”
Público atendido
Adolescentes
Adulto
Crianças
Jovens
Idosos
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores