Problema Solucionado
O município de Campos dos Goytacazes, onde a tecnologia é desenvolvida, apesar de seu desenvolvimento com a arrecadação dos Royalties, e de ser o 8º PIB per capita do estado, enfrenta o alargamento da condição de pobreza e miséria da maioria da população. O desemprego e o sub-emprego marcam profundamente o município, pois uma imensa parcela da força de trabalho é altamente desqualificada, gerando uma grande parcela da população sobrevivendo abaixo da linha da pobreza, segundo dados do IBGE 2010, 41,2% dos extremamente pobres do município têm de zero a 17 anos.
O perfil educacional das crianças e adolescentes do município é algo preocupante, de acordo com os resultados do INEP Censo Escolar 2016, o município obteve aproximadamente 10 mil reprovações no Ensino Fundamental e Médio, e em torno de 2.500 adolescentes abandonaram a escola.
Esses dados refletem diretamente nas questões de segurança, o município vem registrando altos índices de criminalidade em torno do tráfico de drogas.
Diante deste cenário, a Orquestra de Vidas atende a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Descrição
O Maestro Jony William Vianna cria a tecnologia Orquestra de Vidas como uma forma de assegurar Direitos da Criança e do Adolescente por meio da formação, difusão e valorização cultural da música erudita. A tecnologia introduz e aprimora habilidades e competências musicais por meio de importantes desdobramentos da atuação musical, sendo estas:
• Desenvolvimento técnico instrumental: Refere-se a aulas específicas de instrumentos musicais denominadas Classes de Instrumentos, tendo como finalidade treinar e aperfeiçoar o desenvolvimento individual de cada aluno nos instrumentos de: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversa, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone. O projeto conta com 06 monitores, sendo estes distribuídos em turmas de instrumentos de corda (4 monitores) violino, viola, violoncelo e contrabaixo; instrumentos de madeira (1 monitor) flauta transversa, oboé e fagote; e instrumentos de sopro (1 monitor) trombone, trompa, trompete e clarineta.
• Conceituação teórica: Refere-se ao estudo e conceituação dos códigos da escrita musical, bem como, sua utilização em patamar artístico, momento denominado de Classes de Teoria Musical.
• Desenvolvimento da prática em grupo sinfônico: Refere-se à Prática de Orquestra, momento importante para o desenvolvimento das habilidades necessárias para execução em conjunto. Através desta, se desenvolvem outras habilidades inerentes à atividade, pois desenvolvem habilidades de linguagem corporal e percepção musical coletiva.
Outra proposta é buscar a inserção dos adolescentes de melhor desenpenho no mercado de trabalho da música, em espaços como: colégios particulares, escolas de música e mercado festas, sendo assim contamos com a Classe de Práticas Pedagógicas objetivando preparar os adolescentes no campo pedagógico da música e suas peculiaridades, neste espaço os adolescentes podem ambientar-se com os assuntos relacionados ao ensino dos instrumentos, métodos de abordagem, além do estudo dos principais educadores musicais.
Nesse sentido, o projeto propõe uma grade de disciplinas formatada semanalmente com a carga horária de: 06 horas de Classes de Instrumentos; 03 horas e 30 min de Teoria Musical; 06 horas de Prática Orquestral; 02 horas de Práticas Pedagógicas.
Além das áreas específicas já descritas, fazem parte do trabalho outras frentes de forma a executar um trabalho articulando vivências individuais e coletivas na área da música, família e sociedade, contribuindo para aquisições de conhecimentos aliados ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
ATIVIDADES ARTÍSTICAS - São produzidos eventos e manifestações culturais compatíveis com os anseios da comunidade local que acontecem em teatros municipais, praças e escolas públicas, em formatos de:
1. Apresentações individuais: São previstos duas apresentações de alunos no ano. É também um momento de avaliar os resultados das classes de instrumentos.
2. Concertos Sinfônicos: São previstos quatro concertos sinfônicos no ano. É também um momento de apresentação do resultado da classe de prática de orquestra.
ACOMPANHAMENTO ESCOLAR - Reforçando o caráter educacional da tecnologia e sua preocupação com a formação integral do ser humano, afirma a necessidade das crianças e adolescentes envolvidos estarem devidamente matriculados, frequentando assiduamente e obtendo avanços em seu rendimento no ensino regular. Nesse sentido o pedagogo do projeto realiza visitas às escolas, bimestralmente, com objetivo de acompanhar o rendimento e frequência escolar, as mudanças em comportamento e nível de concentração, registrando em instrumentos próprios.
ACOMPANHAMENTO SÓCIO-FAMILIAR - Prevê a articulação com as famílias, nesse sentido a Assistente Social é encarregada de conhecer as relações familiares, por meio de instrumentos próprios e articulação com a rede socioassistencial, de modo a contribuir no desenvolvimento integral dos participantes, bem como contribuir no planejamento das ações levando em consideração as situações apresentadas nos diversos contextos familiares.
OFICINAS COM FAMÍLIAS - Complementar ao trabalho de acompanhamento sócio-familiar, a Assistente Social realiza mensalmente, com duração de 02 horas, oficinas com as famílias dos participantes de modo à empoderar as famílias a partir de suas competências e estratégias de sobrevivência já existentes.
CONVERSA ENTRE AMIGOS - Roda de Conversa mensal entre profissionais de diversas áreas e participantes divididos por faixa etária e assuntos por eles sugeridos.
SEMINÁRIO PEDAGÓGICO - Encontro mensal entre profissionais envolvidos, objetivando planejamento e avaliação de resultados.
ENCAMINHAMENTO PARA O MERCADO DE TRABALHO - A Orquestrando a Vida sempre recebe pedidos de monitores e profissionais para trabalhar em colégios particulares, escolas de música e mercado de festas, sendo assim, a equipe do projeto tem um banco de talentos com os adolescentes participantes para que possam ser recrutados por estes postos de trabalh
Recursos Necessários
60 estantes de partituras
70 Cadeiras
20 violinos
08 violas
08 violoncelos
04 contrabaixos
04 flautas
02 oboés
02 clarinetes
02 fagotes
04 trompas
03 trompetes
03 trombones
05 bacias de tímpanos
01 bumbo sinfônico
01 campana tubular
02 pratos de choque
01 Gongo
100 Encordamento para Violino
20 Encordamento para Viola
20 Encardamento para Violoncelo
15 Encordamento para Contrabaixo
20 Resmas de papel
01 Computador
01 Impressora Multifuncional
12 Toner para Impressora
01 Mesa de Escritório
01 Cadeira Tipo Secretária
Resultados Alcançados
Com objetivo de avaliar os resultados referentes aos impactos nas realidades de cada criança e adolescente no contexto social apresentado, são realizadas avaliações de impacto em junho e dezembro de cada ano, em âmbito familiar e individual de cada participante, através de aplicação de questionários, pelos profissionais de pedagogia e serviço social.
Avaliações práticas e escritas, bem como Conselhos de Classe com apresentação de relatórios de desempenho serão realizadas com periodicidade bimestral, para as classes de Instrumentos e Teoria Musical, objetivando medir os índices de aproveitamento de conteúdo.
Dentre os resultados já evidenciados em nossas avaliações de impacto e aproveitamento dos participantes podemos destacar:
80% dos participantes com conhecimento prático e teórico aprimorados em instrumentos musicais, sendo; violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversa, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete e trombone;
80% dos participantes com ampliação de sua capacidade cognitiva e emocional, respeitando seu contexto cotidiano;
60% dos adolescentes participnates com aptidões para ministrar monitoria supervisionada, com encaminhamento de 20% destes para o mercado de trabalho;
80% dos participantes apresentando melhoria da oralidade, leitura e escrita;
90% de participação das famílias e comunidade nas atividades abertas promovidas pela tecnologia;
10% das famílias atendidas com melhoria na renda familiar, por meio da inserção de 20% dos adolescentes participantes no mundo do trabalho;
90% dos participantes apresentando melhoria no rendimento escolar;
100% dos participantes com permanência na escola;
100% dos participantes com melhoria da condição de sociabilidade;
100% dos participantes com melhoria de habilidades psicomotoras, raciocínio lógico-matemático e linguístico.
Comentários