Objetivo
A Tecnologia Social Espaços Mundos tem como objetivo central proporcionar processos formativos integrados, inclusivos e transformadores, que promovam o desenvolvimento pessoal, social, cultural e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos atendidos pelo IEP. Sua proposta é fortalecer competências socioemocionais, digitais, cidadãs e empreendedoras, ampliando oportunidades de inclusão social, educacional e produtiva, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade. Toda a formação é orientada por trilhas de conhecimento, que dialogam com diferentes dimensões da vida, e se dividem em 11 disciplinas: mundo desafio, mundo eu, mundo espiritual, mundo família, mundo arte e cultura, mundo comunicação, mundo ambiental, mundo cidadania, mundo trabalho, mundo empreendedorismo e mundo tecnológico.
A Tecnologia Social Espaços Mundos estrutura-se como um processo educativo contínuo e integrado, que compreende o ser humano em sua totalidade — considerando seus sonhos, desafios, saberes, contextos e potencialidades. Assim, contribui para a construção de trajetórias de vida mais autônomas, dignas e sustentáveis, alinhadas aos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e à promoção dos direitos humanos, da cidadania e da inclusão social.
Mais do que uma abordagem pedagógica, os Espaços Mundos é uma experiência de transformação pessoal e coletiva. Através de atividades de desenvolvimento humano, exercícios provocativos, debates, rodas de conversa, projetos colaborativos e práticas reflexivas, a metodologia promove o autoconhecimento, o fortalecimento da autoestima, o protagonismo, a autonomia, a empatia, a responsabilidade, o trabalho em equipe e a tomada de decisões conscientes e criativas, dentre outras competências comportamentais que garantem que o processo formativo ofertado pelo IEP se torne Integral, permitindo uma formação não somente profissional, mas também humana.
Seu diferencial está na forma como integra educação, cidadania e mundo do trabalho, oferecendo aos jovens aprendizes não apenas a preparação técnica, mas também as ferramentas emocionais e sociais necessárias para uma atuação crítica, ética e proativa na sociedade.
Ao criar ambientes de escuta, confiança e expressão, os Espaços Mundos potencializa o protagonismo juvenil e contribui diretamente para a construção de trajetórias de vida mais significativas, inclusivas e sustentáveis.
Problema Solucionado
“O mês de maio de 2025, no Ceará, apresentou o melhor resultado de apreensão de armas de fogo, levando em consideração todos os meses de maio desde 2018”. Se de um lado este “melhor resultado” reforça o trabalho das forças de segurança pública, do outro, demonstra claramente o livre acesso a armamento. A cidade de Fortaleza registrou um aumento de 37,9% na quantidade de armamento apreendido em maio de 2025, comparado com maio do ano passado. No Ceará, o aumento no comparativo com os meses de maio de 2025 e de 2024 foi de 11,2%. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (SUPESP), vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). A Região Metropolitana, as regiões Norte e Sul do Ceará e Fortaleza apresentaram, respectivamente, 7,9%, 7,3%, 7,2% e 6,5% de aumento no comparativo dos dados entre janeiro a maio de 2025 e 2024. Na Região Metropolitana foram 616 armas apreendidas nos primeiros cinco meses deste ano, enquanto em igual período de 2024 foram 571 unidades. Na Região Norte foram tiradas de circulação 901 armas em 2025, enquanto que no ano passado foram 840. No Sul foram 727 armamentos neste ano e 678 unidades no mesmo período do ano passado. Já a capital do estado encerrou o período com 43 armas de fogo a mais apreendidas nos últimos cinco meses. Em Fortaleza, foram 702 armas de fogo retiradas de circulação neste ano, enquanto que em 2024 foram apreendidas 659 armas.
No tocante à apreensão de drogas, a Polícia Civil do Estado do Ceará incinerou, em janeiro deste ano, mais de 4,2 toneladas de drogas apreendidas no Ceará em ações policiais realizadas entre 2014 e 2024. Foram mais de 4 toneladas de maconha, mais de 68 quilos de cocaína, mais de 33 quilos de crack, mais de 1 mil comprimidos de ecstasy, 62 unidades de comprimidos psicotrópicos diversos, 51 garrafas de loló, cinco litros de loló, 61 gramas de loló, 37 frascos de anabolizantes, 40 pés de maconha e 14 gramas de sementes de cannabis.
Se percebermos, são apreensões e incinerações de grande porte que refletem diretamente no enfrentamento ao tráfico e na proteção social, especialmente no que se refere à prevenção ao uso de drogas por crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Ações como essas, fortalecem as políticas públicas de segurança, saúde e proteção social, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade, além de minimizar os impactos negativos causados pelo tráfico ilícito de drogas nas comunidades.
Esse resultado demonstra, ainda, a importância da atuação integrada entre os órgãos de segurança, justiça, assistência social e educação, na construção de uma sociedade mais segura, protegida e livre da influência do tráfico de entorpecentes, sobretudo na preservação da vida e no desenvolvimento saudável das novas gerações.
Nesse contexto, a tecnologia social Espaços Mundos se destaca como uma estratégia fundamental de transformação social, atuando diretamente na prevenção e no resgate de jovens que estão expostos às vulnerabilidades, incluindo o risco do envolvimento com as drogas. Por meio das trilhas de conhecimento — como o Mundo Eu, Mundo Desafio, Mundo Trabalho, Mundo Empreendedorismo, Mundo Cidadania, Mundo Tecnológico, Mundo Comunicação, Mundo Arte e Cultura, Mundo Ambiental, Mundo Família e Mundo Espiritual — os educandos são estimulados a desenvolver autonomia, autoestima, consciência crítica e projetos de vida.
A formação na tecnologia oferece oportunidades concretas de construção de novos caminhos, fortalecendo vínculos sociais, familiares e comunitários, além de possibilitar o acesso ao conhecimento, à cultura, à cidadania e ao mercado de trabalho. Assim, contribui de forma significativa para que esses jovens se afastem dos contextos de risco, rompam com ciclos de violência e exclusão, e construam trajetórias de vida pautadas em valores, dignidade e transformação social.
https://www.sspds.ce.gov.br/2025/06/09/fortaleza-encerra-maio-de-2025-com-aumento-de-379-nas-apreensoes-de-armamentos-acrescimo-no-ceara-foi-de-112/
https://www.policiacivil.ce.gov.br/2025/01/17/policia-civil-realiza-primeira-incineracao-de-2025-com-42-toneladas-de-drogas-apreendidas-no-ceara/
Descrição
A Tecnologia Social Espaços Mundos é formada por trilhas nas quais os educandos são orientados a elaboração de produtos como ações sociais, mostra de trabalhos culturais, gincanas ambientais e fóruns, bem como, participam também de ações na comunidade, como o IEP Voluntários, eventos sociais e solidários, e elaboração de projetos que permitem apresentar soluções criativas para o mercado de trabalho, como é a Feira das Inovações. Os eventos formativos abrem espaço para que o jovem desenvolva o protagonismo em suas ações e a liderança em seus processos e iniciativas, possibilitando espaço de voz, reflexão e propostas de mudanças de suas próprias realidades.
Todos os profissionais que atuam como educadores nos Espaços Mundos devem ter formação em arte e experiência na área da educação, mobilizando os educandos a atuarem como agentes de mudança e autores de sua própria trajetória de vida e emancipação. A tecnologia aposta no direito às histórias de vida de cada educando, nas relações de compartilhamento de conhecimentos e experiências no trabalho voluntário ou proativo e, acima de tudo, na constante busca pela garantia de que se desenvolvam plenamente em família.
As trilhas formativas da tecnologia são aplicadas em todos os cursos, projetos e programas do IEP, tendo como resultados, educandos com desenvolvimento de competências comportamentais, pessoais e profissionais possibilitando transformações sociais mais eficientes e concretas.
Explanamos as trilhas e seus objetivos:
TRILHA I
MUNDO DESAFIO
Objetivo: Simbolizar o enfrentamento de situações desafiadoras ou conflituosas, que possibilitem a reflexão sobre medos, limitações e anseios, visando o desenvolvimento do senso de responsabilidade coletiva e a superação dos desafios apresentados no cotidiano.
Arte Utilizada: Arte Circense
Competências Desenvolvidas:
Iniciativa;
Senso Cooperativo;
Agilidade;
Superação;
Confiança;
Resiliência;
Equilíbrio Emocional;
Senso estratégico;
Percepção;
Liderança;
Resistência;
Interdependência;
Proatividade.
Resultado: Ao fim do Mundo Desafio, os educandos serão capazes de desenvolver a superação física e psicológica, além de lidar com situações conflituosas, de tensão ou desafiadoras, com
equilíbrio emocional e senso de cooperativismo, potencializando e resinificando novos projetos.
Produto Final: Produção e apresentação artística com brinquedos acrobáticos.
MUNDO EU
Objetivo: Despertar habilidades de autoconhecimento, proporcionando a valorização e o respeito às diferenças. Compreender como o indivíduo estabelece seus vínculos interpessoais e afetivos como um elo de coletividade e interação social, contribuir para a construção da identidade pessoal do educando, a partir de reflexões sobre ideais e sonhos de futuro.
Arte utilizada: Artes Visuais
Competências Desenvolvidas:
Autoconhecimento;
Afetividade;
Flexibilidade.
Resultado: Ao fim do Mundo Eu, os educandos terão desenvolvido o autoconhecimento, reconhecendo seus limites e potencialidades, e sendo capazes de sair da centralização de si mesmos, construindo altruísmo e vínculos afetivos.
Produto Final: Elaboração de autorretrato, plano de vida e mandala decorativa.
MUNDO ESPIRITUAL
Objetivo: Sensibilizar os educandos à espiritualidade, despertando valores e virtudes como solidariedade, compaixão, fé, perdão e amor mútuo. Acima de tudo, entender e respeitar a diversidade cultural e religiosa.
Arte Utilizada: Artes Plásticas e Visuais.
Competências Desenvolvidas:
Compaixão;
Generosidade;
Solidariedade;
Justiça;
Tolerância.
Resultado: Ao fim do Mundo Espiritual, os educandos terão discernimento espiritual para atuarem com amor, senso de justiça, solidariedade e respeito diante de situações conflituosas e adversas.
Produto Final:
Ação com pessoas em situação de rua ou abrigos.
MUNDO FAMÍLIA
Objetivo: Conscientizar os educandos a conhecerem e compreenderem as diferentes estruturas familiares diante de diversas transformações sociais e culturais.
Arte Utilizada: Artes Visuais
Competências Desenvolvidas:
Empatia;
Respeito;
Diálogo;
União;
Dignidade.
Resultado: Ao fim do Mundo Família, os educandos terão fortalecido seus laços familiares, por meio do estímulo ao diálogo, respeito mútuo, memórias, afetos, oração e outros hábitos que demonstrem a confiança na formação familiar, além de terem a consciência da diversidade das constituições familiares.
Produto Final:
Dia do reconhecer. Um momento de partilha de histórias de vida de personalidades do seio
familiar. Construção da árvore genealógica e álbum de família.
TRILHA II
MUNDO ARTE E CULTURA
Objetivo: Proporcionar aos educandos a arte como ferramenta influenciadora no desenvolvimento comportamental, explorando a expressão corporal e a exposição de sentimentos, além de desenvolver um olhar crítico-responsável sobre as obras artísticas por meio de contato, reflexão e apreciação artística.
Arte Utilizada: Teatro, dança e música
Competências Desenvolvidas:
Trabalho em Equipe;
Criatividade;
Cooperação;
Inovação;
Oralidade.
Resultado: Ao fim do Mundo Arte e Cultura, os educandos desenvolverão o senso de trabalho em equipe, comprometimento, criatividade, respeito ao outro e cooperação, despertando o lado criativo como um diferencial nos processos de tomada de decisão.
Produto Final: Produção e apresentação de um esquete teatral.
MUNDO COMUNICAÇÃO
Objetivo: Alcançar nos educandos a habilidade na comunicação, especialmente no âmbito profissional, assim como desenvolver o senso de argumentação e credibilidade na comunicação oral e escrita.
Arte Utilizada: Teatro, dança e música
Competências Desenvolvidas:
Trabalho em Equipe;
Criatividade;
Cooperação;
Inovação;
Oralidade.
Resultado: Ao fim do Mundo Comunicação, os educandos dominarão técnicas de oratória sem rodeios, com objetividade, clareza e transparência. Entenderão a importância da boa comunicação nos resultados, possibilitando troca de ideias, desenvoltura e expressão corporal aplicadas à sua carreira profissional.
Produto Final: Produção e apresentação de uma radionovela.
MUNDO AMBIENTAL
Objetivo: Despertar sensibilização e conscientização acerca da valorização socioambiental: a importância da preservação, leis, soluções e atitudes que colaboram com o desenvolvimento sustentável.
Arte Utilizada: Artes plásticas, audiovisual e música.
Competências Desenvolvidas:
Atitude de mudança;
Coletividade;
Responsabilidade social e ambiental.
Resultado: Ao fim do Mundo Ambiental, os educandos terão consciência sobre a utilização de recursos naturais por meio de ações de preservação e proteção ao meio ambiente, reconhecendo a importância da gestão ambiental na indústria e em nossas casas, além de estimularem atividades junto à comunidade que minimizem impactos ambientais poluentes, desenvolvendo com o consumo consciente e contribuindo para a sustentabilidade do planeta.
Produto Final: Ação ambiental.
MUNDO CIDADANIA
Objetivo:
Estabelecer entre os educandos o conceito de cidadania e quais as atitudes e ações que precisam adotar a fim de contribuir com uma sociedade mais justa, igualitária e participativa.
Arte Utilizada: Artes cênicas
Competências Desenvolvidas:
Igualdade;
Equidade;
Solidariedade.
Resultado: Ao fim do Mundo Cidadania, os educandos irão desenvolver o senso de cooperação, coletividade, despertando mais habilidades e atitudes positivas, assim como o senso de agir, elaborando soluções efetivas, eficazes, eficientes e criativas, para situações sociais, levando à emancipação da liberdade, autonomia e protagonismo.
Produto Final: Promover uma ação social.
TRILHA III
MUNDO TRABALHO
Objetivos: Preparar os educandos para o mercado de trabalho, qualificando e desenvolvendo competências relacionadas a novos conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, valores e características pessoais, importantes para o desempenho no contexto empresarial e crescimento profissional.
Arte Utilizada: Artes cênicas
Competências Desenvolvidas:
Liderança;
Respeito;
Integridade;
Oralidade;
Espírito de Equipe.
Resultado: Ao fim do Mundo Trabalho, os educandos terão a concepção do Mercado de Trabalho, fortalecendo o trabalho em equipe com coesão e cooperação, respeitando suas capacidades, potencialidades e limites de forma transparente e íntegra, contribuindo com um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.
Produto Final: Feira das Profissões.
MUNDO EMPREENDEDORISMO
Objetivo: Desenvolver competências que buscam o lado criativo e inovador dos educandos, tornando-os capazes de identificar uma oportunidade e transformá-la em um modelo de negócio visionário, propondo soluções criativas e inovadoras para o mercado.
Arte Utilizada: Artes cênicas
Competências Desenvolvidas:
Inovação;
Foco;
Meta;
Autonomia.
Protagonismo;
Criatividade;
Visão.
Resultado: Ao fim do Mundo Empreendedorismo, o educando será capaz de evoluir em seu potencial inventivo, propondo soluções criativas e inovadoras para o mercado.
Produto Final: Elaboração de uma proposta de Startup.
MUNDO TECNOLÓGICO
Objetivo: Apresentar novas formas de como os alunos podem usar a tecnologia e seus recursos para a elaboração de soluções criativas e inovadoras, por meio de ferramentas tecnológicas, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
Arte Utilizada: Audiovisual
Competências Desenvolvidas:
Autonomia;
Protagonismo;
Inovação;
Criatividade.
Resultado: Ao fim do Mundo Tecnológico, o educando será capaz de usar a tecnologia e seus recursos como ferramenta para a elaborações de soluções criativas e inovadoras, possibilitando um desenvolvimento profissional e pessoal.
Produto Final: Produção e apresentação de um trabalho em audiovisual.
Eventos Formativos
Como produto dos espaços mundos os educandos desenvolvem e participam de ações nas comunidades visando a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Fórum IEP de Sustentabilidade - O Fórum IEP de Sustentabilidade é uma contribuição do Instituto de Educação Portal - IEP para a difusão de práticas voltadas para a sustentabilidade. Tem como objetivo conclamar prefeituras, empresas privadas, terceiro setor, instituições de ensino superior e sociedade civil, para que, juntos, trabalhem em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, um compromisso da ONU, em parceria com 192 países, que realizam ações e projetos para alavancar os indicadores sociais.
Arraiá Social - Com o pensamento voltado para as práticas do bem e da solidariedade, o Instituto de Educação Portal realiza anualmente o Arraiá Social IEP, com o intuito de desenvolver nos educandos competências voltadas para a conexão social com a comunidade do entorno, ampliando de forma prática a visão do trabalho social em rede, pelo viés da fraternidade e acolhimento. A proposta desta ação é pautada na importância da convivência solidária
IEP na Comunidade - O IEP na Comunidade tem como objetivo ofertar serviços gratuitos para as comunidades do entorno do IEP, no que tange as áreas da saúde (consultas gratuitas, teste de glicemia, aferição da pressão, orientação nutricional, atendimento psicológico, dentre outros), educação (oficinas) e lazer (jogos educacionais, pintura, arte). O evento acontece anualmente, em parceria com prefeituras, escolas, empresas e parceiros, que integram a Rede IEP de Sustentabilidade.
IEP Voluntários - O IEP Voluntários é uma iniciativa do Instituto de Educação Portal, com o intuito de reconhecer e estimular a participação dos educandos em projetos, visando a melhoria dos indicadores sociais, ambientais e econômicos, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Os projetos desenvolvidos criam ferramentas de solução para os problemas identificados pelos educandos do IEP, nas comunidades. Vivenciando o IEP Voluntários, os educandos protagonizam o voluntariado, a liderança social, empreendedorismo, bem como são instigados a atuarem como agentes de transformação, interferindo positivamente em suas famílias e comunidades.
Feira das Inovações - A Feira das Inovações tem como objetivo oportunizar aos aprendizes do IEP a construção de trabalhos científicos, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, bem como experiências inovadoras. Referido evento formativo é organizado pela equipe do IEP, em conjunto com os educandos, que participam desde a elaboração, organização e execução dos trabalhos. Durante o evento, os educandos são acompanhados e supervisionados pelo corpo docente do IEP. Os trabalhos são apresentados para a comunidade local, escolas, empresas e público em geral. O evento é de competência dos educandos e corpo docente do IEP que, juntos, trabalham por meio de pesquisas e atividades em sala de aula, para a elaboração, organização e execução dos seus projetos
Mostra de Trabalho Cultural – MTC - é uma mostra de arte, cultura, cidadania e sustentabilidade realizado pelo IEP, protagonizado por nossos educandos, através da expressão de linguagens artísticas como dança, teatro, artes visuais, artes plásticas e música.
O MTC tem como enfoque o desenvolvimento de uma visão crítica e criativa nos educandos, formando um cidadão empreendedor, consciente e proativo. O evento é realizado anualmente. A arte exerce o papel de gerar conhecimento, reflexão, consciência social coletiva e abraça as bandeiras da cultura da paz, solidariedade, visão ambiental, empreendedorismo social, ação efetiva de conscientização e defesa da vida.
Recursos Necessários
Na execução de cada oficina que compõem as trilhas da Tecnologia Social Espaços Mundos os jovens atendidos vivenciaram conhecimentos transversais que impactam diretamente na sua postura familiar, pessoal, profissional e ética, onde os mesmos recebem e agregam conhecimentos que vão além dos convencionais e simplesmente técnicos. Nas oficinas são utilizados os seguintes materiais: cartolinas, telas de arte, tesouras, lápis de cor, canetinhas, papel ofício, pincéis, tintas, tecidos para figurinos, maquiagem para o teatro, barbantes, material esportivo, bem como, materiais necessários a equipe de execução do projeto onde se tem a necessidade de computadores, mesas e cadeiras para computadores, datashow.
Resultados Alcançados
Os resultados são jovens e adolescentes mais cooperativos, integrados com a família, empresa e comunidade, e acima de tudo, lideres sociais que vão impactar positivamente na sociedade, sendo multiplicadores do conhecimento aprendido. Abaixo elencamos mais alguns resultados:
- As empresas que contratam nossos educandos indicam através de processo de pesquisa o diferencial através dos espaços mundos, sendo jovens de iniciativa, visão social e ambiental, foco na família, visualizam empresa, escola e comunidade como parceiros de sua caminhada.
- Solução de conflitos emocionais dos jovens, haja vista que com a tecnologia espaços mundos os educandos utilizam a arte, educação e cultura para canalizar seus medos, dúvidas e problemas psicológicos oriundos de sua realidade, o que impede que procurem as drogas ilícitas ou ações de violência.
- Ao participarem dos espaços mundos os educandos reduzem a evasão escolar e participam de programas sociais na comunidade.
- 80% do nosso educando adentra no ensino superior.
- Ao terminar a capacitação, o educando tem aumento de 55% de sua remuneração e inserção de 80% no mercado de trabalho.
- Com a tecnologia, vários educandos voltam para o seio da família e deixam de ser usuários de drogas ilícitas.
- Realização do IEP na Comunidade com ações de saúde, cidadania, lazer e esporte para a comunidade carente do entorno das unidades IEP.
- Implantação da cultura socioambiental e de cooperação na escola.
- Família, IEP e comunidade trabalhando em rede para melhoria da educação.
- Jovens e adolescentes atuando como líderes sociais desenvolvendo projetos sociais para a comunidade.
- Fortalecimento das Competências Socioemocionais. Jovens demonstram maior empatia, resiliência, autocontrole, escuta ativa e cooperação. Há uma evolução significativa na autoestima e no autoconhecimento, fundamentais para enfrentar desafios pessoais e profissionais de nossos jovens.
- Aumento do Protagonismo Juvenil. Nossos alunos tornam-se mais atuantes e conscientes de seu papel na sociedade. Muitos jovens passam a liderar iniciativas em suas comunidades e locais de trabalho, colocando em prática as habilidades desenvolvidas no processo formativo. Muitos cases de projetos sociais que iniciaram no IEP apresentam continuidade sustentável na comunidade.
- Melhoria no Desempenho Profissional. Empresas parceiras relatam melhora na postura profissional dos jovens aprendizes, como pontualidade, comunicação eficaz, resolução de conflitos e trabalho em equipe. Redução na evasão de programas de aprendizagem e aumento na taxa de efetivação após o término dos contratos, todos comprovados em nossos dados de acompanhamento pedagógico durante todo o processo formativo.
- Inclusão Social e Valorização da Diversidade. A metodologia acolhe jovens de diferentes realidades sociais, em sua prioridade, alunos em situação de vulnerabilidade social, promovendo desta forma um ambiente inclusivo que respeita as diferenças culturais, étnicas e de gênero. Fortalece o sentimento de pertencimento e reconhecimento da própria identidade.
- Aproximação entre educação, comunidade e Mundo do Trabalho. Criação de pontes entre a formação humana e as exigências do mercado, sem perder o foco no desenvolvimento integral do jovem, permitindo espaço para uma maior integração entre instituições, empresas, organizações sociais e sociedade.
- Reconhecimento Institucional. A metodologia foi reconhecida como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil, o que atesta sua efetividade, replicabilidade e impacto positivo nas comunidades onde é aplicada, assim com outros reconhecimentos nacionais e internacionais, por meio de instituições como a ONU – Organizações das Nações Unidas.
A aplicação da Tecnologia Espaços Mundos é uma ferramenta de educação integral que promove transformação no indivíduo, na família e na comunidade, por meio da arte, suas linguagens e sua potência, despertando e desenvolvendo competências comportamentais, estimulando o empreendedorismo, o protagonismo, a autonomia, a cultura da paz, a cooperação e visão socioambiental e sustentável.
Depoimentos de educandos:
“Achei a aula muito importante, principalmente por me fazer olhar para dentro e refletir sobre quem eu realmente sou. A atividade ajudou a conectar pensamentos que às vezes ficam soltos no dia a dia e me deu mais clareza sobre minha personalidade, meus sonhos e até meus pontos de melhoria. Trabalhar o autoconhecimento assim, com apoio de música, perguntas e até ferramentas como o SWOT, foi diferente e muito valioso.”
João Victor - ALP 30, EAD- Caucaia
“A aula sobre comunicação e linguagem foi extremamente interessante e dinâmica. Tivemos a oportunidade de aprender, na prática, como diferentes formas de linguagem influenciam diretamente na maneira como nos expressamos e nos relacionamos com os outros.”
Ana Sara Rocha - Turismo 02 – Caucaia
Público atendido
Adolescentes
Idosos
Jovens
Mulheres
Portadores de Deficiência
Comentários