Alimentação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Alimentação

Facilitando O Acesso Das Mulheres Rurais Ao Pnae

Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas

Processo de organização, reciprocidade e articulação que facilita o acesso de mulheres camponesas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fortalecendo relações solidárias, gerando renda e maior autonomia financeira. O CAATINGA presta assistência técnica e apóia o Centro de Organização dos Produtores Agroecológicos (COOPAGRO). Este, negocia com a prefeitura, organiza a logística e presta contas (reduz a burocracia). Os grupos de mulheres capacitam outras mulheres; discutem seus direitos; constroem juntas o enfretamento de seus problemas; produzem e organizam a sua produção. O foco do trabalho é o beneficiamento da produção e manejo dos quintais. Participam 65 mulheres.

Temas: Renda Alimentação Ver mais

Feiras Orgânicas Abio: Promovendo A Economia Solidária

Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro

As Feiras Orgânicas da Abio são canais de comercialização direta de produtos orgânicos estabelecidos entre produtores e consumidores. Elas privilegiam espaços públicos, como as praças, ou de fácil acesso, como clubes, parques, condomínios. Esta tecnologia permite que pequenos produtores e agricultores familiares, individualmente ou organizados em Grupos de Comercialização, tenham acesso ao mercado eliminando atravessadores, facilitando a logística pelo aumento da escala operacional, e, ao mesmo tempo, favorecendo o acesso à população a um alimento livre de produtos químicos e, portanto, mais saudável. As feiras estão distribuídas em diferentes bairros e em dias da semana preestabelecidos

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Fogão Solar

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

O fogão solar de papelão é um instrumento simples. Fazer e usar exige interação entre formadores e formandos para que a TS gere os impactos socioambientais desejados. Utiliza-se o fogão solar visando segurança alimentar, inclusão social e alternativas ecológicas sustentáveis.

Temas: Alimentação Energia Ver mais

Fossas Sépticas Econômicas E Quintais Agroecológicos

Prefeitura Municipal de Caratinga - MG

Melhorar as condições ambientais da área e dos índices de qualidade de vida dos moradores da região em estudo. Trata-se de um Programa de Proteção Ambiental, geração de renda e garantia de alimentação saudável de abrangência de uma região formada pelo município de Caratinga MG e região.

Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais

Fale Conosco