Resumo
O Mais Gestão é uma plataforma online de conhecimento em gestão pública, que visa à divulgação de boas práticas ao público interessado no tema. Além do banco colaborativo de boas práticas, a plataforma oferece metodologias temáticas espelhadas em casos de sucesso, detalhadas em passo a passo e caixas de ferramentas para auxiliar na adaptação e implantação dos programas pelos municípios brasileiros. A ferramenta permite também a gestão online de planos de trabalho e controle de tarefas, e os materiais são todos personalizáveis pelas prefeituras. As metodologias temáticas são construídas em diversos temas com foco nos gestores municipais, possui linguagem acessível e detalhada.
Problema Solucionado
O Mais Gestão é uma proposta que permite replicar experiências bem sucedidas e inovadoras de gestão pública dos governos subnacionais brasileiros. Utilizando a massa crítica de boas experiências já disponíveis e o forte interesse dos governos subnacionais em replicá-las, o Mais Gestão é uma solução inovadora permitindo um aumento significativo da escala e velocidade de adoção de experiências exitosas de gestão pública.
Um dos fatores de maior atratividade do Mais Gestão vem de um diagnóstico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo ele, o interesse em replicar experiências bem sucedidas em áreas associadas à gestão pública tem aumentado significativamente no Brasil nos últimos anos como resultado: da existência de um número significativo de experiências e boas práticas inovadoras e bem-sucedidas em estados e municípios; do impacto positivo dessas experiências de gestão pública na melhoria do bem-estar da população, e do reconhecimento e apoio que essas experiências têm recebido por meio de processos eleitorais.
Descrição
O site do Mais Gestão oferece aos gestores públicos parceiros o acesso às metodologias específicas, espelhadas nos programas de sucesso. Por meio da plataforma, os gestores realizam o seu cadastro e de suas equipes; montam o plano de trabalho detalhado da implantação; atribuem responsáveis pelas atividades; controlam prazos e entregas.
Os usuários possuem três opções de interação na plataforma:
- Buscar boas práticas já vividas por Estados ou Municípios, mapeadas por todo o Brasil
- Buscar metodologias temáticas direcionadas a municípios, disponíveis para implantação
- Adicionar boas práticas ao banco por meio de formulário online
A intenção da plataforma é estimular a colaboração entre gestores públicos e o agrupamento do conhecimento já produzido no tema, que muitas vezes por ficar espalhado em diversas entidades/movimentos/associações/governos, não é aproveitado pelo restante da rede que tem potencial para tal. A plataforma ajuda a reduzir e otimizar os gastos das prefeituras com a implantação de boas práticas.
Recursos Necessários
Não é necessária contrapartida financeira dos municípios para acessar o site do Mais Gestão. A intenção é que a plataforma ajude a reduzir e otimizar os gastos das prefeituras com a implantação de boas práticas.
Os recursos necessários para a implantação de um dos programas específicos contidos no Mais Gestão variam em relação ao tema da iniciativa, e são intrínsecos às atividades de implantação em si.
É necessário que a prefeitura tenha uma estrutura mínima com um computador para o acesso ao site, e possa disponibilizar a equipe de servidores necessária para a execução da implantação e acompanhamento posterior da iniciativa.
Resultados Alcançados
- Mapeamento de mais de 1000 práticas de sucesso em gestão pública, para disponibilização no banco online
- Quatro (4) metodologias específicas construídas e disponibilizadas aos municípios, juntamente com o passo a passo e ferramentas para implantação. Os temas das metodologias são: Melhoria da Alfabetização, Eficiência de Gastos Municipais, Seleção de Cargos Comissionados, Implantação do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica para Municípios
- Sensibilização de aproximadamente 20 municípios parceiros, além de três (3) associações e consórcios
- Assinatura de termo de adesão com 9 prefeituras para a implantação de um dos programas em 2017
Comentários