Objetivo
Cocriar oportunidades de empregabilidade e geração de renda, por meio de formação profissional com uso de tecnologias, para as juventudes que tenham menor acesso ao mundo do trabalho.
Problema Solucionado
O Brasil possui 214.7 milhões de habitantes (IBGE, 2022), e aproximadamente 25% da população brasileira - 53 milhões de habitantes - são jovens entre 14 e 29 anos de idade.
84,6% dos estudantes do ensino fundamental (anos finais) e 87,2% do ensino médio (Todos pela Educação, 2021) estão matriculados na rede pública de ensino.
Aproximadamente apenas 8% dos jovens (Itaú Educação e Trabalho, 2022) frequentam o ensino médio técnico. Para termos um comparativo, considerando os países membros da OCDE (OCDE Education at a glance, 2018), 42% dos jovens se formam em cursos técnicos.
Apenas 23,8% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior (Todos pela Educação, 2021), ou seja, a cada 10 estudantes que concluem o ensino médio, apenas 2 ingressam no Ensino Superior. E destes, 77% estão na rede privada de ensino, onde encontram a maior oferta de vagas. Somente 18,1% das pessoas de 25 anos ou mais concluíram uma graduação.
Sem receber outro tipo de formação, milhões de jovens são deixados a própria sorte. Se as Universidades hoje só atendem 23,8% das pessoas que se formam no ensino médio, precisamos buscar oportunidades educacionais profissionalizantes a serem oferecidas para os outros 76% dos jovens!
Multiplicar as ofertas de formação profissional gratuitas e de qualidade para as juventudes é uma importante ação para tirar os jovens do ciclo de pobreza. Estatisticamente, quanto menor a renda do jovem, menores são suas chances de desenvolvimento profissional e, portanto, menores são as oportunidades de conquistar um emprego formal. Assim, geralmente ocupam vagas com pior qualidade do que a média ofertada, a maior parte delas no trabalho informal, sem qualquer proteção social e sem garantia de direitos trabalhistas e previdenciários.
Os jovens formados pelo modelo de TS do IOS apresentam em média 60% de empregabilidade formal em até 1 (um) ano pós conclusão da aprendizagem.
Descrição
Estímulo à participação social e o protagonismo das juventudes de menor renda por meio da formação profissionalizante e direcionamento ao mercado de trabalho.
Cursos semestrais, com carga mínima de 300 horas distribuídas diariamente durante cinco meses de atividades, contemplando aulas de: noções de regras de negócio, tecnologia da informação, português (comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos) e matemática (raciocínio lógico-matemático, interpretação e análise de dados estatísticos), além de workshops e discussões interdisciplinares (temas transversais), desenvolvimento comportamental e emocional, realização de um TCC (trabalho de conclusão de curso), projeto de vida e simulações operacionais.
As aulas são ministradas por uma equipe técnica multidisciplinar e acompanhadas pela liderança pedagógica e gestão estratégica. Além das competências práticas e técnicas em tecnologia da informação, conceitos de negócios e gestão administrativa, espera-se que o jovem adquira conhecimentos gerais sobre cidadania, desenvolvimento pessoal e profissional através de trabalhos transversais e comportamentais, estimulando que os mesmos se tornem agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.
Concluída a formação, a instituição promove o relacionamento destes jovens com empresas privadas, atuando como facilitadora para a conquista de uma oportunidade de emprego e geração de renda.
O tipo de formação realizada é muito exigida pelo mercado, pois este tipo de profissional é escasso. Somos o único Instituto no Brasil a oferecer conceitos de negócios administrativos, com aulas que simulam a rotina da base operacional de uma empresa, e a prática destes conceitos através do software de gestão mais utilizado no país, o ERP TOTVS, com licenças de treinamento doadas pela empresa parceira.
Em suma, destacamos:
1 - Modelo único de formação;
2 - Ensino de regras e conceitos de negócios;
3 - Conciliação do programa de formação com temas transversais (cidadania, família, comportamento, etc);
4 - Aulas de extensão escolar;
5 - Colocação no mercado de trabalho, como fechamento de um ciclo social estratégico.
No que tange à comunidade, a Instituição que promove a capacitação conta com núcleos de acompanhamento, distribuídos na grande São Paulo e nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. As atividades são realizadas em parceria com instituições privadas e do terceiro setor. A relação com estas entidades ocorre, principalmente, por meio da cessão do espaço físico com a infraestrutura necessária e subsídio dos custos de água, luz, telefone, internet, limpeza e segurança dos locais cedidos.
Em geral, as Instituições que abrigam essa metodologia de formação atendem juventudes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, a iniciativa vem preencher a escassez de recursos, serviços e políticas públicas voltadas para a inclusão do jovem no mercado de trabalho, alcançando resultados expressivos nos últimos anos.
Recursos Necessários
Para cada unidade de implantação são necessários dois espaços físicos: um para o laboratório de TI / Informática e outro para as aulas de extensão (português e matemática) e workshops de temas transversais / comportamentais. Com esta estrutura é possível atender quatro turmas por unidade, sendo duas turmas pela manhã e duas pela tarde, com uma média de 25 alunos cada, totalizando um número de 100 alunos por unidade a cada semestre.
Laboratório de TI:
- 25 computadores desktops completos (com monitor, mouse e teclado) ou notebooks;
- Um notebook para o instrutor;
- 25 mesas com cadeiras;
- Mesa e Cadeira para o instrutor;
- Um data show;
- Uma tela de projeção ou quadro branco;
- Equipamento de Som.
Sala de extensão:
- 25 carteiras universitárias;
- Um data show;
- Uma tela de projeção ou quadro branco;
- Um notebook para o instrutor;
- Mesa e Cadeira para o instrutor.
Alimentação
Espaço para que os alunos possam receber um lanche
Semestralmente:
- 100 camisetas;
- 100 crachás;
- Material de escritório / papelaria / fotocópia;
- Produtos de Higiene e Limpeza;
- Material de divulgação das inscrições (flyers, cartazes).
Resultados Alcançados
Fundado em 1998, o IOS tem sede em São Paulo, no bairro Santana, filiais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Joinville, e Projetos em Porto Alegre e Recife. Atualmente contamos com 14 Unidades de Atendimento, que funcionam em parceria com outras Organizações Sociais e Faculdades e Universidades.
O IOS já formou mais de 43 mil alunos, sempre com foco na sua empregabilidade.
Nos últimos 5 anos cerca de 6 mil pessoas foram empregadas após passarem pelas nossas formações.
Em 2022, 1.945 adolescentes, jovens e pessoas com deficiência atendidos concluíram a sua formação profissional no IOS, e 1.264 foram incluídos no mercado de trabalho.
A conquista de uma vaga emprego representou um aumento de 63% na renda familiar dos alunos do Instituto, considerando uma média de 4 membros por família.
Anualmente, o IOS divulga em seu site o Relatório de Atividades seguindo as diretrizes do GRI, onde todos os indicadores de impacto social podem ser acompanhados!
Público atendido
Jovens
Adolescentes
Portadores de deficiencia
Alunos do ensino medio
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores