Renda | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Renda

Fábrica De Tijolos Ecológicos

Ação Moradia

Trata-se de um método de construção de tijolos modulares de solo cimento, conhecido como tijolo ecológico. Este tijolo é menos prejudicial ao meio ambiente do que o convencional.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Facilitando O Acesso Das Mulheres Rurais Ao Pnae

Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas

Processo de organização, reciprocidade e articulação que facilita o acesso de mulheres camponesas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fortalecendo relações solidárias, gerando renda e maior autonomia financeira. O CAATINGA presta assistência técnica e apóia o Centro de Organização dos Produtores Agroecológicos (COOPAGRO). Este, negocia com a prefeitura, organiza a logística e presta contas (reduz a burocracia). Os grupos de mulheres capacitam outras mulheres; discutem seus direitos; constroem juntas o enfretamento de seus problemas; produzem e organizam a sua produção. O foco do trabalho é o beneficiamento da produção e manejo dos quintais. Participam 65 mulheres.

Temas: Renda Alimentação Ver mais

Farmer's Club: Clube De Agricultores,Pescadores E Empreededores

Humana Povo para Povo Brasil

O Farmer's Club é um programa desenvolvido pela Humana Brasil que organiza agricultores, pescadores e empreendedores em grupos de apoio e cuja metodologia alia saber popular, organização comunitária e repasse de conhecimentos. As ações desenvolvidas no clube contribuem para o crescimento sustentável, inclusivo e de geração de renda dos beneficiários e comunidades carentes e que, agrupados em núcleos de 50 agricultores/as e pescadores, aprendem a serem auto suficientes para o enfrentamento das necessidades, desafios, progresso social e resiliência local. Eles e elas tornam-se líderes, adquirem novos conceitos e habilidades através do compartilhamento das experiências comuns.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Feiras Orgânicas Abio: Promovendo A Economia Solidária

Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro

As Feiras Orgânicas da Abio são canais de comercialização direta de produtos orgânicos estabelecidos entre produtores e consumidores. Elas privilegiam espaços públicos, como as praças, ou de fácil acesso, como clubes, parques, condomínios. Esta tecnologia permite que pequenos produtores e agricultores familiares, individualmente ou organizados em Grupos de Comercialização, tenham acesso ao mercado eliminando atravessadores, facilitando a logística pelo aumento da escala operacional, e, ao mesmo tempo, favorecendo o acesso à população a um alimento livre de produtos químicos e, portanto, mais saudável. As feiras estão distribuídas em diferentes bairros e em dias da semana preestabelecidos

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Ferramenta Individual Para Quebra De Coco Babaçu

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Cocais

O extrativismo do babaçu tem sido fonte de renda para diversas famílias brasileiras. O coco é coletado e é quebrado manualmente, utilizando um machado e um porrete de madeira. As quebradeiras de coco sentam-se no chão, seguram um fruto sobre a lâmina de um machado e batem com um porrete de madeira até separar a semente (regionalmente chamada de “amêndoa”). É um processo penoso e causador de doenças laborais e de abandono da atividade. Assim, a Embrapa Cocais, em colaboração com parceiros, desenvolveu uma Tecnologia Social para a quebra do coco babaçu. É uma ferramenta individual acionada por uma pessoa sentada em uma cadeira de posição regulável, com melhor ergonomia para trabalhar.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Flores Do Sertão

Associação dos Agricultores Familiares do Município de Araci

A APAEB Araci desenvolve ações buscando qualificar seus associados através de assessoria técnica de cunho socioambiental e agroecológico. Estas ações resultaram na criação de uma rede municipal de comercialização formada por produtores e produtoras da agricultura familiar. Entendendo que este é o caminho para superar dificuldades socioeconômicas e ambientais. Como estratégia para a diminuição da dependência dos mercados institucionais, implementou a Loja Flores do Sertão, onde são comercializas gêneros produzidos por seus associados e por entidades parceiras locais. Sendo as vendas online um diferencial do ponto de comercialização, mesmo antes da atual pandemia.

Temas: Renda Ver mais

Fomento De Fundos Rotativos Solidários

Fundação Grupo Esquel Brasil

Fundo Rotativo Solidário (FRS) é uma TS para promover a inclusão produtiva do público de baixa renda. Numa metodologia de 11 etapas são fomentados 100 grupos produtivos que se organizam numa associação para assumir a auto gestão do FRS, investindo em novos grupos, multiplicando o benefício.

Temas: Renda Ver mais

Formação De Jovens Em Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável

ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES ALTERNATIVOS

A tecnologia compreende a operacionalização de processo de formação para adolescentes e jovens de 15 à 29 anos oriundos da zona rural de municípios do Território Agreste Alagoano, a metodologia se fundamenta na pedagogia da alternância onde os alunos participam dos encontros presenciais que acontecem em um final de semana de cada mês e em cada inter módulo desenvolvem práticas em suas casas e ambientes comunitários. No decorrer da formação os cursistas são orientados a implantarem uma unidade produtiva, de forma que possam dispor de uma estratégia de geração de renda a partir da valorização da agricultura familiar na perspectiva da convivência com o semiárido.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Formação De Jovens Empresários Rurais

Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves

Processo formativo ofertado no âmbito do Curso de Educação Profissional Técnica em Agropecuária integrada ao Ensino Médio por meio da Pedagogia da Alternância. Trata-se de uma formação com períodos alternados de vivencia e estudos compreendendo o tempo-escola (sede da CFR-PTN) e o tempo-comunidade (na Unidade-família). Busca-se promover a Educação de qualidade a jovens residentes no campo, oriundos de 06 municípios do Baixo Sul baiano compreendendo aproximadamente 70 comunidades rurais. Trabalha em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no ODS 1 - Erradicar a pobreza; 4 - Educação de qualidade; 8 - Trabalho e crescimento econômico; 10 - Redução das desigualdades e 13 - Combate as alterações climáticas.

Temas: Educação Renda Ver mais

Fundo De Negócio "As Marias"

Acreditar

O fundo de negócio "As Marias" atende mulheres com ideias de negócios ou com negócios já constituídos. Assim, fortalece atividades produtivas de mulheres de baixa renda, em diversos segmentos de negócios, comércio, serviço, indústria e agropecuária, através do microcrédito produtivo orientado alinhado a Educação Financeira, contribuindo para a geração de renda, melhoria de vida e para o desenvolvimento local com foco nos princípios da economia solidária.

Temas: Renda Educação Ver mais

Fale Conosco