Renda | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Renda

Pais – Produção Agroecológica Integrada E Sustentável

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional)

Tecnologia Social de apoio à agricultura familiar, inspirada na experiência de pequenos produtores da localidade de Brejal, município de Petrópolis (RJ), que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos, com a preocupação de preservar o meio ambiente.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Palmhaste: Ferramenta De Coletas De Frutos Das Espécies De Palmeiras

Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)

A Palmhaste é uma ferramenta para coleta eficiente e segura de cachos de espécies de palmeiras com até 18 metros de altura. Vantagens multissetoriais: Diminui o desgaste físico e evita acidentes graves dos coletores de palmeiras; permite maior eficiência nas coletas e aumento da produtividade; proporciona melhor aproveitamento dos frutos; contribui para diminuição da supressão das palmeiras de porte elevado e difíceis de serem coletadas; incentiva o extrativismo sustentável. É uma TS de muito interesse dos extrativistas e produtores rurais. Diversas unidades já foram disseminadas em organizações sociais para uso nas comunidades rurais e extrativistas no Estado do Amazonas.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Pão Para Todos: Módulos-Piloto De Espaços Físicos Equipados

Associação de Vilas: “É Preciso Repartir o meu Viver com Todos”

A Tecnologia Social tem o objetivo de formar indivíduos de comunidades pobres para trabalharem com panificação, tentando ajudar na solução do problema da falta de alimentos nesses locais. A formação é feita por meio de oficinas.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Pequi: O Ouro Do Cerrado

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O quilombo de Pontinha possui cerca de 200 unidades familiares e sua base de subsistência é a extração de uma minhoca gigante. Desde 2012 estão sendo desenvolvidas ações para o uso do pequi e de outros frutos do cerrado desse território como alternativa de renda e a partir de 2015 iniciou-se a produção de óleo de pequi, polpa em conserva, cremes, castanhas, doces e outros produtos (marca “Pontinha de Sabor”) que apresentam inserção no mercado local e regional. Com isso o cerrado vem sendo valorizado e a atividade se consolida. Foram adquiridos os equipamentos necessários para dar suporte à produção e prevê-se em breve a instalação de uma agroindústria junto à escola.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Pescando Com Redes 3G

INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - IABS

Criação de ferramentas usando a tecnologia 3G para os pescadores e marisqueiras (artesanais e indígenas) possibilitando segurança na navegação, monitoramento e gestão dos barcos e comunidade (produção e financeira), geração de trabalho e renda, abertura de mercado local e segurança alimentar.

Temas: Renda Educação Ver mais

Pesquisador Cooperado

Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (Coorimbatá)

O Estatuto da COORIMBATÁ possibilita que pesquisadores de universidades ou outras entidades que se dediquem à pesquisa científica sejam associados. Os Pesquisadores Cooperados direcionam suas pesquisas para soluções de problemas do empreendimento econômico solidário nas diferentes áreas. Estes Pesquisadores atuam como articuladores de diferentes entidades governamentais ou não governamentais da sociedade para que atuem de modo integrado na solução dos problemas e/ou na elaboração de projetos e em rede, para a captação de recursos para os empreendimentos e/ou para as entidades parceiras. O Pesquisador Cooperado participa da gestão da Cooperativa, dos projetos e compartilha os riscos.

Temas: Renda Alimentação Ver mais

Pimpex

Movimento de Pimpadores

Pimpex é uma TS criada em 2014 pelo Pimp My Carroça, que tem por missão dar visibilidade e reconhecimento à catadores de materiais recicláveis. É uma metodologia que qualquer pessoa seguindo 8 passos consegue realizar o atendimento a um catador(a). O "Pimpador" (voluntário) realiza a reforma da carroça - instrumento de trabalho (funilaria, eixo e pneus), entrega do kit de segurança (camiseta e calça com faixa refletiva, boné, lâmpada solar, retrovisores, freios, colete, etc), faz o cadastro no app Cataki (para aumentar sua renda) e realiza atendimentos, conforme necessidade de cada catador(a). Ao final, um artista voluntário transforma a carroça numa obra de arte.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Plantas Medicinais: Alternativa De Inclusão Social

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental

A Instalação de hortos e oficinas de manipulação de plantas medicinais nas comunidades quilombolas, ribeirinhas e carcerárias permitiu que a tecnologia trouxesse novas oportunidades de melhoria na qualidade de vida através do aumento de renda, contribuindo para a reintegração do preso à sociedade.

Temas: Renda Saúde Ver mais

Poço De Carbono Juruena

Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena

Esta TS tem como objetivo central, demonstrar a viabilidade técnico-econômica de um projeto de Sequestro de carbono realizado através da implantação de sistemas agroflorestais – SAFs, que maximizem a geração de renda e a fixação do carbono no Município de Juruena, região noroeste do Estado.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Pomares Para Produção Precoce E Diferenciada De Pinhão Em Pequenas Propriedades

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Florestas

Desenvolvemos estudos que culminaram na tecnologia para implantação de pomares para produção precoce de pinhão e diferenciada, disponibilizando alternativa de renda aos produtores rurais. A tecnologia tende a transformar a araucária de uma espécie não quista para benquista tendo em vista a geração de renda e, assim, ajudar na sua conservação. A tecnologia está disponível para os interessados por meio de livros, folders explicativos e cursos. O início da produção ocorre de 6 a 10 anos após plantio e estimativas indicam a possibilidade de obtenção de média de até 2.500 kg de pinhão por ha por ano aos 15 anos com a tecnologia, em detrimento a 110 kg/ha na colheita de florestas nativas.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco