Objetivo
Contribuir para o desenvolvimento humano e educacional de crianças e adolescentes migrantes de outras nacionalidades, incluindo brasileiras, residentes no município de Vacaria/RS.
Problema Solucionado
Devido a situação migratória internacional no território brasileiro, que acolheu mais de um milhão e quinhentas pessoas, desde 2010; o município de Vacaria/RS é uma das cidades que acolhe mais de 1.000 migrantes, vindos de países fronteiriços com o Brasil e Caribe, sendo o maior número de famílias venezuelanas, de acordo com os registros cadastrados no Centro de Integração e Desenvolvimento Nossa Sra. das Graças - CEIDEC.
Analisando e acompanhando as famílias migrantes e suas necessidades básicas, e principalmente a situação de seus filhos, em relação ao aprendizado e acolhida no espaço escolar, criamos a tecnologia social de Olho no Futuro para ser instrumento de preparação para a enculturação.
Descrição
O CEIDEC iniciou seus trabalhos sociais no ano de 2017, em parceria com a Caritas Diocesana de Vacaria, visando a formação dos grupos sociais nas comunidades, onde a Caritas atuava.
Em 2018, em parceria com o Ministério Público, através do Projeto Acolher, foram desenvolvidas ações para trabalhar a prevenção contra a violência doméstica, no município de Vacaria. E, iniciamos o atendimento dos migrantes haitianos.
Em 2019 formalizamos um Termo de Fomento com a Prefeitura Municipal de Vacaria, através do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, para a implementação da tecnologia social apresentada. As atividades funcionavam em duas escolas municipais de Vacaria: Soli Gonzaga e Cecy Sá Brito, localizadas nos Bairros: Monte Claro e Km5.
Em 2020 com a vinda de venezuelanos à cidade, através da Interiorização da OIM – Organização Internacional para as Migrações / Agência da ONU, para trabalhar nos pomares da Agropecuária Schio LTDA, ampliamos os nossos atendimentos com os migrantes, em meio a pandemia, com todos os cuidados seguidos de acordo com as normas da Saúde. Articulamos a comunidade de Vacaria, região, outras cidades e instituições privadas para angariarmos doações de alimentos, o qual recebemos mais de 1200 cestas básicas e roupas de frio, bem como cobertas e etc.
Em 2021, devido a pandemia, tivemos redução no quadro de funcionários e de trabalhos sociais, por falta de financeiro, porém, mantivemos o atendimento com os migrantes de outras nacionalidades, devido toda a situação social e emergencial de alimentos, habitação (casa para alugar), vestuários, moveis (cama, fogão, botijão de gás...), e principalmente documentações, falta de emprego e acolhimento de novos familiares. Neste mesmo ano, participamos de várias capacitações sobre migração, visando qualificação no trabalho. E, por fazermos a diferença, a OIM / Agência da ONU no Estado do Rio Grande do Sul se tornou um dos nossos parceiros, neste processo.
Em mérito ao trabalho social realizado com os migrantes no município de Vacaria e região, em 2022, nos tornamos, uma Instituição referencial, para os encaminhamentos de documentações dos migrantes para Policia Federal.
Em 2022 e 2023 retomamos a tecnologia social de Olho no Futuro, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, atendendo os filhos de migrantes de outras nacionalidades, bem como filhos de brasileiros. A faixa etária para participar da tecnologia social é dos 04 aos 18 anos. As atividades funcionam (salas construídas pelo CEIDEC, com recursos das doações adquiridas pela dedução de Imposto de Renda) num espaço cedido pelas Empresas Trans Cavalinho, em turno inverso ao da escola, no período da manhã: horário das 8h às 11h45 / à tarde: 13h15 às 17h15. Para as crianças e adolescentes se sentirem acolhidas, contratamos Instrutoras venezuelanas, Instrutor haitiano e Instrutora brasileira para trabalhar as atividades propostas pela tecnologia social: reforço escolar, aulas de português, aulas de espanhol, aulas de francês, recreação, educação ambiental, artes, empreendedorismo social juvenil e culinária. A metodologia social que adotamos é de transformar vidas, independente da etnia, religião, gênero e etc.
Recursos Necessários
- Equipamentos de Informática: aquisição de 12 computadores e 01 multimídia;
- Materiais e instrumentos musicais: 10 violões; 01 caixa de som, 03 microfones sem fio;
- Materiais didático e pedagógico: cadernos, lápis, borrachas, cordas para violões, tintas, folhas de ofícios, lápis de cor, canetinhas, cartolinas, livros infantis, fitas durex, dupla face, colas e etc;
- Materiais de esportes: bolas de futebol, bolas de vôlei, bolas de basquetebol, cordas para pular e etc;
- Materiais para recreação: jogos de xadrez, jogos de dama, quebra-cabeças e etc.
- Utensílios domésticos: panelas, talheres, bacias inox, formas e etc, para oficina de culinária.
Resultados Alcançados
- 60 Crianças e adolescentes migrantes e brasileiras participando da tecnologia social;
- Apoio para às famílias migrantes e brasileiras;
- Crianças e adolescentes mais felizes e comunicativos;
- Integração entre as crianças e adolescentes brasileiras e migrantes;
- Crianças mais sociáveis com outras pessoas que visitam o projeto;
- Crianças e adolescentes menos ansiosas e mais amorosas;
- Escolas parceiras mais próximas do projeto;
- Apoio e Parceria com a Prefeitura Municipal de Vacaria;
- Apoio e parceria com a OIM / Agência da ONU no RS.
Público atendido
Crianças
Adolescentes
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores