Objetivo
Criar oportunidades de geração de trabalho e renda em comunidades do interior a partir do fomento de grupos produtivos solidários.
Promover a constituição de Fundos Rotativos Solidários para multiplicar os empreendimentos econômicos solidários no território e promover o desenvolvimento local.
Problema Solucionado
Em termos gerais, o Projeto Vencer Juntos oferece uma resposta à falta de desenvolvimento local em municípios rurais do interior com baixo IDH, que são excluídos da economia de mercado. Promover o desenvolvimento local nesses lugares significa superar uma série de problemas específicos: A falta de empregos e oportunidades de geração de renda; a falta de capital inicial e conhecimento técnico para pessoas que queiram iniciar seu próprio negócio; a falta de segurança alimentar; a falta de acesso da população mais pobre às políticas públicas existentes; a falta de organização coletiva da população excluída para reivindicar seus direitos, buscar parceiros, captar recursos, gerir projetos e exercer controle social sobre as políticas públicas; a falta de disseminação de tecnologias sociais de convivência com o semiárido; a falta de programas e projetos de geração de renda para segmentos de população mais vulneráveis: mulheres, agricultores familiares, comunidades quilombola, jovens, assentados da reforma agrária.
Descrição
O Projeto de Geração de Renda Vencer Juntos, iniciado em 2003 pela Pastoral da Criança, e executado a partir de 2008 pela Fundação Grupo Esquel Brasil (FGEB) em parceria com a Pastoral da Criança, desenvolveu uma metodologia para identificar e apoiar, em regiões de baixo IDH do interior da região Nordeste e Norte de Minas Gerais, empreendedores entre a população mais pobre que não têm acesso a outras fontes de financiamento, tais como o microcrédito. São pessoas que sobrevivem da agricultura familiar, do artesanato, de empregos sazonais e dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família; pessoas que não sabem procurar um financiamento ou outros serviços para iniciar seu próprio negócio.
Essas pessoas precisam de mais que um financiamento para desenvolver seu potencial empreendedor. O Projeto Vencer Juntos oferece um pacote integrado de serviços: financiamento inicial, capacitações em gestão, assessoria técnica, apoio à comercialização dos produtos e à organização associativa dos empreendimentos apoiados. Uma equipe de agentes locais realiza visitas mensais de acompanhamento aos empreendimentos e encaminha os empreendedores para outros serviços e parceiros, tais como o Pronaf, SEBRAE, SENAR e programas de compra local do governo.
O Projeto Vencer Juntos trabalha com a tecnologia social do Fundo Rotativo Solidário: Os empreendedores apoiados contribuem com o valor do investimento recebido, dividido em pequenas prestações, sem juros nem correção monetária, para um Fundo Rotativo Solidário. Os recursos do Fundo são aplicados para financiar novos empreendimentos na região, no sentido de tornar o Projeto o mais sustentável possível. Em cada território o Vencer Juntos financia até 100 empreendimentos produtivos coletivos; em seguido, o FRS assume novos investimentos.
Num processo que leva aproximadamente cinco anos, o Vencer Juntos organiza os empreendimentos apoiados para formarem uma associação que assume a auto gestão do Fundo Rotativo Solidário.
Formada a associação, o Vencer Juntos promove capacitações dos dirigentes e assessora a associação para buscar parcerias e convênios em nome próprio para assumir a equipe técnica e continuar o apoio aos empreendimentos, tornando-se autônoma do Vencer Juntos. Dessa forma, o Projeto Vencer Juntos ajuda a fomentar Fundos Locais de Investimento auto-geridos pela população local. Esses fundos e a organização criada em torno deles conseguem atrair outros investimentos públicos e privados e atuam como catalisadores do desenvolvimento local.
O princípio mais importante da metodologia é o protagonismo dos empreendedores atendidos: são eles que escolhem a atividade a ser desenvolvida e preparam seu plano de negócios simplificado; o agente do Vencer Juntos atua como facilitador e orientador no processo. No trabalho com os empreendedores, o Projeto reaplica outras tecnologias sociais, tais como o PAIS e práticas de convivência com o semiárido e produção agroecológica.
Recursos Necessários
Ferramentas metodológicas do Projeto: Manual de mobilização da comunidade, Guia de acompanhamento aos projetos de geração de renda, Apostila da Capacitação Inicial, Apostila para os participantes, Roteiro de elaboração de projetos, Termo de compromisso com o Fundo Rotativo.
Parceiro local com acesso à população a ser atendida: No caso do Vencer Juntos, é a Pastoral da Criança, que tem capilaridade e presença nas comunidades pobres no país inteiro
Um agente local contratado para mobilizar os primeiros grupos a serem apoiados, no decorrer do processo, a equipe local aumenta para 3 agentes
Recursos para viagens do(s) agente(s) às comunidades para visitar os grupos, de preferência acesso a um veículo ou motocicleta
Recursos para capacitações, intercâmbios e uma assembleia anual que junta os grupos apoiados
Acesso ao Sistema online de monitoramento
Recursos para financiar os primeiros grupos produtivos
Serviços de supervisão do agente
Resultados Alcançados
- Onze FRS fomentados em regiões do interior de sete estados: BA, CE, MA, MG, PB, PE, PI;
- 800 empreendimentos produtivos solidários fomentados entre 2003 e 2018, envolvendo 4000 produtores em 130 municípios;
- Oito associações de empreendimentos criadas que já estão assumindo a auto gestão de seu FRS e dando continuidade ao Projeto no território;
- Duas associações da Bahia já conquistaram convênios com o Governo do Estado em nome próprio;
- 34 grupos produtivos inseridos nos Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Aquisição de Alimentos (PAA);
- Uma das associações, a ARESOL de Senhor do Bonfim/BA, foi escolhida como referência da Região Nordeste na prática do FRS e foi documentada num livro publicado pela Cáritas Brasileira dentro do Projeto de Apoio aos Finanças Solidárias por meio da Organização de Fundos Solidários;
- Estruturação da cadeia produtiva do beneficiamento de frutas nativas a partir do Projeto no território do Sisal, municípios de Monte Santo e Cansanção/Bahia
- A renda dos produtores inseridos no Projeto aumenta entre 60% e 200%.
- Melhoria na segurança alimentar dos produtores rurais que passam a ter acesso a alimentos: hortaliças orgânicas, leite de vaca ou cabra, carne de frango, suíno, ovino/caprino, peixe
- Melhoria nas condições de convivência com o semiárido e enfrentamento da seca: os projetos financiados e capacitações promovem práticas de produção de silo e feno para os animais, são financiados desintegradores para todos os grupos de criação de animais, são implantados sistemas de irrigação com economia de água (PAIS, Mandala, etc).
- Implantação de um Sistema online de Monitoramento que capta e armazena os dados financeiros e qualitativos dos empreendimentos fomentados permitindo análise de dados e avaliação de resultados. Este Sistema é um diferencial do Projeto.
- O Projeto se articula com outras entidades e redes ativas no fomento de FRS (Cáritas Brasileira, Articulação do Semiárido – ASA e outras)
- A partir da experiência do Vencer Juntos, a Fundação Esquel foi selecionada pela SENAES para mapear 360 experiências de FRS no Nordeste e é hoje considerada uma das autoridades com mais conhecimento e experiência na área dos FRS.
Público atendido
Agricultores Familiares
Afrodescendentes
Artesãos
Desempregados
Empreendedores
Famílias de Baixa Renda
Jovens
Lideranças Comunitárias
Mulheres
Quilombolas
Comentários