Objetivo
Consolidar a roda como prática de fortalecimento comunitário e protagonismo social, estimulando a participação ativa de crianças, jovens, adultos e idosos em processos de aprendizagem e em decisões coletivas. O objetivo é transformar cada roda em espaço democrático, onde experiências de vida são reconhecidas como saberes, fazeres e quereres, e todos assumem responsabilidades pelo planejamento, execução e avaliação das ações. Assim, a Pedagogia da Roda busca formar comunidades mais coesas, autônomas e solidárias, capazes de gerir seus próprios desejos e fazer de suas instituições eficazes, a partir da participação e da cidadania.
Problema Solucionado
A Pedagogia da Roda surgiu para enfrentar a exclusão escolar e social em comunidades onde muitas crianças estavam fora da escola e a participação da população nas decisões era limitada. O modelo tradicional, hierárquico e centrado na transmissão de conteúdos, não reconhecia a experiência de vida como parte do processo educativo. A roda solucionou esse desafio ao criar um espaço horizontal, inclusivo e democrático, capaz de transformar qualquer lugar em ambiente de aprendizagem e participação. Dessa forma, fortaleceu a comunidade como sujeito coletivo, devolvendo-lhe protagonismo em processos de educação, organização social e tomada de decisões, ampliando as condições de cidadania e autogestão.
Descrição
A Pedagogia da Roda é a prática de reunir pessoas em um espaço horizontal, onde todos se veem e se reconhecem como sujeitos de direito e de saber. Mais que um arranjo físico, a roda é uma forma de organização que assegura fala e escuta a todos, estimula o diálogo, a reflexão e a construção de consensos. A roda precisa de um coordenador atua como mediador, garantindo igualdade de participação, fortalecendo a autoestima, integrando o grupo e estimulando a corresponsabilidade.
A dinâmica se organiza em etapas: 1) acolhimento do grupo; formulação da pauta com base nos saberes e desejos comunitários; 2) definição das responsabilidades (o que, quem, quando, onde e como); 3)execução das ações; e 4) avaliação em nova roda, na qual os resultados são discutidos e os aprendizados transformados em compromissos. Esse ciclo faz da roda um exercício permanente de democracia e participação cidadã.
No CPCD, todos os projeto e reuniões de equipe acontecem em roda, se tornando símbolo de parceria, organização e instrumento de trabalho. Ela funciona como elo entre a vida comunitária e os espaços institucionais, articulando saberes populares e processos socioeducativos formais e informais. No Projeto Sementinha, uma das origens da descrição desta pedagogia, por exemplo, o bairro se transforma em escola: casas, ruas e praças tornam-se salas de aula; mães compartilham chás e receitas; crianças ensinam brinquedos; muros pintados viram quadros de palavras. O educador é provocador que transforma essas vivências em recursos pedagógicos.
Essa prática deu origem a outras pedagogias do CPCD, como a do Brinquedo, do Sabão e do Abraço, todas voltadas à valorização do “lado luminoso” das pessoas e à busca da dignidade humana. Ao mesmo tempo em que fortalece o protagonismo comunitário, a roda forma educadores sociais, professores e lideranças, ampliando a autonomia das comunidades. Mais que metodologia de ensino, é uma estratégia de fortalecimento social que conecta educação, cultura e democracia.
Recursos Necessários
.A tecnologia exige poucos recursos materiais e grande mobilização comunitária:
1) Espaços acessíveis para reunir pessoas (praças, escolas, centros comunitários, ruas ou casas);
2) Facilitadores/Educadores que atuem como mediadores do diálogo;
3) Tempo para encontros regulares de planejamento, execução e avaliação;
4) Envolvimento das famílias, lideranças locais e instituições parceiras;
5) Materiais simples e cotidianos que podem ser reaproveitados no processo.
O principal recurso é o compromisso coletivo de cada participante em construir, decidir e aprender junto.
Resultados Alcançados
A Pedagogia da Roda não pode ser medida por números, já que diariamente são realizadas inúmeras rodas em diferentes contextos, produzindo efeitos difusos, contínuos e muitas vezes intangíveis. Mais do que resultados estatísticos, a roda gera processos de transformação social, educativa e comunitária. Seu impacto está na criação de vínculos, na construção de consensos, no fortalecimento da autoestima e na ampliação da participação cidadã, como as Plataformas sociais de Projetos em Araçuaí/MG - Arasempre e a de Parelheiros/SP - Parelheiros Saudável, Territórios Abraçados.
Ao longo de sua trajetória, a roda contribuiu para:
1) Democratização da aprendizagem: transformou qualquer espaço em lugar de ensino e troca de saberes, com crianças, jovens e adultos participando ativamente;
2) Fortalecimento comunitário: comunidades passaram a planejar, executar e avaliar suas próprias ações, exercendo a autogestão e o protagonismo;
3) Formação de educadores sociais: mães, jovens, professores e lideranças locais foram preparados para atuar como mediadores e facilitadores, multiplicando a metodologia;
4) Valorização da cultura e dos saberes locais: práticas cotidianas, como receitas, brincadeiras, cantigas e ofícios, se tornaram conteúdos pedagógicos, ressignificando a cultura viva;
5) Inclusão educacional: crianças antes excluídas do sistema escolar tiveram acesso a processos de aprendizagem significativos em seus territórios;
6) Transformação institucional: a roda foi incorporada a políticas públicas, programas educacionais e experiências comunitárias em diferentes municípios e estados;
7) Fortalecimento da democracia: em cada roda, exercita-se a escuta, a negociação e a corresponsabilidade, elementos centrais da vida democrática.
Esses resultados se manifestam de forma cotidiana, invisível aos indicadores tradicionais, mas perceptível no fortalecimento das relações sociais, na ampliação da autonomia comunitária e na criação de espaços coletivos de decisão. O maior legado da Pedagogia da Roda é ter transformado a prática simples de sentar em círculo em um poderoso exercício de cidadania e dignidade.
Público atendido
População em Geral
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