Problema Solucionado
É comum verificarmos um enfoque mais produtivo ou ambiental entre os trabalhos desenvolvidos na área de preservação ambiental e da agroecologia. No entanto, o papel específico que os indivíduos, em especial as mulheres, desempenham nos sistemas produtivos das unidades familiares, são questões normalmente ignoradas ou, no limite, consideradas como menos importantes. O modelo de desenvolvimento rural modernizador, marcado pela transferência de tecnologia moderna e pelo latifúndio em detrimento da produção familiar representou uma séria ameaça à biodiversidade e, por consequência, às comunidades e povos tradicionais, em especial, às mulheres rurais que usufruem dessa biodioversidade no estabelecimento de suas atribuições produtivas e reprodutivas. Apesar dos esforços já existentes no estimulo e disseminação de experiências de base agroecológica, observa-se que, em sua grande maioria, essas experiências são protagonizadas por homens e destacam o papel da família sem problematizar as relações de gênero e a importância dos papeis desenvolvidos pelos diversos membros da família, o que contribui para tornar ainda mais invisível o trabalho das mulheres na construção da agroecologia.
Descrição
Grande parte dos Projetos das Comunidades e Assentamentos se caracterizam pelo baixo volume e diversificação da produção familiar. Tendo em vista esse potencial da valorização do trabalho da mulher camponesa e da agricultura familiar em ser provedora de alimentos saudáveis praticando uma agricultura sustentável, a ASPROSAFS pretende disseminar a tecnologia social MAES para incentivar a prática agroflorestal como modelo de produção para aumentar a oferta e a diversidade de produtos na unidade familiar de produção, bem como promover a restauração de ambientes degradados. Por fim, espera-se contribuir de maneira importante na consolidação da cadeia da produção orgânica/agroflorestal nos territórios atendidos.
A tecnologia MAES se baseia na realização das seguintes atividades articuladas que buscam estimular a implementação de unidades de referência em Sistemas Agroflorestais bem como dinamizar a economia local por meio do incremento a produção agroecológica. As atividades são as seguintes.
- Diagnóstico linha de base: Essa atividade tem o objetivo de selecionar e definir o público a ser atendido pela tecnologia social através de observações sistemáticas e entrevistas semi-estruturadas na comunidade.
- Curso de Sistemas Agroflorestais Sucessionais: Capacitação em Agrofloresta envolvendo os público-alvo e com duração de dois dias com o objetivo de apropriar às famílias e os jovens quanto aos princípios da produção agroecológica e a sucessão natural. Os módulos de produção serão caracterizados pela elevada biodiversidade produtiva e funcional com vistas à sustentabilidade ambiental dos sistemas. Os produtos serão produzidos de forma agroecológica aproveitando os serviços ecológicos de cooperação entre fauna e flora local como vistas à promover a recuperação dos solos e do ambiente das propriedades. Os módulos terão desenho flexível de sistemas agroflorestais composto por hortaliças, medicinais, forragens, anuais, frutíferas e florestais nativas.
- Oficina de formação de monitores agroflorestais: Serão realizadas oficinas com jovens da comunidade sobre sistemas agroflorestais, produção audiovisual e fotografia. Será realizada uma oficina na comunidade. Esses jovens monitores serão responsáveis por acompanhar as ações do Projeto e produzir conteúdo que subsidie a produção de instrumentos de comunicação e monitoria, contribuindo assim, na gestão do conhecimento da proposta.
- Elaboração de Projetos: As famílias participantes serão orientados em como elaborar um projeto para implementar a produção agroflorestal em suas comunidades. Para isso, os participantes serão estimulados a identificar potencialidades e gargalos no que se refere aos aspectos institucionais, ambientais, técnico e de acesso a mercado com o objetivo de se estruturar toda a cadeia produtiva. Assim, espera-se que as comunidades possam assumir uma postura de autonomia na construção e condução de seus projetos agroecológicos .
- Mutirões Comunitários: A partir dos projetos comunitários serão articulados mutirões para a implantação de outros Módulos ou manejo de módulos já existentes junto às famílias participantes do projeto (serão implantados 9 Módulos nos mutirões). A periodicidade dos mutirões ficará a cargo da dinâmica e funcionalidade de cada comunidade. Os mutirões são de fundamental importância para que as famílias se reúnam e estabeleçam um espaço de aprendizagem e de troca de experiências e saberes, além de permitir uma avaliação constante do projeto estruturado na fase anterior. Os mutirões serão implementados por meio da organização comunitário com o apoio da equipe do projeto e dos monitores agroflorestais.
- Oficinas de beneficiamento e agregação de valor da produção agroecológica: Serão realizadas oficinas de processos de beneficiamento e agregação de valor da produção agroecológica dos MAESs. Essa atividade tem a finalidade de promover ao máximo o aproveitamento da produção por meio de alternativas que possibilitem às famílias processar minimamente os produtos e agregar valor com baixo investimento e utilizando de forma criativa os recursos já existentes na unidade familiar de produção/comunidade.
- Oficinas de acesso a mercados: De acordo com o desenvolvimento da produção dos módulos agroecológicos serão realizadas oficinas de acesso a mercados nas comunidades onde serão discutidos aspectos referentes ao custo e analise de viabilidade da produção bem como mecanismos de escoamento dos produtos.
- Rodas de Prosa: Serão realizadas rodas de prosa quinzenalmente somente com as mulheres, com os homens e com os monitores agroflorestais. Essas rodas tem o objetivo de problematizar e refletir sobre a atuação e o papel assumido por cada membro da família na unidade familiar de produção no intuito de estimular uma revalorização das atribuições produtivas e reprodutivas de homens e mulheres na dinâmica rural.
Recursos Necessários
Para implantar um MAES - Módulos Agroecológicos Sucessional (5000 m²) - são necessários:
- 5000 kg esterco de gado.
- 100 mudas de bananas.
- 200 mudas de eucalipto.
- 100 mudas de frutíferas.
- 10kg de sementes nativas.
- 10kg de sementes agrícolas crioulas.
- 1 tratorito.
- 100 kg de pó de rocha.
- bomba hidraulica 1 CV.
- mangueiras de irrigação.
- roçadeira.
Resultados Alcançados
- Aumento de 70% da oferta e variedade de produtos produzidos pelas 40 unidades de referência dos Módulos Agroecológicos implantados nas unidades produtivas familiares das comunidades atendidas
- Aumento de 80% da renda de 40 famílias de agricultores familiares até o fim do Projeto, promovendo a viabilidade da atividade agrícola no meio rural.
- Formação gradativa de uma maior porção arborizada nas comunidades/assentamentos participantes do Projeto com a presença de espécies perenes arbóreas e arbustivas, contribuíra para um melhor microclima local, atração de avifauna potencialmente dispersora de sementes, controle de processos erosivos no solo, dentre outros fatores.
- Revalorização das relações entre membros nas comunidades atendidas fortalecendo seu capital social estimulando o surgimento de inovações sociotécnicas, ambientais e agroecológicas, como novos arranjos coletivos/associativos na aquisição e insumos, produção e comercialização (Estruturação de um sistema de entrega de cestas orgânicas – Gestor Orgânico – e criação de feiras e CSA - Comunidade Suportando Agricultura).
- Valorização e reconhecimento da importância da figura da mulher na Agricultura Familiar.
- Promover o protagonismo jovem revalorizando o contato deles com a agroecologia e formação de,10 lideranças jovens nas comunidades atendidas
- 150 famílias capacitadas em sistemas agroflorestais e aspectos ligados a elaboração de projetos agroecológicos.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores