Problema Solucionado
O Ceará, segundo a UNICEF é o terceiro estado do país a ter usuários de crack com grande concentração entre adolescentes de baixa renda, não obstante conforme dados do IPECE, 70% dos adolescentes assassinados por ano são vítimas de drogadição. A capital do Ceará, Fortaleza, é uma das cidades mais violentas do Brasil segundo pesquisa, o Atlas da Violência de 2017, o município ocupa o terceiro lugar no ranking de homicídios com jovens no país, com uma taxa de 46,75 casos para cada 100 mil habitantes.
Diante desse cenário a tecnologia social do IEP resgata os jovens e adolescentes em vulnerabilidade social ao trabalhar a qualificação, arte educação, bem como inserção no mercado de trabalho, haja vista ter como público alvo jovens e adolescentes de baixa renda e de escola pública. Para o IEP ser contemplado nesse edital é essencial para ampliação das ações, elevando em 30% o número de jovens e adolescentes atendidos. Hoje atendemos 2500 jovens por ano.
Descrição
A Tecnologia Social Espaços Mundos nasce do desejo de voluntários sociais em retirar adolescentes e jovens de situação de vulnerabilidade social, a partir da implantação da pedagogia por valores, na qual tem o reconhecimento da ONU, Fundação Banco do Brasil, 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil como vencedora e contemplados do Prêmio ODS Brasil no ano de 2018.
Nosso público alvo são jovens e adolescentes com idade de 14 a 24 anos de escola publica e em situação de vulnerabilidade social. São selecionados através de um processo seletivo que é composto por: Formulário socioeconômico, entrevista e diagnostico social.
As oficinas acontecem nos núcleos do IEP e os educandos são aprendizes efetivados em mais de 216 empresas parceiras e com isso recebem salário/hora, transporte e alimentação.
Fomentamos oficinas para cada espaço mundo visando potencializar competências comportamentais, sociais, relacionais, espirituais e ambientais nos educandos através de uma perspectiva crítica, ética, lúdica, criativa, artística e profissional. Criamos os Espaços Mundos como fundamentação pedagógica e conhecimento transversal aos cursos de qualificação profissional executado pelo IEP, os quais se constituem em oficinas permanentes de aprendizado visando desenvolver no corpo discente suas potencialidades e transformá-los em líderes sociais, agentes de mudança na comunidade.
Abaixo ilustraremos no em epigrafe os Espaços Mundos trilhados:
PRIMEIRA TRILHA
ESPAÇO MUNDO DO EU.
CARGA HORÁRIA DE 20 H
ARTE UTILIZADA: ORIGAMI, MANDALA, MÁSCARAS PINTURA.
COMPETÊNCIA DESENVOLVIDA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL AUTODISCIPLINA AUTOCONHECIMENTO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
PRODUTO FINAL: PLANO DE VIDA (DIÁRIO DE BORDO) E MANDALA DECORATIVA
ESPAÇO MUNDO ESPIRITUAL
CARGA HORÁRIA DE 20 H
ARTE UTILIZADA: ARTES EM GERAL (CANTO, POESIA, COREOGRAFIA, LOUVOR)
COMPETÊNCIA DESENVOLVIDA: SENSIBILIZAÇÃO PARA
VALORES COMO AMOR, FRATERNIDADE, COMUNHÃO, SOLIDARIEDADE, FÉ, SERVIÇO.
PRODUTO FINAL: PLANO DE VIDA (DIÁRIO DE BORDO)
MANDALA DECORATIVA
ESPAÇO MUNDO FAMÍLIA
CARGA HORÁRIA DE 20 H
ARTE UTILIZADA: PINTURA, POESIA, COLAGEM
COMPETÊNCIA DESENVOLVIDA: O DESEJO DE AJUDAR, CONTRIBUIR E AUMENTAR AS EXPECTATIVAS DE ACERTOS, PROPORCIONAL À QUANTIDADE DE AMOR ENTRE PAIS E FILHOS
PRODUTO FINAL: ILUSTRAÇÃO DA SUA ÁRVORE FAMILIAR, ÁLBUM DE FAMÍLIA
SEGUNDA TRILHA
ESPAÇO MUNDO DA ARTE E CULTURA
CARGA HORÁRIA DE 40 H
ARTE UTILIZADA: MÚSICA, DANÇA E TEATRO (ARTES CÊNICAS)
COMPETÊNCIA DESENVOLVIDA: INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE, SENSIBILIDADE, TRABALHO EM EQUIPE.
PRODUTO FINAL: MOSTRA DE TRABALHOS CULTURAIS (MTC) NO IEP PARA FAMÍLIA E COMUNIDADE
ESPAÇO MUNDO DO TRABALHO
CARGA HORÁRIA DE 30 H
ARTE UTILIZADA: JOGOS DE COOPERAÇÃO
COMPETÊNCIA DESENVOLVIDA: MARKETING PESSOAL PENSAMENTO ESTRATÉGICO E ORATÓRIA.
PRODUTO FINAL: TEXTO SENTIDO TRABALHADO. TEMÁTICA: GESTÃO ORGANIZACIONAL
ESPAÇO MUNDO DA COMUNICAÇÃO
CARGA HORÁRIA DE 20 H
ARTE UTILIZADA: ARTES VISUAIS
COMPETÊNCIA DESENVOLVIDA: SABER FALAR E OUVIR, FORMAS DE COMUNICAR
PRODUTO FINAL: APRESENTAÇÃO DA RADIO NOVELA OU PUBLICAÇÃO DO JORNAL
TERCEIRA TRILHA
MUNDO DA CIDADANIA
CARGA HORÁRIA DE 30 H
ARTE UTILIZADA: SENSIBILIZAÇÃO LETRA E MELODIA, MÚSICA, DANÇA E FANTOCHES
COMPETÊNCIA DESENVOLVIDA: RITMO, ORATÓRIA, VISÃO DE VOLUNTARIADO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
PRODUTO FINAL: PROMOVER UMA AÇÃO COMUNITÁRIA
ESPAÇO MUNDO AMBIENTAL
CARGA HORÁRIA DE 40 H
ARTE UTILIZADA: ARTES PLÁSTICAS
COMPETÊNCIA DESENVOLVIDA: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
PRODUTO FINAL: GINCANA AMBIENTAL INSTRUMENTOS MUSICAIS RECICLÁVEIS E COLETA SELETIVA
MUNDO DO EMPREENDEDORISMO
CARGA HORÁRIA DE 30 H
ARTE UTILIZADA: GALERIA DE ARTES (FOTOS), DOCUMENTÁRIO.
COMPETÊNCIA DESENVOLVIDA: ODS (SOLIDARIEDADE, COMUNHÃO, HUMANIZAÇÃO)
PRODUTO FINAL: PROJETO SOCIAL
Como resultado os jovens e adolescentes são protagonistas de diversas ações e eventos que acontecem na comunidade, atuando como agente de mudança e contribuindo para melhoria dos indicadores sociais.
IEP e Escola na Comunidade – Tem como objetivo levar a comunidade carente serviços na área de saúde, documentação e lazer. É realizado anualmente em escolas públicas conforme maior necessidade.
Arraia Social – Tem como objetivo o resgate da cultura nordestina e arrecadação de alimentos para doar as instituições sociais que trabalham com crianças carentes e jovens em drogadição.
Mostra de Trabalho Cultural – Tem como objetivo reconhecer e estimular a participação dos jovens e adolescentes a resgatar valores e autoestima dos educandos no âmbito social, profissional, familiar e pessoal. Aborda cinco linguagens artísticas: O TEATRO, A DANÇA, A MUSICA, AS ARTES VISUAIS e O ÁUDIO VISUAL.
IEP Voluntários – Esse é um grande resultado e vem transformando muitas comunidades. Ao final das Trilhas dos Espaços Mundos cada turma desenvolve um projeto social em sua comunidade. O projeto pode ser na área social, ambiental, lazer e outros. No final do ano levamos esses projetos para serem apresentados a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com intuito de dar visibilidade
Recursos Necessários
Na execução de cada oficina que compõe as trilha e a tecnologia Social Espaços Mundos os jovens atendidos vivenciaram conhecimentos transversais que impactam diretamente na sua postura familiar, pessoal, profissional, ética onde os mesmos recebem e agregam conhecimentos que vão além dos convencionais e simplesmente técnicos. Nas oficinas serão demandados os seguintes matérias: Cartolina, telas de arte, lápis de cor, Canetinhas, papel ofício, pincel, tintas, tecidos para figurinos, maquiagem para o teatro, equipamento de multimídia, material esportivo teremos ainda a demanda de materiais necessários a equipe de execução do projeto onde se tem a necessidade de computadores, papel, caneta, perfurador, grampeador, mesas e cadeiras para computadores e equipe – (Vide planilha 01 em anexo com projeção para um ano de execução);
Resultados Alcançados
Os resultados são jovens e adolescentes mais cooperativos, integrados com a família, empresa e comunidade e acima de tudo lideres sociais que vão impactar positivamente na sociedade. Cidadãos mais participativos na comunidade realizando eventos educativos como por exemplo o IEP e Escola na Comunidade, Arraia Social, Mostra de Trabalho Cultural e IEP Voluntários. Abaixo elencamos mais resultados:
- As empresas que contratam nossos educandos indicam através de processo de pesquisa o diferencial através dos espaços mundos, sendo jovens de iniciativa, visão social e ambiental, foco na família, visualizam empresa, escola e comunidade como parceiros de sua caminhada.
- Solução de conflitos emocionais dos jovens, haja vista que com a tecnologia espaços mundos os educandos utilizam a arte, educação e cultura para canalizar seus medos , dúvidas e problemas psicológicos oriundos de sua realidade o que impede que procurem as drogas ilícitas ou ações de violência.
- Ao participarem dos espaços mundos os educandos reduzem a evasão escolar e participam de programas sociais na comunidade.
- 80% do nosso educando adentra no ensino superior.
- Ao terminar a capacitação o educando tem aumento de 55% de sua remuneração e inserção de 80% no mercado de trabalho..
- Com a tecnologia vários educandos voltaram para o seio da família e deixam de ser usuários de drogas ilícitas.
- Realização da passeata pela paz na Semana da Solidariedade e Cidadania com participação da prefeitura de Eusébio, IEP, Comunidade e Escolas.
- Realização do IEP na Comunidade com ações de saúde, cidadania, lazer e esporte para a comunidade carente do Eusébio.
- Implantação da cultura socioambiental e de cooperação na escola.
- Família, IEP e comunidade trabalhando em rede para melhoria da educação.
- Jovens e Adolescentes atuando como líderes sociais desenvolvendo projetos sociais para a comunidade.
A aplicação da Tecnologia Espaços Mundos é uma ferramenta de educação integral que promove na escola, família e comunidade o empreendedorismo, cultura da paz, cooperação, visão socioambiental.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores