Problema Solucionado
Promundo é uma organização que desenvolve metodologias a partir de pesquisas e projetos pilotos de intervenção, envolvendo diferentes públicos e organizações na elaboração, testagem e validação do processo e produtos. As pesquisas, estudos e intervenções nos levou a construção do Programa P (P de Paternidkkade) diante de um cenário em que os homens não são prioritários no sistema de saúde e de que eles acessam os serviços de saúde, mas não são envolvidos no cuidado; por outro lado as consultas pré-natais são espaços privilegiados para o engajamento dos pais/homens e se concretizou o Manual do Programa P. Posteriormente elaboramos o conteúdo do curso on line, criado para aproximar profissionais de saúde das temáticas relacionadas à Paternidade e Cuidado, voltando sua metodologia de trabalho a alta taxa de interação, permitindo não só o contato e a produção de conteúdo, mas também a troca de experiências entre as pessoas inscritas, atuando interdisciplinarmente e apoiando as melhores práticas sobre como incluir os homens nos serviços. O curso foi lançado em novembro de 2015 e integrado a plantaforma de ensino à distância do Ministério da Saúde.
Descrição
Tecnologia: Paternidade e Cuidado - Curso on line de 60 horas para profissionais da área de sáude e educação.
O curso on line foi pensado para atender a crescente demanda de profissionais de saúde sobre como incluir os homens nos serviços e para desenvolver o conteúdo partirmos do Programa P, um programa desenvolvido por 3 organizações não govenamentais: Instituto Promundo e Cultura Salud/EME/REDMAS/Instituto Noos, com os seguintes passos:
• Setembro/2014 - Aprovação do financiamento de USAID Development Innovation Ventures (DIV) e colaboração da Rutgers WPF.
• Outubro/2014 - Articulação com Ministério da Saúde;
• Maio/2015 – conclusão de conteúdo e desenho da avaliação do curso, envolvendo organizações da Rede Não Bata, Eduque, da Rede Nacional da Primeira Infância e profissionais da Coordenação da Saúde do Homem, do Ministério da Saúde.
• Julho/2015 - Integração do conteúdo à plataforma digital do Ministério da Saúde.
• Setembro/2015 - Testagem do curso e de instrumentos de avaliação;
• Outubro/2015 - Correções e ajustes a partir da testagem;
• Novembro/2015 - Lançamento do curso na plataforma Comunidade de Práticas e posteriormente migração para o AVASUS (setembro/2016);
• Abril/2016 – Avaliação quantitativa e qualitativa.
• Maio/2019 - Curso está ativo na plataforma AVASUS e soma mais de 7.500 inscritos.
Como se desenvolve:
Metodologias: Cada uma das unidades temáticas é formada por apresentações, vídeos, imagens, textos, sínteses e fóruns para compartilhar experiências e reflexões.
Competência: Ao final do módulo o/a aluno/a deverá ter refletido sobre suas práticas no que se refere o envolvimento de homens e o engajamento no exercício da paternidade e do cuidado, além de se sentir sensibilizado sobre a importância do exercício da paternidade e do cuidado para a transformação das normas de gênero, prevenção da violência e promoção da saúde.
Avaliação: Ao final há 08 questões (quiz) para mensurar o seu aproveitamento em relação ao conteúdo do módulo. Também há avaliação do módulo e autoavaliação para você mensurar o quanto o curso foi proveitoso para você.
Recursos: Apresentações, vídeos, imagens, textos, sínteses e fóruns.
Recursos Necessários
- conteúdo do curso (do Promundo)
- plataforma on line
- tutores/as on line
- questionário de avaliação e monitoramento, sistema tecnológico para acompanhamento
- divulgação focada no grupo que se quer alcançar
Resultados Alcançados
O curso on line foi lançado em novembro de 2015 e em Abril de 2016 realizamos uma avaliação, utilizando métodos quantitativos e qualitativos para mensurar os resultados do curso junto aos respondentes dos questionários pré e pós, comparando atitudes, percepções e nível de conhecimentos dos participantes com relação a paternidade e equidade de gênero.
A análise contou com questionário pré e pós preenchidos pelos/as alunos/as (202); relatórios sobre experiências pessoais como profissionais; valiação qualitativa em 2 estados; relatórios de tutores/as; Entrevistas em profundidade (Rio de Janeiro e Bahia); e 1 Grupo Focal (Rio Grande do Sul).
Resultados quantitativos da avaliação apontaram que: 77,5% avaliou o curso como ótimo; 20,5% avaliou o curso como bom; 90,7% relatou que o conteúdo aprendido poderia ser aplicado na prática; 79,5% relatou estar mais informado sobre paternidade e cuidado; mais de 85% respondeu que muitas vezes foi possível trocar experiências e conhecimentos com outros participantes; 5,9% considerou alguns dos temas excessivamente detalhados; e sugeriram melhora na ferramenta quanto a inscrição, chats e vídeos.
Resultados qualitativos apresentaram que o curso: contribue para a promoção da paternidade e do cuidado; aumenta atitudes de incentivo para que outros colegas de trabalho envolvam pais/homens nos serviços de saúde; Incentiva o reforço para que mães estimulem os pais a irem às consultas de pré-natal; cresce o número de atitudes práticas e positivas na rotina do/a profissional, como entrega de folheto explicativo sobre o tema da paternidade, por exemplo; amplia o conhecimento em legislação relacionada a paternidade; tornam os profissionais mais confiantes para passar informações relacionadas ao tema da paternidade onde trabalham e a ajudar pais onde moram; e no geral amplia atitudes equitativas de gênero.
Avaliações de participantes:
Ótimo curso. Nos revela dados que, em momento anterior ao curso, nunca havia visto. Cuidar da saúde do filho e de sua própria, assim como a da mãe, é essencial para todo pai. SANDRO AMARANTE MORAES
Curso muito completo, de linguagem simplificada. TIAGO PINTO ABREU
Foi uma experiência muito boa, pois tive a oportunidade de adquirir conhecimentos que nunca imaginei. ainda mais quando se trata de paternidade e saúde. JOHNNY DE ALCANTARA RUFINO
Primeiramente muito bom para sabemos e aprendemos sobre a paternidade e sobre a saúde também como um todo. NATALINO BRITO DA CRUZ
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