Problema Solucionado
A adolescência e juventude caracteriza-se como um período da vida particularmente vulnerável , especialmente no que tange a saúde sexual e reprodutiva. Na atualidade observa-se altos índices de adolescentes que vivenciam situações de infecções por doenças sexualmente transmissíveis,gravidez não desejada e violência nas relações afetivas, concomitante a ausência de dialogo no contexto familiar sobre estes temas e exposição, de forma acrítica, a informações muitas vezes equivocadas provenientes das mídias sociais. Nos serviços de saúde e nas escolas observa-se também a baixa adesão e efetividade de estratégias educativas tradicionais que se pautem somente pela transmissão de informações . Além disso, constata-se nos discursos de profissionais de diferentes campos e cenários (escolas,serviços de saúde,instituições socioeducativas) o relato de limitações da formação para lidarem com questões relacionadas a sexualidade . Estes aspectos corroboram a necessidade do uso de tecnologias sociais que sejam atrativas e motivadoras para a participação dos adolescentes e que possibilitem a construção do dialogo com os profissionais de diferentes campos e cenários que atendam a este publi
Descrição
O kit BrincanTO foi desenvolvido como uma tecnologia social que media o encontro de adolescentes e jovens com profissionais de diferentes campos de ação que tenham como horizonte a promoção da saúde sexual e reprodutiva.
A elaboração do Kit BrincanTO foi realizada considerandos dois pilares pedagogicos: a ludicidade e o diálogo. No que se refere a ludicidade compreende-se que a utilização de jogos possibilita a criação de um espaço educativo motivante para a participação, prazeroso e que permite a discussão da temática da sexualidade, muitas vezes marcada por tabus e preconceitos sociais, de forma leve e interativa.
Além da lucididade o Kit BrincanTO foi desenvolvido a partir de princípios da pedagogia Paulo Freire, e assim sendo, a sua utilização deve ser pautada pelos seguintes principios :
• Construção de relações horizontalizadas entre educadores(as) e educandos(as)através do DIÁLOGO;
• Construção de relações baseadas na ÉTICA, respeito mútuo e AMOROSIDADE, potencializando o vínculo entre educador(a) e educandos(as);
• Construção de experiências de aprendizagem que contribuam para a AUTONOMIA dos atores envolvidos, especialmente no que se refere a sua vida sexual e reprodutiva.
A efetivação destes princípios na utilização da tecnologia social possibilita que os adolescentes tenham a oportunidade de refletirem sobre os problemas que os afligem e a partir daí identifiquem e adotem posturas que lhes permitam a vivencia das experiências relacionadas a sexualidade de forma segura e saudável. Assim, a promoção da reflexão, crescentemente critica, mediadas pela utilização dos jogos, sobre como vão se construindo as relações afetivos sexuais na adolescência pode promover a identificação de fatores intervenientes neste processo, como por exemplo, pressões sociais, concepções culturais de gênero, desconhecimento, sentimentos, antes não percebidos pelos e pelas adolescentes e educadores . O desvelamento destes “fatores antes ocultos” e a discussão sobre estratégias de enfrentamento de forma coletiva tem o potencial de contribuir para a construção de novas condutas por parte dos sujeitos participantes das intervenções, tanto adolescentes, quanto profissionais.
O Kit Brincanto é composto por 8 jogos educativos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência (NEPVIAS- UFPE) que abordam as seguintes temáticas :
a) Jogos Meu corpo : 2 conjuntos de quebra-cabeças fisico com partes do corpo humano (feminino e masculino) relacionados as transformações corporais na adolescência e a vivência da sexualidade.
b) Jogo Previnix : jogo digital de tabuleiro que aborda conteúdos sobre as infecções sexualmente transmissivies (IST´s) .
c) Quiz Mitos e Verdades sobre sexualidade segura: jogo físico que debate temas sobre os métodos contraceptivos e prevenção de IST`S
d) Bingo da Sexualidade : jogo físico que debate aspectos relacionados as vivências afetivas e respeito nas diferentes formas de afetividade;
e) Jogo Detetive : jogo físico que aborda a temática da pedofilia e seu enfrentamento
f) Jogo Decidix : jogo digital que aborda a temática da gravidez não desejada na adolescência
g) Jogo Responsix : jogo digital que aborda as questões sobre autonomia e responsabilidade na vivência da sexualidade.
Os jogos digitais (Decidix, Previnix e Responsix) são disponibilizados gratuitamente pelo NEPVIAS (via solicitação por email) e são acompanhados de materiais de apoio que trazem conteúdos relacionados as tematicas em discussão e principalmente os princípios e ações que devem nortear a utilização da tecnologia social como um todo. Os jogos físicos podem ser reproduzidos com facilidade a partir da disponibilização do roteiro de fabricação e utilização.
O kit Brincanto deve ser utilizado por profissionais de saúde e educação com grupos de adolescentes e jovens, preferencialmente sendo efetivado em 10 encontros, nos quais se aborda a cada dia um dos jogos e ao final se faz uma avaliação do processo vivenciado. Os jogos foram desenvolvidos para serem utilizados no tempo de 50 minutos a fim de possibilitar a sua utilização no contexto escolar. Os jogos são utilizados em grupos de 10 a 15 adolescentes.
No entanto, congruente com o referencial pedagógico utilizado no jogo compreende-se que os profissionais que irão utilizar o Kit BrincanTO deve avaliar criticamente a pertinência de cada um dos jogos ao seu publico especifico, realizar as adaptações necessárias no que se referente tanto a ordem dos temas quanto ao conteúdo de cada encontro . É importante destacar que se compreende o Kit BrincanTO não somente como os produtos (jogos) que podem ser utilizados na interação com o publico adolescente, mas sobretudo como mediadores de uma metodologia de intervenção que se pauta pelo estabelecimento de relações dialógicas, respeitosas, criticas e que tenham como horizonte a transformação social.
Recursos Necessários
A implantação do Kit Brincanto exige a reprodução dos jogos físicos conforme orientado pela equipe do NEPVIAS (sendo necessário material de papelaria e grafico) , disponibilidade de um computador e um projetor de imagens para a utilização dos jogos digitais (disponibilizados gratuitamente) . No que se refere a pessoal, sugerimos que cada grupo de adolescentes seja conduzido por um ou dois profissionais que tenham afinidade e experiencia com metodologias educativas participativas. O kit construido pode ser utilizado inúmeras vezes, sendo necessária somente sua manutenção. Os materiais educativos são acompanhados de materiais de apoio que auxiliam a sua utilização, no entanto, a equipe do NEPVIAS se disponibiliza para a oferta de uma oficina de formação do kit BrincanTO com duração de 16 horas.
Resultados Alcançados
O kit BrincanTO vem sendo utilizado como tecnologia social, sistematicamente, no âmbito da extensão universitária nos anos de 2012, 2015, 2016, 2018 e 2019, na Universidade Federal de Pernambuco em projetos direcionados para a promoção da saúde sexual e reprodutiva na adolescência .
Neste periodo participaram da utilização da tecnologia social 429 adolescentes em 4 escolas da rede municipal e 2 instituições não governamentais (dados não incluem o ano de 2019 que ainda encontra-se em contabilização). No ano de 2019 o kit BrincanTO encontra-se em implantação em 5 equipes de saúde da familia vinculadas a prefeitura do Recife em parceria com 3 escolas publicas e 2 instituições não governamentais. A tecnologia foi desenvolvida inicialmente no campo de ação da Terapia Ocupacional, mas no entanto, na atualidade configura-se como uma ferramenta pertinente e utilizada para diferentes áreas de conhecimento e prática que se situem na esfera da promoção de saúde com adolescentes, como por exemplo os profissionais que compõem as equipes de saúde da familia e professores.
A utilização do kit BrincanTO é sistematicamente avaliada pela equipe , sendo esta avaliação registrada em relatórios aprovados institucionalmente pela Pro-reitoria de Extensão e Cultura da UFPE. Estes relatórios deram origem a diversos trabalhos publicados em artigos cientificos e divulgados em eventos da area (cujos links são disponibilizados).
Além disso, tanto a utilização do kit como um todo quanto de alguns dos jogos especificamente foram avaliados e validados através de pesquisas cientificas que apontaram a sua efetividade e validade para a ação a que se propõe (links anexos). Destaca-se que uns dos jogos digitais , o DECIDIX , já foi disponibilizado para cerca de 300 profissionais de todo Brasil . Especificamente em relação a avaliação realizada pelos proprios adolescentes e pelas instituições parcerias destaca-se a afirmação de que a utilização do Kit BrincanTO estimula a participação dos adolescentes, facilita a comunicação e estabelecimento de vinculo entre profissionais e adolescentes, contribui para a construção de conhecimentos que tem relevância nos seus contextos reais de vida no sentido da adoção de atitudes mais autônomas e responsáveis em relação a saúde sexual e reprodutiva, além de possibilitar a construção de um espaço de acolhimento e escuta para um publico na maioria das vezes negligenciado em suas necessidades especificas.
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