Problema Solucionado
Pesquisas recentes apontam que jovens entre 15 e 24 anos representam o maior índice de desemprego no Brasil, 44% entre toda a população desempregada. Estatisticamente, quanto menor a renda do jovem, menores são suas chances de acesso a cursos profissionalizantes e, portanto, menores são as chances de conquistar um emprego formal. Assim, geralmente ocupam vagas com pior qualidade do que a média ofertada, a maior parte delas no trabalho informal, sem qualquer proteção social e sem garantia de direitos trabalhistas e previdenciários. Esta situação afeta especialmente os mais pobres que, historicamente, têm menor acesso a oportunidades de qualificação e cuja inserção no mercado de trabalho ocorre de forma mais precária.
Descrição
Estímulo à participação social e o protagonismo de jovens de baixa renda e pessoas com deficiência por meio da capacitação profissional e direcionamento ao mercado de trabalho. A capacitação acontece semestralmente, com carga mínima de 300 horas distribuídas diariamente durante cinco meses de atividades, contemplando aulas de: noções de negócio, tecnologia da informação, português (comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos) e matemática (raciocínio lógico-matemático, interpretação e análise de dados estatísticos), além de workshops e discussões interdisciplinares (temas transversais), realização de um TCC (trabalho de conclusão de curso) e simulações operacionais.
As aulas são ministradas por uma equipe técnica multidisciplinar e acompanhadas pela liderança pedagógica e gestão estratégica. Além das competências práticas e técnicas em tecnologia da informação, conceitos de negócios e gestão administrativa, espera-se que o jovem adquira conhecimentos gerais sobre cidadania, desenvolvimento pessoal e profissional através de trabalhos transversais e comportamentais, estimulando que os mesmos se tornem agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.
Alcançada a capacitação, a instituição promove o relacionamento destes jovens com empresas privadas, atuando como facilitadora para a conquista de uma oportunidade de emprego e contribuindo com o aumento no nível de escolaridade destes nas disciplinas de português e matemática.
O tipo de formação realizada é muito exigida pelo mercado, pois este tipo de profissional é escasso. Somos o único instituto no Brasil a oferecer conceitos de negócios administrativos, com aulas que simulam a rotina da base operacional de uma empresa, e a prática destes conceitos através do software de gestão mais utilizado no país, o ERP TOTVS, com licenças de treinamento doadas pelo parceiro.
Podemos afirmar que esta tecnologia social se refere à metodologia de capacitação adotada pelo projeto, denominada de ciclo social estratégico, contemplando as seguintes diretrizes: Negócio + Software + Comportamento + Revisão Escolar = Cidadão transformado por meio do conhecimento.
Em suma, destacamos:
1- Modelo único de capacitação;
2- Ensino de regras e conceitos de negócios;
3- Conciliação do programa de capacitação com temas transversais (cidadania, família, comportamento, etc.);
4- Aulas de extensão (reforço) escolar;
5- Colocação no mercado de trabalho, como fechamento de um ciclo social estratégico.
No que tange à comunidade, a instituição que promove a capacitação possui 15 núcleos de acompanhamento, dos quais sete estão distribuídos na grande São Paulo e os demais nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Amazonas, Paraná e Goiás. As atividades são realizadas em parceria com instituições privadas e do terceiro setor. A relação com estas entidades ocorre, principalmente, por meio da cessão do espaço físico com a infraestrutura necessária e subsídio dos custos de água, luz, telefone, internet, limpeza e segurança dos locais cedidos.
Em geral, as instituições que abrigam essa metodologia de capacitação estão inseridas em comunidades menos favorecidas e em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, a iniciativa vem preencher a escassez de recursos, serviços e políticas públicas voltadas para a inclusão do jovem no mercado de trabalho, alcançando resultados expressivos nos últimos anos.
Recursos Necessários
São necessários dois espaços físicos para cada unidade de implantação, um para o laboratório de T.I./Informática e outro para as aulas de extensão (português e matemática) e workshops de temas transversais/comportamentais. Com esta estrutura é possível atender a quatro turmas por unidade, sendo duas turmas pela manhã e duas pela tarde, com uma média de 25 alunos cada, totalizando um número de 100 alunos por unidade a cada semestre.
Laboratório de TI:
- 25 computadores desktops completos (com monitor, mouse e teclado) ou notebooks;
- Um notebook para o instrutor;
- 25 mesas com cadeiras;
- Um data show;
- Uma tela de projeção ou quadro branco;
- 25 apostilas de TI;
- 25 apostilas de inclusão digital;
- 25 livros de apoio “Bate-papo com TI”.
Sala de extensão:
- 25 carteiras universitárias;
- Um data show;
- Uma tela de projeção ou quadro branco;
- Um notebook para o instrutor;
- 25 apostilas português / matemática.
Outros:
- 100 camisetas;
- 100 crachás;
- Material de escritório/ papelaria/ fotocópia;
- Material de divulgação das inscrições (flyers, cartazes).
Resultados Alcançados
Ao longo destes 13 anos de atividades, o IOS tem alcançado resultados surpreendentes. Até o momento, já foram atendidos mais de 23 mil jovens e, no último ano, mais de 35% destes foram inseridos no mercado de trabalho formal.
Para o IOS, 2010 foi um ano de conquistas e fortalecimento. Além da certificação de OSCIP já existente, conquistou os registros junto ao CMDCA e ao COMAS, além de ser prestigiado pelo prêmio “Informática na Comunidade”, concedido pela organização Multimídia Educacional em parceria com o Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo. Como resultados diretos tem-se, em 2010, o número de 1.040 jovens aprovados e formados, dos quais 415 foram inseridos no mercado de trabalho, tendo mobilizado em torno de 225 empresas.
Já em 2011, somente no primeiro semestre, conquistamos o cadastro junto ao Sistema Pró-Social, ao SICONV e participamos do Prêmio Milton Santos de participação cidadã. No mês de agosto deste mesmo ano, inauguramos nosso primeiro núcleo de acompanhamento próprio, em um prédio alugado e reformado pelo próprio IOS, com o apoio de parceiros e da iniciativa privada.
Acreditando sermos merecedores do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, poderemos ampliar nossa capacidade de atendimento em até 200 novas vagas semestrais.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Programa Imagens Do Povo
Balcão De Formação E Orientação Profissional
Metodologia Das 3 Fases
Revista Escola Página 9 3/4