Problema Solucionado
A rotatividade dos alunos nos cursos decorrente da sua condição econômica que os obriga a realizar trabalhos informais para ajudar na renda familiar;
A falta de conhecimento dos seu direitos quanto cidadãos;
A resistência de alguns familiares quanto autonomia de seu filhos, julgando-os incapazes;
A falta de recurso para aquisição de novos materiais e equipamentos.
Descrição
A tecnologia contempla a utilização do computador e seus recursos para uma melhor integração com o mundo, e desta maneira com o mercado de trabalho.
As aulas são expositivas, com a utilização de lousa e material de apoio, como arquivos com animação, visto que o conteúdo abstrato dificulta muito o entendimento do aluno surdo (método de observação).
A professora atua também como mediadora em atividades que buscam trabalhar o raciocínio lógico como pesquisas e jogos educativos, entre outros (método de elaboração conjunta).
Após ser dado o conteúdo através da teoria, o aluno desenvolverá atividades práticas (método de assimilação).
As aulas de informática são utilizadas apostilas desenvolvidas na própria instituição, baseada no conteúdo programático e na experiência educacional vivenciada com o aluno surdo onde a cada curso dado, este material é revisado podendo sofrer adaptações.
No ensino sob uma perspectiva bilíngüe considera, portanto, a língua de sinais (LIBRAS) como a primeira língua do surdo e a língua portuguesa como segunda língua (no BRASIL).
Sob o enfoque bilíngüe, utiliza-se uma língua para ensinar outra, ou seja, usamos a língua de sinais para que a leitura, análise e produção textual na língua portuguesa deixem de ser atos mecânicos para se tornarem atos com significado através de uma construção e de uma compreensão dos sentidos veiculados pelo texto.
Com o desenvolvimento desses tópicos busca-se preparar adolescentes,jovens e adultos deficientes auditivos tanto na vida escolar como para o mercado de trabalho através da inclusão digital ajudando-os a entender a língua portuguesa dentro de suas limitações, aprimorando seus conhecimentos considerando o apoio pedagógico em português, desde elementos da comunicação, passando por ortografia e finalizando com compreensão e interpretação de textos.
Recursos Necessários
Recurso para sala de informática: 10 computadores; roteador, estabilizadores, uma impressora laser, uma impressora jato de tinta, papel A4, mesas, cadeiras, uma lousa e canetas. Recurso para sala de portugues, uma lousa e canetas para lousa, 10 cadeiras universitárias; um dicionário em Libras "Língua de Sinais" (Fernando Cesar Copovilla e Walquiria Duarte Raphael); -Dez dicionários de Língua Portuguesa; -Um livro "Português no dia a dia" com o professor Pasquale; -Um livro "Soletrando a nova ortografia sem segredos"; -Um livro de português para estrangeiro.
Resultados Alcançados
Fomos certificados como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Utilidade Pública pelo Ministério da Justiça, através da Secretária Nacional de Justiça em 18/02/2009;
Fomos premiados no Concurso Ações Inclusivas do Estado de São Paulo no ano de 2011 e no mesmo ano recebemos da Fundação Banco do Brasil o Certificado de Tecnologia Social;
Autonomia dos alunos,
Reconhecimento dos seus direitos e deveres;
Desenvolvimento e capacitação através das tecnologias sociais;
Inclusão de jovens e adultos no mercado de trabalho.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores