Problema Solucionado
O bairro-escola coloca em movimento um trabalho em rede que tem como foco o enfrentamento de dois principais problemas: a desarticulação entre instituições, equipamentos, serviços e espaços voltados para as crianças, adolescentes e jovens e o baixo nível de acesso desta população aos recursos educativos e culturais existentes na cidade. A desarticulação das políticas é o que limita o efetivo aproveitamento da cidade nos processos educativos. Uma proposta voltada para superar esta limitação transforma tanto a cidade quanto a escola, a instituição social que, via de regra, centraliza os processos educativos.
Paralelamente, os marcos legais brasileiros sustentam que as escolas tenham autonomia para conceber e elaborar seus projetos político-pedagógicos, levando em consideração a cultura dos estudantes, de suas famílias e da comunidade local.
Nesse contexto, o bairro-escola vem fortalecer a prática pedagógica das escolas articulando-ato integral de crias às suas redes socioeducativas, conferindo novos sentidos ao processo de aprendizagem e promovendo as condições para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Descrição
O Bairro-escola tem implementado estratégias voltadas à construção de parcerias e ampliação dos processos didáticos a partir do uso educativo do território e de oportunidades educativas. As escolas estão usufruindo de novas vivências e experimentações inovadoras pautadas pela concepção de educação integral. Passou-se a ter mais abertura para a comunidade do entorno participar do planejamento e desenvolvimento das ações, com o sentimento de corresponsabilidade pela melhoria da aprendizagem, da escola, do bairro e das pessoas, em especial, de crianças e adolescentes. Avanços são visíveis nesse sentido, embora a consolidação desse novo modo de ver, sentir e fazer educação seja um processo em construção, que exige fortalecimento contínuo de mobilização e engajamento de todos os atores envolvidos. O mesmo esforço tem sido dedicado à governança da iniciativa, que conta com representantes da própria comunidade e parceiros, e que tem buscado aperfeiçoar as estratégias de sustentabilidade.
O Bairro-escola é compreendido como uma metodologia social e pedagógica e parte das premissas de que o território é um ambiente de aprendizagem que amplia os limites da sala de aula e de que os processos educativos são uma responsabilidade de toda a comunidade. Neste sentido, são ferramentas metodológicas utilizadas pelo Bairro-escola Rio Vermelho:
a) Uso educativo do território: uso de espaços públicos - praças, ruas, museu, biblioteca etc; inserção de ativos do território e/ou agentes educativos (parceiros da comunidade); ações estratégicas de ensino diferenciadas com práticas didáticas inovadoras;
b) Fomento de intercâmbios interescolar: parceria entre escolas, trocas de experiências e atividade de imersão e socialização com outras escolas parceiras;
c) Fortalecimento de trilhas educativas;
d) Uso de tecnologias digitais e contemporâneas nos processos de ensino-aprendizagem.
e) Valorização de instâncias de governança e gestão participativa.
Recursos Necessários
Material Pedagógico para formações e oficinas de mobilização.
Custos administrativos: Auditoria, contabilidade, telefonia , impostos e gestão administrativa dos recursos.
Deslocamentos : Deslocamento de equipe e coordenação do projeto.
Comunicação: Gráfica e Redes Sociais
Resultados Alcançados
Bairro-escola Rio Vermelho (Salvador - Bahia) - em andamento
Como referência de articulação comunitária; apropriação das escolas sobre os espaços da comunidade e contribuição dos agentes locais nos processos de aprendizagem; participação dos estudantes nos processos de gestão e planejamento pedagógico; escolas (re)significam suas práticas a partir das Trilhas Educativas, articulando uma comunidade de aprendizagem; melhoria no clima e cultura organizacional transformando as práticas escolares por meio de um projeto coletivo participativo; comunidade escolar implementando inovações na proposta pedagógica.
Resultados: Carta de Princípios e Adesão ao Bairro-Escola construída coletivamente e assinada por 300 apoiadores; 01 Plano Educativo Local (PEL); 01 diagnóstico participativo sobre a realidade educacional do Rio Vermelho desenvolvido e sendo replicado no território da Federação como fruto da parceria com a Universidade Federal da Bahia; 65 oportunidades educativas; 04 Festivais Bairro-Escola, com média de 400 participantes cada; 17 ocupações educativas do território com cerca de 4.750 participantes e mais de 50 organizações, empresas e iniciativas locais contribuíram na oferta de 116 atividades educativas, culturais, esportivas e artísticas em praças públicas; 246 profissionais participaram de Formação Continuada; 21 experiências de educação integral inovadora realizadas pelos educadores em formação, a partir das Trilhas Educativas; 1800 estudantes em condições de aprendizagem com o uso do território e seus ativos; 18 experiências do Merenda com o Chef realizadas, envolvendo 03 restaurantes e 03 escolas públicas com a qualificação de 31 merendeiras e a participação de 20 alunos e 05 professores; 361 professores, coordenadores pedagógicos e gestores de 07 escolas participando de capacitações, sendo 16 via Mentorias (22 encontros), 250 via Assessoria Pedagógica (83 encontros) e 95 via Colóquios (03 encontros); 109 estudantes líderes de sala de 02 escolas participaram de Programa de Formação em Liderança e Comunicação com participação mais efetiva nas decisões das escolas e gestores e docentes reconhecendo melhoria no seu comportamento dentro e fora de sala de aula; 06 práticas pedagógicas mapeadas e em fase inicial de sistematização; 08 projetos escolares apoiados via 02 editais, contribuindo para que 05 escolas incorporem práticas pedagógicas de educação integral com foco no uso dos ativos do território; 50.000 pessoas sensibilizadas.
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