Objetivo
Cocriar oportunidades de empregabilidade e geração de renda, por meio de formação profissional com uso de tecnologias, para as juventudes que tenham menor acesso ao mundo do trabalho.
Problema Solucionado
O Brasil possui 214.7 milhões de habitantes (IBGE, 2022), e aproximadamente 25% da população brasileira - 53 milhões de habitantes - são jovens entre 14 e 29 anos de idade.
84,6% dos estudantes do ensino fundamental (anos finais) e 87,2% do ensino médio (Todos pela Educação, 2021) estão matriculados na rede pública de ensino.
Aproximadamente apenas 8% dos jovens (Itaú Educação e Trabalho, 2022) frequentam o ensino médio técnico. Para termos um comparativo, considerando os países membros da OCDE (OCDE Education at a glance, 2018), 42% dos jovens se formam em cursos técnicos.
Apenas 23,8% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior (Todos pela Educação, 2021), ou seja, a cada 10 estudantes que concluem o ensino médio, apenas 2 ingressam no Ensino Superior. E destes, 77% estão na rede privada de ensino, onde encontram a maior oferta de vagas. Somente 18,1% das pessoas de 25 anos ou mais concluíram uma graduação.
Sem receber outro tipo de formação, milhões de jovens são deixados a própria sorte. Se as Universidades hoje só atendem 23,8% das pessoas que se formam no ensino médio, precisamos buscar oportunidades educacionais profissionalizantes a serem oferecidas para os outros 76% dos jovens!
Multiplicar as ofertas de formação profissional gratuitas e de qualidade para as juventudes é uma importante ação para tirar os jovens do ciclo de pobreza. Estatisticamente, quanto menor a renda do jovem, menores são suas chances de desenvolvimento profissional e, portanto, menores são as oportunidades de conquistar um emprego formal. Assim, geralmente ocupam vagas com pior qualidade do que a média ofertada, a maior parte delas no trabalho informal, sem qualquer proteção social e sem garantia de direitos trabalhistas e previdenciários.
Os jovens formados pelo modelo de TS do IOS apresentam em média 60% de empregabilidade formal em até 1 (um) ano pós conclusão da aprendizagem.
Descrição
Estímulo à participação social e o protagonismo das juventudes de menor renda por meio da formação profissionalizante e direcionamento ao mercado de trabalho.
Cursos semestrais, com carga mínima de 300 horas distribuídas diariamente durante cinco meses de atividades, contemplando aulas de: noções de regras de negócio, tecnologia da informação, português (comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos) e matemática (raciocínio lógico-matemático, interpretação e análise de dados estatísticos), além de workshops e discussões interdisciplinares (temas transversais), desenvolvimento comportamental e emocional, realização de um TCC (trabalho de conclusão de curso), projeto de vida e simulações operacionais.
As aulas são ministradas por uma equipe técnica multidisciplinar e acompanhadas pela liderança pedagógica e gestão estratégica. Além das competências práticas e técnicas em tecnologia da informação, conceitos de negócios e gestão administrativa, espera-se que o jovem adquira conhecimentos gerais sobre cidadania, desenvolvimento pessoal e profissional através de trabalhos transversais e comportamentais, estimulando que os mesmos se tornem agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.
Concluída a formação, a instituição promove o relacionamento destes jovens com empresas privadas, atuando como facilitadora para a conquista de uma oportunidade de emprego e geração de renda.
O tipo de formação realizada é muito exigida pelo mercado, pois este tipo de profissional é escasso. Somos o único Instituto no Brasil a oferecer conceitos de negócios administrativos, com aulas que simulam a rotina da base operacional de uma empresa, e a prática destes conceitos através do software de gestão mais utilizado no país, o ERP TOTVS, com licenças de treinamento doadas pela empresa parceira.
Em suma, destacamos:
1 - Modelo único de formação;
2 - Ensino de regras e conceitos de negócios;
3 - Conciliação do programa de formação com temas transversais (cidadania, família, comportamento, etc);
4 - Aulas de extensão escolar;
5 - Colocação no mercado de trabalho, como fechamento de um ciclo social estratégico.
No que tange à comunidade, a Instituição que promove a capacitação conta com núcleos de acompanhamento, distribuídos na grande São Paulo e nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. As atividades são realizadas em parceria com instituições privadas e do terceiro setor. A relação com estas entidades ocorre, principalmente, por meio da cessão do espaço físico com a infraestrutura necessária e subsídio dos custos de água, luz, telefone, internet, limpeza e segurança dos locais cedidos.
Em geral, as Instituições que abrigam essa metodologia de formação atendem juventudes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, a iniciativa vem preencher a escassez de recursos, serviços e políticas públicas voltadas para a inclusão do jovem no mercado de trabalho, alcançando resultados expressivos nos últimos anos.
Recursos Necessários
Para cada unidade de implantação são necessários dois espaços físicos: um para o laboratório de TI / Informática e outro para as aulas de extensão (português e matemática) e workshops de temas transversais / comportamentais. Com esta estrutura é possível atender quatro turmas por unidade, sendo duas turmas pela manhã e duas pela tarde, com uma média de 25 alunos cada, totalizando um número de 100 alunos por unidade a cada semestre.
Laboratório de TI:
- 25 computadores desktops completos (com monitor, mouse e teclado) ou notebooks;
- Um notebook para o instrutor;
- 25 mesas com cadeiras;
- Mesa e Cadeira para o instrutor;
- Um data show;
- Uma tela de projeção ou quadro branco;
- Equipamento de Som.
Sala de extensão:
- 25 carteiras universitárias;
- Um data show;
- Uma tela de projeção ou quadro branco;
- Um notebook para o instrutor;
- Mesa e Cadeira para o instrutor.
Alimentação
Espaço para que os alunos possam receber um lanche
Semestralmente:
- 100 camisetas;
- 100 crachás;
- Material de escritório / papelaria / fotocópia;
- Produtos de Higiene e Limpeza;
- Material de divulgação das inscrições (flyers, cartazes).
Resultados Alcançados
Fundado em 1998, o IOS tem sede em São Paulo, no bairro Santana, filiais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Joinville, e Projetos em Porto Alegre e Recife. Atualmente contamos com 14 Unidades de Atendimento, que funcionam em parceria com outras Organizações Sociais e Faculdades e Universidades.
O IOS já formou mais de 43 mil alunos, sempre com foco na sua empregabilidade.
Nos últimos 5 anos cerca de 6 mil pessoas foram empregadas após passarem pelas nossas formações.
Em 2022, 1.945 adolescentes, jovens e pessoas com deficiência atendidos concluíram a sua formação profissional no IOS, e 1.264 foram incluídos no mercado de trabalho.
A conquista de uma vaga emprego representou um aumento de 63% na renda familiar dos alunos do Instituto, considerando uma média de 4 membros por família.
Anualmente, o IOS divulga em seu site o Relatório de Atividades seguindo as diretrizes do GRI, onde todos os indicadores de impacto social podem ser acompanhados!
Público atendido
Jovens
Adolescentes
Portadores de Deficiência
Alunos do Ensino Médio
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