Renda

Renda

Saberes E Sabores

Associação de Moradores da Enseada da Baleia

A Enseada da Baleia comunidade Caiçara, situada na Ilha do Cardoso- Cananéia/SP, em 1845 estabelece a primeira família. O local apresentava grande potencial para produção de peixe seco. Tal atividade passa por varias formas de gestão, iniciando com trabalho em condições análogas a escravidão, passando por um sistema mais humanizado com Antônio Cardoso que vai até seu falecimento em 2010. A união das mulheres, refez-se do trauma confeccionando artesanatos com redes de pesca, a economia solidária feminista deu um novo conceito, partilhando os recursos e valorizando as habilidades. Então, a secagem de peixe retorna com uma gestão nova e fortalecendo a comunidade.

Temas: Renda Alimentação Ver mais

Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Instrumentação

Sistema de fossas sépticas biodigestoras que substitui as fossas negras a um custo baixo para o produtor rural, evitando a contaminação do solo e do lençol freático, prevenindo a propagação de doenças causadas pela ingestão de água imprópria para o consumo. teste

Temas: Saúde Renda Ver mais

Saúde Que Vem Da Terra

Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva

A Tecnologia das plantas medicinais foi desenvolvida no ano de 2005 e replicada no ano de 2007 nesta Instituição de Ensino, devido à necessidade e precariedade da saúde das crianças e da comunidade, pela dificuldade de acesso a Unidade de Saúde, o que estava dificultando a aprendizagem.

Temas: Saúde Renda Ver mais

Secador Solar De Madeira

Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)

Secador para secar tábuas e peças de madeira com capacidade de até 8 metros cúbicos utilizando a energia solar como fonte de calor para agregar valor aos produtos florestais.

Temas: Energia Renda Ver mais

Sementes Crioulas: Produzindo Vida, Renda E Cuidando Da Biodiversidade

Associação Estadual dos Pequenos Agricultores de Goiás - AEPAGO

A utilização das sementes crioulas visa resgatar a biodiversidade, cultura dos povos, garantir a soberania alimentar e gerar renda. O resgate, multiplicação e distribuição de sementes realizado pela AEPAGO possui 11 anos. Já se produziu 1500 ton de sementes de arroz, feijão e milho. Possui duas linhas: com as famílias guardiãs que são acompanhadas e capacitadas para reproduzir as sementes e outra com famílias produtoras orientadas para a condução da lavoura. O trabalho é acompanhado por pesquisadores da EMBRAPA que promovem capacitações através de tecnologias simples e apropriadas para produção e armazenamento das sementes.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Ser Eficiente - Integração Do Deficiente Intelectual No Mundo Do Trabalho

Centro Espírita Beneficente "30 de Julho"

Trata-se de uma metodologia especializada focada na habilitação e reabilitação de Pessoas com Deficiência, com ênfase na qualificação profissional, buscando criar condições para que pessoas com deficiência intelectual ingressem no mercado de trabalho.

Temas: Renda Educação Ver mais

Sistema Integrado De Inovação Tecnológica E Social - Sitecs

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É um processo de atuação sistêmica, em rede, que envolve o setor acadêmico, empreendimentos econômicos solidários, incubadoras de empresas, empresas de comercialização e setores governamentais, para institucionalizar, em universidades, a incubação de empreendimentos econômicos solidários. O SITECS baseia-se na articulação de organizações para concepção e execução de projetos e programas. O principal espaço de mobilização, sensibilização, prospecção, qualificação e articulação do SITECS é o Fórum Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional da Baixada Cuiabana – FTSAN-BC.

Temas: Renda Alimentação Ver mais

Sistema Integrado Do Algodão Consorciado Em Bases Agroecológicas

Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá

O sistema de plantio do algodão consorciado com culturas agrícolas, em bases agroecológicas, é uma forma de praticar uma agricultura sustentável, que conserva o solo, produz alimento (segurança alimentar) e gera renda com a comercialização do algodão. A tecnologia tem como meta continuar incentivando a produção sustentável do algodão consorciado com culturas alimentares, utilizando técnicas de conservação e recuperação do solo, através de adubação orgânica, preparo do solo com tração animal, plantio em curvas de nível e controle de insetos com defensivos naturais, além de garantir a comercialização do algodão orgânico a preços compensadores como forma de melhorar a renda das famílias envolvidas.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Sistemas Agroflorestais (Saf): Geração De Renda E Conservação Socioambiental

Instituto de Pesquisas Ecológicas

O SAF usa a matéria orgânica como fonte de nutriente e consorcia de forma adensada espécies de diferentes ciclos de vida e que ocupam diferentes alturas. Esta tecnologia social de baixo impacto tem como resultados: colheita facilitada, aumento na produção e diminuição de mão de obra na capina.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Sistemas De Irrigação Alternativos De Baixo Custo

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

A tecnologia inclui procedimentos dimensionais, operacionais e construtivos dos principais sistemas de irrigação, por sulcos, aspersão convencional e localizada com o objetivo de reduzir custos fixos (componentes alternativos) e variáveis (consumo energético) preservando a qualidade ambiental.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Fale Conosco