Alimentação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Alimentação

Manejo De Alternância Na Criação Coletiva De Aves Caipiras

Associação Técnico Científica Ernesto Luis de Oliveira Júnior

A TS propõe um manejo de alternância na criação coletiva de aves caipiras em quintais agrícolas, por mulheres agricultoras, como forma de garantir a autonomia e empoderamento feminino, pela geração de renda e segurança alimentar das famílias envolvidas. A metodologia do manejo leva em consideração as três principais fases de desenvolvimento das aves caipiras, que são: Inicial, Crescimento e Terminação; com duração de 28 dias cada. Ao final de cada fase, as aves são transferidas de galinheiros, sendo cuidadas por diferentes mulheres, por tempo igual, gerando entre as famílias envolvidas, um sentimento de pertence coletivo, o que facilita a divisão do trabalho e da renda gerada.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Maré De Sabores

Associação Redes de Desenvolvimento da Maré

O Projeto Maré de Sabores promove qualificação profissionalizante em gastronomia, inserida no contexto social e econômico local da Maré e voltada exclusivamente para mulheres. O projeto trabalha com questões de gênero, uma vez que o objetivo central da qualificação em gastronomia é promover e estimular o protagonismo da mulher nas transformações sociais do território, desenvolvendo as habilidades subjetivas das mulheres e consequentemente encorajando sua inserção no mercado e de trabalho. Ele promove disseminação de conhecimentos e de habilidades para que as mulheres possam trabalhar à favor do direito humano, da conscientização dos seus direitos e soberania alimentar.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Monitorando A Cidade

Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Colab-EACH-USP)

O Monitorando a Cidade/Promise Tracker é um kit de ferramentas de coleta de dados colaborativos e metodologia projetada para ajudar as comunidades a monitorar temas de interesse que podem variar desde de problemas de infraestrutura até avaliação do progresso das promessas feitas pelo governo local ou a entrega de serviços públicos. O kit de ferramentas permite que os usuários definam uma questão de interesse, desenvolvam uma pesquisa de coleta de dados, distribuam a pesquisa aos telefones dos membros da comunidade e visualizem os resultados agregados na forma de mapas e gráficos gerados automaticamente online. O kit de ferramentas e a metodologia da iniciativa são projetados para apoiar as comunidades na coleta colaborativa de dados para monitorar questões consideradas prioritárias em suas cidades e usar essas informações para defender a mudança com o governo local, instituições ou a imprensa. Esse conjunto de ferramentas é composto por uma plataforma web, um aplicativo móvel e uma metodologia.

Temas: Educação Alimentação Ver mais

Mulheres Protagonistas No Beneficiamento De Produtos Agroecológicos

Cooperativa Agropecuária de Alagoas

Em 2013, a Cooperativa Agropecuária de Alagoas foi criada com o intuito de promover a agroecologia e a melhoria da renda dos agricultores familiares do município de Flexeiras – Alagoas. Entretanto, apenas em 2016, identificaram a oportunidade de trabalhar com o beneficiamento de alimentos da sociobiodiversidade local. Objetivando a geração de renda das mulheres do campo, construíram a Casa de Beneficiamento de Produtos Agroecológicos de doces e geleias de frutas, além de outros produtos como o bolos, pães e biscoitos. Adaptaram o local à legislação sanitária e profissionalizaram as mulheres cooperadas por meio de cursos de formação. Firmaram parcerias para venda dos produtos.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Mutirão Ciranda - Jovens E Mulheres Da Agricultura Familiar (Serta)

Serviço de Tecnologia Alternativa

O Mutirão Ciranda é uma metodologia desenvolvida pelo Serta, no âmbito da formação Técnica-Profissional de nível médio em Agroecologia, a qual oportuniza 405 horas/intervenção dos 600 estudantes, jovens e mulheres agricultoras/as familiares, na extensão da prática dos conhecimentos adquiridos na Escola do Serta transformação das circunstâncias locais de suas famílias e comunidades. Fazendo o uso das diretrizes da agroecologia, educação popular, economia solidária e permacultura como itinerário pedagógico, fortalecendo os atores locais como sujeitos da mudança de forma autogestionária, apoiando as famílias a permanecerem e sobreviverem dos desafios e oportunidades do campo.

Temas: Educação Alimentação Ver mais

Fale Conosco