Renda | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Renda

Maes - Módulos Agroecológicos Sucessionais

Associação de Produtores Agroflorestais

Oferecer às famílias de agricultores e agricultoras, em especial às mulheres, condições para iniciar a produção de alimentos em sistemas agroecológicos garantindo a soberania alimentar e gerando renda através da comercialização de sua produção agroecológica/orgânica nos programas governamentais de aquisição de alimentos, bem como em outros canais de comercialização direta aos consumidores . Para tanto, o MAES promove cursos e oficinas em Agroecologia (Sistemas Agroflorestais Sucessionais) e acesso a Mercados para as famílias rurais da região, priorizando a troca de experiências e saberes entres as famílias atendidas.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Mais Gestão

Movimento Brasil Competitivo

O Mais Gestão é uma plataforma online de conhecimento em gestão pública, que visa à divulgação de boas práticas ao público interessado no tema. Além do banco colaborativo de boas práticas, a plataforma oferece metodologias temáticas espelhadas em casos de sucesso, detalhadas em passo a passo e caixas de ferramentas para auxiliar na adaptação e implantação dos programas pelos municípios brasileiros. A ferramenta permite também a gestão online de planos de trabalho e controle de tarefas, e os materiais são todos personalizáveis pelas prefeituras. As metodologias temáticas são construídas em diversos temas com foco nos gestores municipais, possui linguagem acessível e detalhada.

Temas: Educação Renda Ver mais

Manejo Comunitário De Camarão De Água Doce

Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (ATAIC)

Adequação das armadilhas de captura (matapis) para reter apenas camarões grandes, liberando aqueles ainda não aptos ao consumo, permitindo que os estoques naturais da espécie se mantenham. Capacitação em produção, comercialização e gestão de empreendimentos associativos.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Manejo De Alternância Na Criação Coletiva De Aves Caipiras

Associação Técnico Científica Ernesto Luis de Oliveira Júnior

A TS propõe um manejo de alternância na criação coletiva de aves caipiras em quintais agrícolas, por mulheres agricultoras, como forma de garantir a autonomia e empoderamento feminino, pela geração de renda e segurança alimentar das famílias envolvidas. A metodologia do manejo leva em consideração as três principais fases de desenvolvimento das aves caipiras, que são: Inicial, Crescimento e Terminação; com duração de 28 dias cada. Ao final de cada fase, as aves são transferidas de galinheiros, sendo cuidadas por diferentes mulheres, por tempo igual, gerando entre as famílias envolvidas, um sentimento de pertence coletivo, o que facilita a divisão do trabalho e da renda gerada.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Manejo De Bacurizeiros Nativos

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental

Aproveitamento de rebrotamentos de bacurizeiros nativos em roçados degradados de antigas áreas onde havia ocorrência desta espécie que foram derrubados no passado. O manejo consiste em colocar estes rebrotamentos no espaçamento adequado e reduzir a competição com o mato e transformar em um pomar

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Manejo Pesqueiro Paumari

OPERAÇÃO AMAZONIA NATIVA

O manejo de pirarucu do povo indígena Paumari do rio Tapauá, no Amazonas, consiste num conjunto de ações articuladas de ordenamento territorial, proteção dos rios e lagos, monitoramento do estoque de peixes e pesca autorizada para comercialização. Realizado com a marca identitária dos Paumari, conhecidos como o povo das águas, o manejo garante benefícios culturais, ambientais, sociais e financeiros. A atividade representa o ponto de virada para fortalecimento, união e qualidade de vida do povo Paumari. Para mais informações sobre o manejo de pirarucu do povo Paumari, acesse o site: www.amazonianativa.org.br.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Manejo Sustentável De Recursos Florestais Madeireiros Em Florestas De Várzea

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)

O manejo de recursos florestais é uma das tecnologias mais antigas desenvolvidas pela raça humana. Grupos tão antigos quanto algumas florestas já as modificavam em benefício próprio, plantando espécies comestíveis ou de uso medicinal próximas a seus povoamentos, ou retirando da floresta produtos florestais, madeireiros ou não, para a confecção de artesanato, vestimentas ou suas próprias casas. O manejo destes recursos foi quase esquecido pelas comunidades contemporâneas, mas buscamos, com sua capacitação no manejo florestal, fornecer o conhecimento e as ferramentas necessárias para o uso consciente da floresta, e assim empoderá-las de seu ambiente e reafirmar seu papel na sociedade.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Maré De Sabores

Associação Redes de Desenvolvimento da Maré

O Projeto Maré de Sabores promove qualificação profissionalizante em gastronomia, inserida no contexto social e econômico local da Maré e voltada exclusivamente para mulheres. O projeto trabalha com questões de gênero, uma vez que o objetivo central da qualificação em gastronomia é promover e estimular o protagonismo da mulher nas transformações sociais do território, desenvolvendo as habilidades subjetivas das mulheres e consequentemente encorajando sua inserção no mercado e de trabalho. Ele promove disseminação de conhecimentos e de habilidades para que as mulheres possam trabalhar à favor do direito humano, da conscientização dos seus direitos e soberania alimentar.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Melhoria Da Renda Por Meio De Tecnologias Sociais Integradas

Fundação Luterana de Diaconia

A transição de uma agricultura convencional para agroecológica requer um conjunto de conceitos, técnicas e processos participativos. Nesse sentido, a adoção e implantação de um conjunto de Tecnologias Sociais em uma unidade produtiva contribui para a consolidação da agroecologia, sem reduzi-la a técnicas utilizadas no sistema produtivo. A compreensão da agroecologia em toda sua complexidade nem sempre é fácil. As iniciativas da família Jhan do assentamento Santa Maria do Ibicuí em Manoel Viana, RS é um exemplo de como um sistema agroecológico de produção pode garantir renda, conservar os bens naturais, promover o vínculo inter geracional e o protagonismo de jovens e mulheres.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Método Cidade Júnior

INSTITUTO CIDADE JÚNIOR

Cidade Júnior é um método educacional que promove a formação de estudantes por meio de cursos de qualificação profissional a partir da aplicação de conhecimentos técnicos-científicos durante as aulas na construção de um Plano de Negócios desenvolvido pelos familiares dos estudantes. Somado aos conceitos de sustentabilidade, dos ODS e dos Princípios do Pacto Global essa metodologia sensibiliza a comunidade por meio do fortalecimento de vínculos e do reconhecimento de saberes produtivos que os membros da família já possuem. E na Feira de Negócios realizada na Instituição de Ensino ocorre a mobilização de toda a comunidade, promovendo o desenvolvimento dos Negócios da região.

Temas: Educação Renda Ver mais

Fale Conosco