Renda | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Renda

O Algodão Agroecológico Gerando Renda E Conhecimento No Curimataú Paraibano

Associação de Apoio a Políticas de Melhoria da Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Verticalização da Produção Familiar

No assentamento Queimadas os produtores de algodão começaram o manejo do algodão agroecológico no ano de 2006 com o surgimento do Projeto Escola Participativa do Algodão Agroecológico, através do apoio técnico da ARRIBAÇÃ. No ano de 2012 os produtores começaram a passar por problemas por causa da demora no pagamento da produção, pelo fato de que o processo de certificação por auditoria se tornou inviável. Dessa forma decidiram se organizar em um Organismo Participativo de Aceitação e Conformidade – OPAC denominado Rede Borborema de Agroecologia para certificar a produção agroecológica e garantir sua comercialização. Os agricultores são certificados como produtores orgânicos.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

O Cooperativismo Popular Como Espaço De Expressão Da Mulher

Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo - CRCA

Condições para o protagonismo feminino: construção de espaços e instrumentos; acompanhamento técnico próximo com distanciamento gradativo; garantia do funcionamento dos órgãos sociais cooperativistas e suas prerrogativas de liberdade e democracia; o diálogo como meio para solução de conflitos e resolução de problemas.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Oficinas De Artesanato E Construção De Identidade

Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Trata-se de uma metodologia de identificação de elementos regionais, realizada em oito municípios do Paraná, que, posteriormente, são incorporados aos produtos artesanais. Esta atividade visa agregar valor e identidade ao artesanato produzido pelas comunidades.

Temas: Renda Educação Ver mais

Origens Brasil

Instituto Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - IMAFLORA

O IMAFLORA é o administrador do Origens Brasil®, um sistema de garantia de origem pioneira que recebeu o premio de inovação da ONU, desenvolvido e customizado para a realidade da Amazônia e dos povos indígenas/populações tradicionais que vivem nela. O Origens Brasil® (www.origensbrasil.org.br), através de ferramentas tecnológicas, de comunicação, conexão comercial, e articulação em rede dos diferentes atores da cadeia de produção, conecta quem produz com quem compra, promovendo relações comerciais rastreáveis, éticas, com menos intermediários, transparentes, e que conserva a Amazônia. Através de um celular, o consumidor faz a leitura de um selo/QR Code, e tem acesso a informações que vem da plataforma tecnológica sobre o produtor, origem, forma de produção e comercialização.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Orquestra De Vidas

Orquestrando a Vida

A "Orquestra de Vidas" trata-se de uma tecnologia social que promove a formação, a produção e circulação da arte musical. Nela estão estruturadas e sistematizadas uma base metodológica abrangendo aspectos pedagógicos para a formação musical-instrumental, aspectos administrativos, operacionais e financeiros para a produção musical e aspectos de inserção no mercado de trabalho para a circulação artística e cultural. Em suma, trata sobre a promoção da inclusão social de crianças e adolescentes e capacitação profissional de jovens através da música.

Temas: Educação Renda Ver mais

Ostras Depuradas De Alagoas

INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - IABS

A tecnologia envolve a inserção produtiva de ostra e outros bivalves de produção de base comunitária no mercado turístico. Seu objetivo é gerar trabalho e renda de forma sustentável e valorizar as comunidades ostreicultora do litoral de Alagoas, a partir do fortalecimento da cadeia de valor e da ampliação de seu consumo a partir o apoio de renomados Chefs locais. Atualmente, é possível observar a perda da identidade de diversas comunidades litorâneas e o turismo, se planejado de forma sustentável, pode ser um forte aliado no processo de fortalecimento da identidade dos territórios pela sua função de dinamizador da economia e por dar visibilidade a estas comunidades e seus modos de vida.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco