Renda

Renda

Banco Comunitário De Desenvolvimento Social

Associação Comunitária de Matarandiba

Constituído a partir da decisão da própria comunidade de Matarandiba, o que a torna gestora e proprietária do mesmo, o Banco Comunitário Ilhamar tem como objetivo principal a promoção do desenvolvimento territorial, através do serviço de micro crédito solidário e circulação de moeda social própria, fomentando à criação de redes locais de produção, comercialização e consumo. Baseia-se no apoio às iniciativas de economia solidária em seus diversos âmbitos, como: empreendimentos sócios produtivos, de prestação de serviços, de apoio à comercialização (bodegas, mercadinhos, bares, lojas, feiras de economia solidária etc.) e organizações de consumidores e/ou usuários.

Temas: Renda Educação Ver mais

Banco Comunitário União Sampaio

União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências

Banco Comunitário impulsionado a partir da União Popular de Mulheres que, com a participação da comunidade local, cria um Conselho de Análise de Crédito (CAC) para oferecer crédito à comunidade do Jd. Maria Sampaio, Campo Limpo e adjacências. Destinado principalmente às mulheres, com prioridade no crédito produtivo, consumo, moradia e cultural. Estes são realizados através da moeda social Sampaio emitida pelo banco, que são utilizadas no bairro, valorizando e potencializando a produção e consumo local. Outro serviço do banco é uma parceria que oferece o pagamento de contas e transferência de dinheiro através do e-dinheiro – sistema digital de moeda social, feito sem uso da moeda física

Temas: Renda Ver mais

Banco Comunitário Verde Vida

Instituto Verde Vida

O Banco Comunitário Verde Vida, que tem como sua entidade gestora o Instituto Verde Vida, dispõe de uma moeda social intitulada Moeda Verde, com circulação nos bairros abrangentes da Bacia do Rio Aribiri e nos comércios credenciados, podendo ser resgatada na forma de Troca Solidária na sede da instituição. A Troca Solidária tem como iniciativa promover a troca de materiais recicláveis (alumínio, plástico e óleo saturado) pela moeda social e/ou por alimentos dispostos no Mercado Solidário presente na própria sede do Banco Comunitário. Cada reciclável é pesado e revertido em um valor simbólico em moeda social. O projeto é vinculado às finanças solidárias no âmbito da Economia Solidária.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Bingo Banana

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

O Bingo Banana é um método de difusão de cultivares de bananeira melhoradas pela Embrapa, na forma de um jogo lúdico, para motivar os agricultores a implantarem seus bananais. O Bingo Banana inicia com a entrega de 16 mudas de bananeira e um croqui, semelhante a cartela de bingo, com 100 quadrinhos que correspondem ao número de mudas para preenchimento da cartela. As mudas são plantadas nas casas centrais e como regra do jogo, em cada touceira só é permitida a permanência de 2 perfilhos, os demais que brotarem devem ser retirados para serem plantados nas casas vazias até completar as 100 quadras. Dois anos foi o tempo necessário para o Bingos Banana alcançar a produção nas 100 touceira.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Bolos Do Patrimônio Imaterial De Pernambuco

CEMUR - Centro de Mulheres Urbanas e Rurais de Lagoa do Carro e Carpina

Esta tecnologia visa a formação para a produção dos bolos: de Rolo, de Tapioca,Pé de Moleque e Souza Leão, todos com título de Patrimônio Imaterial do Estado de PE e contendo parte de sua História, com formação profissional no preparo dos bolos, assim como de sua importância para a formação cultural dessa região. Atendendo a mulheres rurais e urbanas em situação de risco e vulnerabilidade. Tornando possível o empoderamento, formação e inserção no mercado de trabalho. Já aplicado em comunidades quilombolas e urbanas, o projeto formou mulheres que hoje estão habilitadas e fornecendo bolos para a merenda escolar através do PNAE e PAA no município de Lagoa do Carro.

Temas: Renda Alimentação Ver mais

Boneca Da Esperança

Associação das Artesãs de Riacho Fundo

A atuação da ArteSol na comunidade de Esperança iniciou em 1999 para resgatar o artesanato de tradição produzido no município como oportunidade de renda no período em que a forte seca impediu o trabalho na lavoura. Esta ação contribuiu para a criação da Associação dos Artesãos de Riacho Fundo.

Temas: Renda Ver mais

Broto/batata-Semente: Antes Lixo, Agora Semente E Renda

Instituto Agronômico de Campinas - IAC

Brotos de batata (solaum tuberosum), gerados da desbrota da batata-semente, passaram a ser utilizados como semente. Com essa ação, inédita no mundo, os brotos são aproveitados de forma direta e simples, como "semente", aumentando a produção de batata-semente, livre de vírus e a menores custos.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Fale Conosco