Renda | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Renda

Caminhos Da Reciclagem

Associação Aliança Empreendedora

A Caminhos da Reciclagem é uma metodologia para fortalecimento de organizações de catadores, por meio da melhoria de seus processos de produção, gestão e comercialização. Já foi aplicada em 6 estados brasileiros.

Temas: Educação Renda Ver mais

Campo Ativo

Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas

Estimular processos alternativos de assessoria técnica, com base na agroecologia e convivência com o semiárido brasileiro, para famílias agricultoras.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Capacitação Profissional Para Jovens Em Administração E Tecnologia Da Informação

Instituto da Oportunidade Social (IOS)

A Tecnologia Social do IOS - Instituto da Oportunidade Social é um modelo de ensino profissionalizante em rotinas administrativas, softwares de produtividade e outras tecnologias, que preparam adolescentes e jovens para ingressarem no mundo do trabalho e conquistarem o 1o emprego e a consequente geração de renda. Adicionalmente ao conteúdo técnico, o modelo de ensino possui aulas de extensão escolar de português e matemática, e possui um portfólio vasto de atividades que promovem o desenvolvimento comportamental e emocional dos atendidos, promovendo o desenvolvimento dos jovens de forma holística. São importantes diferenciais da Tecnologia Social do IOS: - Conhecimentos técnicos e softwares constantemente atualizados pelas empresas parceiras, e seus conteúdos são desenhados por uma equipe interna do Instituto, focada em tornar o aprendizado interessante e acessível para as juventudes; - Conhecimentos comportamentais e emocionais constantemente atualizados pela nossa equipe composta por Psicopedagoga, Psicóloga e Assistentes Sociais; - Metodologia de ensino preparada para capacitar e acompanhar novos Professores, em modelo EAD híbrido, oportunizando que a Tecnologia Social possa ser implantada em qualquer cidade do Brasil; - Equipe de retaguarda para acompanhar toda a implantação e atendimento dos novos alunos; - Diversos Indicadores de acompanhamento da TS disponíveis em software de Gestão Educacional e Power BI.

Temas: Educação Renda Ver mais

Caravana Da Economia Solidária

Associação das Entidades de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Pintadas

A Caravana da Economia Solidária é uma ação desenvolvida pela Rede Pintadas por meio do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe – CESOL/BJ, a qual conta com a participação efetiva de representantes territoriais nos mais variados campos de ação. Trabalha com uma visão multi-setorial, interdisciplinar em conjunto com as bases sociais promovendo a economia solidária através das feiras e exposições, oficinas de qualificação produtiva, gerenciamento, acesso a ativos produtivos, comercialização, microcréditos, intercâmbios, estímulo ao consumo consciente, economia feminista e criativa, valorização da cultura local, dinamização econômica, desenvolvimento sustentável, entre outr

Temas: Renda Ver mais

Carbono Neutro Idesam - Promovendo Renda E Conservação Na Rds Do Uatumã

Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia– Idesam

O Programa Carbono Neutro Idesam (PCN), visa à implantação de Sistemas Agroflorestais ( SAFs) em áreas degradadas e improdutivas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, para perenizar a produção agrícola e florestal por meio de um modelo de desenvolvimento social de “baixo-carbono” aliado à geração de renda para as poluções tradicionais que ali residem, compensando a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) de parceiros interessados e do próprio Idesam.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Casa De Farinha Construída De Barro

Elementos da Natureza

A farinha de mandioca é a base alimentar de populações tradicionais em todo o território brasileiro e as casas de farinha são as estruturas presentes em todo o país. No litoral de São Paulo, as casas de farinha são construídas com barro e as comunidades caiçaras foram responsáveis pela manutenção desta tecnologia. Atualmente, o feitio da farinha está rareando, e com isso estão desaparecendo as casas de farinha. A tecnologia social proposta é uma versão moderna das casas de farinha, que destaque o conhecimento tradicional, aliado a técnicas modernas. Desta forma, promova a segurança alimentar, o conhecimento tradicional, a transmissão de conhecimentos entre gerações e a resistência cultural.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Casa De Farinha Móvel

INSTITUTO SOCIO ECONOMICO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Casa da farinha móvel é uma tecnologia simples é eficaz de fácil utilização, sob sistema de deslocamento em reboque para ser puxado por veículo utilitário com fácil deslocamento na comunidade ou região onde tenha produtores rurais envolvidos com a atividade de mandiocultura, o conjunto de equipamentos tem a capacidade média produção de até 10 a 16 sacos de 50 kg /dia, todos equipamentos para realizar o processamento da mandioca para transformação em farinha foram dimensionados para facilitar a operação sem causar esforço físico necessitando apenas de duas pessoas para realizar todas etapas: descascamento da mandioca automático com ralador elétrico, prensa com cesto manual, ralador automático e forno de torrar da farinha mecânico com sistema de paletas mexedor de farinha. Fazemos projetos por encomenda de acordo as caracateristicas locais da comunidade a ser atendida, atualmente temos 04 opções: 1- casa de farinha compacta/mini casa de farinha( ideal para comunidades tradicionais e riberinhas e quilombolas). Com produção de 05 sacas de farinha dia 2- Casa de farinha modelo 1.0 - Ideal para associações e cooperativas de agricultores e empreendedores rural com produção de entre 08 a 10 sacas de farinha dia 3 -Casa de farinha modelo 2.0 - Processa farinha e goma/polvilho com capacidade média de 10 a 15 sacas de farinha por dia e 40 kg de goma/polvilho por hora. 4 - Montamos seu projeto exclusivo de acordo sua necessidade e realidade local

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Cata Letras: Alfabetização E Letramento Com Catadoras De Materiais Recicláveis

Associação Cooper 3Rs

O CATA- LETRAS, “ tecnologia social sócio educativa”, certificada pela Fundação Banco do Brasil, é um Programa de Alfabetização e Letramento diferenciado e que vem sendo elaborado na Associação Cooper 3Rs, em Mogi Guaçu, desde janeiro de 2015, para garantir a participação efetiva, autonomia e poder de decisão de um grupo de catadoras de materiais recicláveis nos destinos e nos contextos de leitura e escrita desta organização social. Vem de encontro aos princípios e valores de acesso, emancipação e empoderamento feminino na autogestão da associação. Hoje, o grupo semanal é composto por 6 catadoras, 1 catador, uma fonoaudióloga educadora ambiental especializada em educação ambiental e pós graduada em psicopedagogia, com uma catadora graduada em Pedagogia. Mas o CATA - LETRAS acontece na rotina da Central de Triagem de Resíduos Sólidos, em que todos os catadores e catadoras se utilizam, se apropriam e aperfeiçoam continuadamente a alfabetização e o letramento.

Temas: Educação Renda Ver mais

Central Do Bem: Comerciantes Da Periferia Comprando Em Rede.

Associação Ateliê de Ideias

A Central de Compras contribui para o desenvolvimento da economia local de uma periferia de Vitória/ES. Articulando 40 comerciantes dos morros de Jaburu e São Benedito, em rede, proporciona aos pequenos comerciantes, o fortalecimento de seus negócios, a partir de compras coletivas, permitindo o aumento do poder de negociação juntos aos fornecedores, a redução de custos gerais com transporte de mercadorias e a criação de ações conjuntas de melhoria tanto para seus associados (como o acesso a ferramentas e conhecimentos de negócio e de comunicação e marketing) quanto para o consumidor local, que hoje muitas vezes se vê privado do acesso a muitos itens de consumo, na própria comunidade.

Temas: Renda Educação Ver mais

Cernambi Virgem Ecológico

Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (POLOPROBIO)

O Cernambi Virgem Ecológico -CVE, é um coágulo de borracha produzido diariamente, por extrativistas tradicionais, preservacionistas e empreendedores com conhecimentos seculares, atuando em rede, num sistema não capitalista. Qualificados profissionalmente, constroem seus Planos de Manejo e recebem o PGPMBio e o selo de ORGÂNICO. Mais limpo e com pouca umidade, o CVE gera mais renda, tem menos custos e impacta positivamente o ambiente. O CVE, sem a necessidade de passar por uma cara e poluente usina, segue direto para industrialização onde é desidratado e transforma-se em sandálias e solados, palmilhas e placas de borracha para cabedais para tênis, dentro de um novo conceito de produção sustentável.

Temas: Renda Educação Ver mais

Fale Conosco