Objetivo
Temos como missão buscar, apoiar e monitorar a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência, que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho.
Problema Solucionado
Pesquisas apontam que jovens entre 14 e 17 anos representam o maior índice de desemprego no Brasil, correspondendo a 44% de toda a população desempregada. Estatisticamente, quanto menor a renda do jovem, menores são suas chances de acesso a cursos profissionalizantes e, portanto, menores são as oportunidades de conquistar um emprego formal. Assim, geralmente ocupam vagas com pior qualidade do que a média ofertada, a maior parte delas no trabalho informal, sem qualquer proteção social e sem garantia de direitos trabalhistas e previdenciários. Esta situação afeta especialmente os mais pobres que, historicamente, têm menor acesso a cursos de qualificação e cuja inserção no mercado de trabalho ocorre de forma mais precária.
Descrição
Estímulo à participação social e o protagonismo de jovens de baixa renda e pessoas com deficiência por meio da formação profissional e direcionamento ao mercado de trabalho. Cursos semestrais, com carga mínima de 300 horas distribuídas diariamente durante cinco meses de atividades, contemplando aulas de: noções de negócio, tecnologia da informação, português (comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos) e matemática (raciocínio lógico-matemático, interpretação e análise de dados estatísticos), além de workshops e discussões interdisciplinares (temas transversais), realização de um TCC (trabalho de conclusão de curso) e simulações operacionais.
As aulas são ministradas por uma equipe técnica multidisciplinar e acompanhadas pela liderança pedagógica e gestão estratégica. Além das competências práticas e técnicas em tecnologia da informação, conceitos de negócios e gestão administrativa, espera-se que o jovem adquira conhecimentos gerais sobre cidadania, desenvolvimento pessoal e profissional através de trabalhos transversais e comportamentais, estimulando que os mesmos se tornem agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.
Concluída a formação, a instituição promove o relacionamento destes jovens com empresas privadas, atuando como facilitadora para a conquista de uma oportunidade de emprego e contribuindo com o aumento no nível de escolaridade destes nas disciplinas de português e matemática.
O tipo de formação realizada é muito exigida pelo mercado, pois este tipo de profissional é escasso. Somos o único instituto no Brasil a oferecer conceitos de negócios administrativos, com aulas que simulam a rotina da base operacional de uma empresa, e a prática destes conceitos através do software de gestão mais utilizado no país, o ERP TOTVS, com licenças de treinamento doadas pelo parceiro.
Podemos afirmar que esta tecnologia social se refere à metodologia de formação adotada pelo projeto, denominada de ciclo social estratégico, contemplando as seguintes diretrizes: Negócio + Software + Comportamento + Extensão Escolar = Cidadão transformado por meio do conhecimento.
Em suma, destacamos:
1 - Modelo único de formação;
2 - Ensino de regras e conceitos de negócios;
3 - Conciliação do programa de formação com temas transversais (cidadania, família, comportamento, etc);
4 - Aulas de extensão escolar;
5 - Colocação no mercado de trabalho, como fechamento de um ciclo social estratégico.
No que tange à comunidade, a instituição que promove a capacitação conta com núcleos de acompanhamento, distribuídos na grande São Paulo e nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. As atividades são realizadas em parceria com instituições privadas e do terceiro setor. A relação com estas entidades ocorre, principalmente, por meio da cessão do espaço físico com a infraestrutura necessária e subsídio dos custos de água, luz, telefone, internet, limpeza e segurança dos locais cedidos.
Em geral, as instituições que abrigam essa metodologia de formação estão inseridas em comunidades menos favorecidas e em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, a iniciativa vem preencher a escassez de recursos, serviços e políticas públicas voltadas para a inclusão do jovem no mercado de trabalho, alcançando resultados expressivos nos últimos anos.
Recursos Necessários
Para cada unidade de implantação são necessários dois espaços físicos: um para o laboratório de TI / Informática e outro para as aulas de extensão (português e matemática) e workshops de temas transversais / comportamentais. Com esta estrutura é possível atender quatro turmas por unidade, sendo duas turmas pela manhã e duas pela tarde, com uma média de 25 alunos cada, totalizando um número de 100 alunos por unidade a cada semestre.
Laboratório de TI:
- 25 computadores desktops completos (com monitor, mouse e teclado) ou notebooks;
- Um notebook para o instrutor;
- 25 mesas com cadeiras;
- Um data show;
- Uma tela de projeção ou quadro branco;
- 25 apostilas de TI;
- 25 apostilas de inclusão digital;
- 25 livros de apoio “Bate-papo com TI”.
Sala de extensão:
- 25 carteiras universitárias;
- Um data show;
- Uma tela de projeção ou quadro branco;
- Um notebook para o instrutor;
- 25 apostilas português / matemática.
Outros:
- 100 camisetas;
- 100 crachás;
- Material de escritório / papelaria / fotocópia;
- Material de divulgação das inscrições (flyers, cartazes).
Resultados Alcançados
Fundado em 1998, o IOS tem sede em São Paulo, no bairro Santana, e filiais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Joinville. Atualmente contamos com 12 unidades de atendimento (equipes de funcionários IOS) nessas cidades e cinco polos de atendimento em parceria com organizações que oferecem cursos usando nossa metodologia de ensino.
Desde nossa fundação já formamos mais de 39 mil alunos, sempre com foco na sua empregabilidade. Nos últimos 5 anos cerca de 5 mil pessoas foram empregadas após passarem pelas nossas formações. Em 2019, 1.401 adolescentes, jovens e pessoas com deficiência atendidos pelo IOS foram incluídos no mercado de trabalho. A conquista de uma vaga emprego representou um aumento de 47% na renda familiar dos alunos do Instituto, considerando uma média de 4 membros por família. O IOS monitora a renda dos alunos no momento da matrícula (uma média de R$ 500,00 per capita) e faz uma nova análise no momento da inclusão produtiva do beneficiário.
Em 2019 fomos reconhecidos como uma das 100 Melhores ONGs pelo Instituto Doar, figuramos entre as 5 melhores Organizações no Prêmio de Geração de Progresso do Citigroup e recebemos o Selo Phomenta de Governança Corporativa.
Público atendido
Jovens
Adolescentes
Portadores de deficiencia
Alunos do ensino medio
Tecnologias Sociais Semelhantes
Programa Imagens Do Povo
Balcão De Formação E Orientação Profissional
Metodologia Das 3 Fases
Educar Trabalhando