Renda

Renda

Jogo Oasis - Ferramenta De Mobilização Cidadã

Instituto Elos

Metodologia que associa comunidades a governos ou agências internacionais para mapear talentos, recursos e sonhos locais e, a partir daí escolher, de forma participativa, um sonho coletivo a ser realizado em um curto espaço de tempo, originando experiências exitosas na educação, cultura e habitação.

Temas: Educação Renda Ver mais

Joias Sustentáveis

Instituto Redecriar (Reciclando a Cidadania em Rede Interdisciplinar)

As inovações na Tecnologia Social Joias Sustentáveis representam as mudanças realizadas na TS certificada em 2011, a partir da elaboração de uma metodologia de transferência e reaplicação da mesma. O redesenho dessa TS se deu no âmbito do Projeto Moradia Urbana com TS, financiado pela Fundação Banco do Brasil entre 2015 e 2019. As metodologias de transferência e de reaplicação têm como foco o empoderamento da população atendida na medida em que são capacitados como multiplicadores da TS Joias Sustentáveis. População essa, constituída por moradores de residenciais de 20 municípios / 11 estados do Brasil, contemplados com a Política Habitacional-Programa Minha Casa Minha Vida, financiados pelo Banco do Brasil.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Jovens Agentes Multiplicadores E Promotores De Cidadania E Desenvolvimento

INSTITUTO MÃE TERRA

A Tecnologia social em destaque busca promover a formação social e a inclusão socioprodutiva de jovens indígenas da etnia Pataxó e de jovens de comunidades rurais e tradicionais de pesca do Sul da Bahia, por meio de oficinas de formação social básica; cursos de qualificação profissional nas mais diversas áreas e; ações de intervenção comunitária, estimulando e fortalecendo a autonomia e o protagonismo social juvenil e capacitando-os para atuarem como agentes multiplicadores e promotores da cidadania e desenvolvimento comunitário. A tecnologia social é fruto da execução de dois projetos específicos: um voltado a 64 comunidades rurais e de pesca de 10 municípios baianos, como estratégia de mitigação de impactos de uma multinacional de celulose, a empresa Veracel S.A, que envolveu mais de 150 jovens, culminando na realização do 1º Fórum de Protagonismo Social Juvenil do Sul da Bahia; e outro, direcionado a 12 aldeias indígenas de 02 municípios, patrocinado pela Petrobras S.A, que beneficiou mais de 300 jovens da etnia Pataxó, finalizado com a realização do 1º Encontro Territorial da Juventude Pataxó. Ambas as iniciativas fizeram o uso de metodologias interativas e participativas, atualmente classificadas como “metodologias integrativas”, tendo a participação comunitária como princípio educativo estruturante em todas as fases do processo, e cujas atividades tiveram por suporte o conhecimento da realidade, a reflexão e a ação.

Temas: Educação Renda Ver mais

Jovens Aprendizes Em Medidas Socioeducativas

Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável

O CIEDS, desde 2016, desenvolve o programa Jovem Aprendiz, conforme a Lei nº 10.097 (que obriga a contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes para empresas a partir de sete funcionários), inserindo no mercado, por meio das empresas contratantes, jovens em processo de capacitação. Está na origem do programa de aprendizagem do CIEDS a intenção de trabalhar com jovens cumprindo medidas socioeducativas. É estratégia e posicionamento do CIEDS a inserção de jovens em vulnerabilidade social, como os da Cota Social, no mercado de trabalho por meio do primeiro emprego é a oportunidade de também trabalhar a inserção de jovens em medida socioeducativa.

Temas: Renda Educação Ver mais

Juventude Integrada Nas Diferenças: Inclusão Social Pelo Artesanato

Cooperativa Social de Produção dos Jovens Especiais Artesãos de São Paulo - SP

A cooperativa tem como objetivos a inclusão de jovens com deficiência intelectual ou em situação de risco em oportunidades de geração de trabalho e renda, a partir da produção e comercialização de artesanato.

Temas: Renda Educação Ver mais

Juventudes E Empreendedorismo

Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável

A metodologia de formação empreendedora do CIEDS apresenta a educação empreendedora como ferramenta para ativação dos potenciais das juventudes e estimula a criação de negócios de impacto, de forma a promover soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento social e econômico dos territórios. Considera as características das periferias para o desenvolvimento do empreendedorismo, aliada a importância da educação empreendedora no desenvolvimento de competências, para que os jovens se tornem agentes de mudanças e construam pontes para novas perspectivas de futuro, conectadas aos seus projetos de vida.

Temas: Renda Educação Ver mais

Fale Conosco