Problema Solucionado
O crescimento populacional do Brasil nos últimos 50 anos não foi acompanhado pela provisão de novas infraestruturas e de serviços urbanos, como o sistema de gestão de coleta e manejo de resíduos sólidos. Para solucionar este problema, surge a atividade de catação e reciclagem e também os catadores de materiais recicláveis, pessoas que vivem em condições precárias, à margem da sociedade, mas que contribuem com a coleta e destinação final daquilo que é descartado pela sociedade.
Neste cenário, surgem as organizações de catadores. O planejamento, o arranjo de trabalho e as tomadas de decisões e deliberações se dão de forma coletiva, o que requer autonomia e conhecimento para decidir os rumos da organização.
Esta necessidade de desenvolvimento das organizações de catadores como empreendimentos coletivos, motivou a Aliança Empreendedora a elaborar uma metodologia que trabalhasse o processo de Gestão, Produção e Comercialização junto aos catadores. Esta metodologia cria nas organizações e em seus associados/cooperados os princípios de autonomia e independência, pautadas no aprendizado do dia a dia e em temas relacionado aos problemas diários enfrentados nestas organizações.
Descrição
Para atender às necessidades de conhecimento dos catadores, a Aliança Empreendedora desenvolveu uma metodologia de ensino de empreendedorismo e gestão, adaptada para este público. A metodologia foi desenvolvida a partir de 2011 e está baseada no modelo andragógico, respeitando o processo de ensino-aprendizagem dos adultos, e na abordagem humanista de Carl Rogers (abordagem centrada na pessoa), acreditando no potencial empreendedor de cada um e colocando o catador como centro do processo de mudança.
A primeira etapa da metodologia é a aplicação de um diagnóstico, que traz uma “foto” do momento da organização de catadores, classificando-a nos níveis “básico”, “intermediário 1”, “intermediário 2” ou “avançado”, em três aspectos fundamentais: gestão, produção e parcerias/comercialização. O resultado deste diagnóstico irá indicar quais os aspectos que são prioritários para serem trabalhados com a organização diagnosticada, e consequentemente, quais os módulos que compõe os programas da metodologia que precisam ser aplicados para que a organização se desenvolva.
Após a realização de um encontro inicial com os catadores, chamado de Marco Zero, é aplicada a “Oficina do Futuro”, um encontro para elaboração do planejamento estratégico da organização para os próximos 6 meses.
A partir de então, são aplicados o Programa Catalíder e o Programa Dia do Catador:
- Programa Catalíder (qualificação e assessoria para a Diretoria e Conselho Fiscal): tem como objetivo qualificar e assessorar a diretoria, o conselho fiscal e demais interessados das organizações de catadores para que se sintam aptos a melhorar seus processos de produção, comercialização e, sobretudo, de gestão, adquirindo os conhecimentos necessários para a sustentabilidade e a gestão eficiente de seu negócio. Ele é composto por assessorias e capacitações, os quais devem ser aplicados de acordo com as necessidades de cada organização. As capacitações disponíveis para aplicação são: Cooperativismo e Associativismo, É Hora de Formalizar, Organizando a Nossa Secretaria, No Controle do Nosso Negócio e É Hora de Prestar Contas.
- Programa Dia do Catador (qualificação para todos os catadores): tem como objetivo qualificar os catadores para que promovam a melhoria da produtividade, dos processos de gestão, aumento dos canais de venda e ampliação da rede de parceiros da organização, resultando no aumento da renda, na inclusão social e na valorização do catador como profissional da reciclagem. Ele é composto por módulos, os quais devem ser aplicados de acordo com as necessidades de cada organização. São eles: Conhecendo e Apresentando Nossa Organização, Parcerias: Uma Grande Oportunidade, Meu Negócio é Vender, Conhecendo Seu Material – O Metal, Conhecendo Seu Material – O Papel, Conhecendo Seu Material – O Plástico, Conhecendo Seu Material – O Vidro, Decidindo Juntos e Entendendo Sobre INSS.
Recursos Necessários
Para o treinamento de assessores, a organização precisa dispor de uma sala com cadeiras, de acordo com o número de participantes e de forma que todos fiquem confortáveis e haja espaço suficiente para a realização de atividades e vivências. Também precisa dispor de um Datashow. O restante dos materiais fica a cargo da Aliança Empreendedora.
Para a aplicação da metodologia Caminhos da reciclagem, a organização precisa dispor dos guias para cada programa/capacitação que será aplicada e também de materiais didáticos (cola, tesoura, revistas, flipchart, canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera, etc.). Algumas das capacitações também necessitam de laptop e datashow, para passar vídeos e apresentações aos catadores. No entanto, os vídeos ou apresentações podem ser substituídos por outras estratégias (tarjetas, vivências, etc.), sugeridas sempre nos Guias do Orientador.
Resultados Alcançados
Desde 2011, a Aliança Empreendedora já apoiou com a metodologia Caminhos da Reciclagem cerca de 500 catadores de 14 diferentes organizações nos estados do Paraná, São Paulo e Pernambuco (onde possui escritórios próprios) e no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais (por meio de organizações locais que replicam a metodologia). Estes catadores tiveram um aumento médio de renda de cerca de 21%, em pouco mais de um ano de apoio.
Todas as ações desenvolvidas geram impacto positivo nas associações apoiadas e também nas comunidades de uma forma geral, em maior ou menor grau. No entanto, dentre as ações que se destacam pelo seu impacto, podemos citar:
- Os empreendimentos fortalecidos pelo apoio representam uma nova possibilidade para a geração de renda dentro das comunidades nas quais estão inseridos.
- O aumento na renda dos catadores traz aumento no seu poder de consumo. Boa parte desse recurso é investido na melhoria de vida das suas famílias, e muitas vezes o gasto é realizado na própria comunidade, trazendo impacto para todos.
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